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Como a comunicação estratégica atua e contribui para a rentabilidade?

Hoje, apesar do avanço das tecnologias, muitos gestores têm dificuldade para atingir seu público-alvo. O fato é que diversos fatores influenciam o crescimento de uma empresa, mas, sem dúvidas, um dos mais importantes é a comunicação estratégica.

Ela é um dos quesitos que determina o sucesso ou o fracasso do negócio. Isso porque a eficácia dos processos depende de como você consegue transmitir a mensagem para a audiência e a maneira de se comunicar está diretamente relacionada à cultura organizacional.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de comunicação estratégica, como promover, qual a contribuição para a rentabilidade do negócio e como a P3K pode ajudar a otimizar os seus resultados. Acompanhe!

O que é comunicação estratégica?
É um recurso que utiliza o planejamento de todas as ferramentas capazes de permitir o fluxo das informações de interesse dos colaboradores de uma organização. Ao contrário do que possa parecer, comunicar não é apenas integrar, mas também envolver e gerar valor.

Como promover comunicação estratégica dentro das organizações?
Três perguntas ajudam a identificar uma abordagem correta de comunicação estratégica: O quê?, Como? e Quem? A primeira determina que tipo de mensagem a empresa quer transmitir. No caso de públicos diferentes, é natural que seja necessário diversificar e adequar as mensagens, bem como o jeito de comunicar.

A segunda, por sua vez, aponta para a escolha do melhor canal e o tom de voz a ser adotado. Tudo vai depender do tipo de informação e do perfil de público. Por exemplo, o mesmo texto que é usado para informar pessoas com alto nível de ensino não funciona para quem tem baixa escolaridade.

Já a terceira pergunta é voltada para o conhecimento detalhado sobre a audiência. É a etapa mais importante, pois as metas e objetivos são pensados especialmente para atingir essas pessoas.

Convém considerar que toda Comunicação Interna de sucesso passa por alterações, principalmente depois de analisar pesquisas que diagnosticam a sua eficiência na prática.

Esse Diagnóstico inclui dados como: a caracterização da empresa (história, missão, valores e outros), mercado, clientes, concorrentes, produtos, distribuição, vendas e publicidade.

O método exige organização e programações de acordo com o tempo. Isso significa que a construção de um calendário é indispensável para facilitar a avaliação objetiva dos resultados e a comparação dos avanços.

De que forma isso contribui para a rentabilidade do negócio?
Quem investe na comunicação estratégica garante diversos benefícios. Conheça os principais:

Fortalece a opinião pública
É muito bom quando a empresa conquista o reconhecimento das pessoas. Investir na divulgação de valores prova que você não está interessado somente no lucro, mas em criar uma identidade, interagir e trocar ideias.

Divulga a marca
A comunicação estratégica ajuda a divulgar a marca, uma vez que os colaboradores são os principais cartões de visita de uma organização. Os resultados são mais engajamento e propaganda espontânea.

Valoriza a equipe de trabalho
Quando a comunicação flui de dentro para fora, significa que existe um processo contínuo, realizado por pessoas bem gerenciadas. E, nesse sentido, todo profissional que é reconhecido pela diretoria se sente mais valorizado. A valorização, por sua vez, motiva mais o colaborador.

Reduz custos desnecessários e retrabalho
Para investir em comunicação estratégica, você não precisa gastar quantias absurdas com anúncios. Afinal de contas, o recurso está mais relacionado ao planejamento das ferramentas e a adoção de uma gestão inteligente, fatores que diminuem, também, o retrabalho.

Promove inovação na cultura organizacional
A cultura não é algo palpável, mas um sentimento que está presente nos quatro cantos da organização. Ao adotar sistemas mais eficientes de gerenciar os processos, você consegue trazer inovação para o ambiente corporativo.

Qualquer gestão que sabe ouvir os colaboradores, demonstra buscar entender e satisfazer suas necessidades, aprende a conhecê-los melhor e promove as melhores práticas para aumentar a qualidade no trabalho. Assim, todos os profissionais precisam estar envolvidos em programas de Comunicação Interna, desde a diretoria às áreas operacionais. O envolvimento geral é a melhor forma de garantir o sucesso da organização. E, por meio da utilização de canais estratégicos, é possível transmitir mensagens com informações verdadeiras que aproximam a empresa dos profissionais.

Como a P3K Comunicação pode ajudar você a desenvolver uma comunicação estratégica eficaz?
A P3K estuda os pontos fortes e os desafios da sua empresa para criar uma proposta personalizada, com regras de implementação. Esse diagnóstico resulta de um processo de investigação das percepções do público interno sobre a comunicação utilizada.

A agência identifica o que será trabalhado por meio de campanhas e faz a análise dos canais para encontrar oportunidades de melhorias.

Descobrir o que é estratégico no cenário de cada cliente, durante o processo de imersão, é fundamental. Dessa forma, é possível perceber se a empresa está com algum tipo de problema que precisa ser resolvido. Esse olhar de fora é extremamente importante para definir os pilares da própria organização dentro de uma comunicação com foco em resultados. Isso se dá porque o empreendedor pode ter uma superestrutura, mas não lidar bem com o volume de informações. Assim, o potencial dos colaboradores é desperdiçado, já que não é explorado.

Embora os desafios da implementação variem de acordo com o contexto do cliente, alguns quesitos são comuns a todos, como a comunicação objetiva e transparente, capaz de transmitir credibilidade para o receptor, que precisa se sentir incluído para perceber que é responsável pelo bom funcionamento do negócio.

Com essa dinâmica, a P3K consegue: identificar os gaps e o que pode ser utilizado como apoio para preenchê-los, fortalecer o que já está bom e otimizar o que dá para melhorar. Também é possível estabelecer melhorias e oportunidades nos canais como newsletter, intranet, revista, publicações periódicas etc.

Além disso, criamos apresentações corporativas e materiais de treinamento, desenvolvemos comitês de Comunicação Interna e multiplicadores, entre outras táticas para alcançar o engajamento das pessoas.

Como você viu, otimizar a produtividade da equipe requer o desenvolvimento de processos e fluxos de informação capazes de efetivar os canais que serão utilizados para a sua empresa interagir com o público. Por isso, o ideal é providenciar um bom planejamento para implantar as melhores práticas de comunicação estratégica, monitorar os indicadores e mensurar os resultados.

Ficou interessado em implementar canais internos com produção de conteúdo útil para formar, informar e promover a fluidez das informações na sua empresa? Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo!

conteúdo empresarial

O real poder do conteúdo empresarial atualizado e de qualidade (e como fazer)

A forma como uma instituição se comunica diz muito sobre ela. Dessa maneira, seus documentos oficiais devem carregar consigo os valores prezados pela empresa e por seus profissionais e é fundamental posicionar-se de maneira adequada, além de cuidar da qualidade dos conteúdos empresariais.

As informações precisam estar atualizadas e os documentos devem ter boas condições de apresentação. No entanto, essa tarefa é comumente deixada de lado ou segue acompanhada por dúvidas no momento da sua implementação.

Para entender melhor o real poder do conteúdo empresarial atualizado e de qualidade, continue acompanhando este post. Aproveite também para conferir como isso pode ser feito da melhor maneira possível!

Importância da qualidade e da atualização dos conteúdos oficiais

As informações e os dados de uma empresa podem se modificar com velocidade relativamente alta. Isso se explica pelo fato de que todos os dias surgem novos papéis e novas necessidades de comunicação interna, seguindo a tendência de, no longo prazo, o volume ser cada vez maior.

Nesse sentido, é comum que haja perda ou desatualização de informações, o que, de alguma maneira, impacta em processos essenciais para o bom funcionamento da instituição. Tal desalinhamento pode prejudicar até mesmo a segurança institucional, deixando a organização vulnerável a questões legais e exposta.

E aqui está a importância de prezar por essa qualidade e pela atualização constante: é por meio dos canais oficiais que a empresa pode guiar as pessoas e alinhá-las quanto à cultura organizacional e ao tom de voz desejado. Além disso, documentos padronizados visualmente permitem que a identidade da marca seja fixada e facilite a percepção das informações transmitidas.

Aqui, há os boletins informativos, as apresentações da diretoria e até mesmo o sistema de intranet empresarial como bons exemplos de norte capaz de promover esse alinhamento na comunicação. Entendida a importância, outra dúvida pode surgir e ela referente ao momento ideal para isso. Continue a leitura para entender melhor sobre isso.

Momento ideal para fazer a atualização

É muito importante que a atualização do conteúdo empresarial seja feita de forma recorrente. Porém, é comum se perguntar qual é o momento ideal para fazê-la. A resposta para isso é: depende.

Isso porque é preciso ter atenção ao contexto em que cada empresa está inserida e às transformações as quais é submetida. Um momento muito importante para se fazer isso é, principalmente, quando uma empresa está formando seus pilares estratégicos, por exemplo.

Outros momentos em que se deve prezar pela atualização e pela garantia da qualidade dos documentos são as datas comemorativas da empresa, como aniversários. Essas são oportunidades de investir ainda mais para que todos estejam alinhados internamente quanto ao tom da comunicação e à atualização dos conteúdos oficiais.

Vantagens de manter os documentos atualizados

O principal motivo pelo qual é preciso manter os conteúdos atualizados é a organização. Ter uma padronização nesse sentido garante que, além do alinhamento entre os profissionais, haja continuidade de ações que garantam essa qualidade.

Isso porque é comum que, enquanto indivíduos, cada um tenha uma visão diferente sobre diferentes assuntos. No entanto, como instituição, é essencial prezar pela unidade de comunicação para que todos caminhem no mesmo sentido.

Afinal, um colaborador alinhado às estratégias e ao tom da empresa tem maiores chances de propagá-las. Ainda, caso outra pessoa venha a assumir a demanda da comunicação organizacional, há a certeza de que aquela linha definida será devidamente seguida.

Como fazer a atualização

Toda empresa precisa de uma gestão constante do conteúdo empresarial. Para isso, é preciso manter, armazenar, consolidar e atualizar as peças requeridas na composição de um conteúdo oficial. Pesquisas também são muito importantes, assim como a organização de documentos para que possam ser facilmente acessados.

Aqui, está inserido ainda o desenvolvimento de estratégias organizacionais como um todo, além da captura de dados e distribuição de materiais. Então, é fundamental traçar um objetivo claro de maneira que todos possam internalizá-lo. Deve-se ainda promover a transparência por meio de comunicados e divulgações acerca da cultura e do tom desejado pela empresa.

A importância dos especialistas

O momento de fazer a atualização do conteúdo empresarial ou até mesmo da criação de um padrão institucional requerem pensamento estratégico. Nesse sentido, é preciso fazer análises consistentes e ter um panorama do contexto organizacional.

Entender a necessidade de cada canal, o melhor posicionamento e o aproveitamento adequado de cada informação a cada situação se tornam tarefas obrigatórias dessa demanda.

É preciso, ainda, cuidar para que cada área tenha um modelo certo para seguir, além de que os posicionamentos tenham um padrão tanto na teoria quanto na prática. Afinal, ter valores que, no dia a dia, não são aplicados não é benéfico, isso não apenas para a imagem organizacional, mas para o próprio dia a dia na instituição.

Por tudo isso, contar com especialistas que auxiliem nessa missão pode ser a certeza de que tudo será feito mediante visão estratégica adequada. Assim, os resultados das ações serão mais concretos e todos poderão usufruir deles.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados de uma estratégia de conteúdo empresarial vai depender, muitas vezes, do contexto, do objetivo pelo qual ela foi requisitada e do conceito construído. Isso é possível principalmente se o último (o conceito) está baseado em formulários com perguntas-chave que investigam fatores como:

  • efetividade das orientações e do entendimento acerca da direção adequada da comunicação;
  • compreensão por parte dos profissionais sobre a razão dessa comunicação existir da maneira que é;
  • apreensão sobre as vantagens de prezar pela atualização e pela qualidade dos conteúdos empresariais.

É importante ressaltar até mesmo o fato de que, além de soluções de baixo custo, os formulários são uma maneira prática de mensurar a eficácia das ações aplicadas a partir da estratégia de conteúdo empresarial.

Alternativas aos formulários e, a depender do caso, são entrevistas ou ainda análise da intranet. Nela, é possível observar o engajamento do público interno empresarial por meio de comentários e opiniões acerca do plano de padronização da comunicação.

Então, a importância dessa mensuração de resultados está no fato de que ela dá não só ao setor responsável pela comunicação mas, principalmente, à diretoria, a noção de nível de alinhamento interno. Somente dessa forma será possível identificar o retorno que a estratégia promove para a instituição.

Adaptação da comunicação às novas tecnologias

As novas tecnologias têm incrementado a maneira de comunicar-se nas empresas. Uma simples intranet, por exemplo, pode dar lugar a plataformas que promovem engajamento, sendo o Workplace um exemplo disso. Nele, é possível usar animações e GIFs, o que amplia as possibilidades de interação.

Dessa forma, tais plataformas permitem comunicação efetiva entre os membros, por meio do compartilhamento de informações úteis. Assim, ela pode reunir até mesmo guias de estilo ou documentos que auxiliem na atualização do conteúdo empresarial, sendo ferramenta importante na estratégia. Além disso, elas podem ser adaptadas ao contexto e à cultura de cada empresa, tenham elas uma linguagem mais estratégica ou mais casual. Assim, as ferramentas e as maneiras como serão implementadas vão depender da realidade de cada instituição.

A partir de tudo isso, é possível perceber a importância de estabelecer e aplicar uma estratégia que vise à atualização e à qualidade de materiais e documentos oficiais. Ela é capaz de estabelecer um conteúdo empresarial que promova alinhamento organizacional e unidade na comunicação.

Então, tenha todos os fatores citados em mente e não deixe de contar com um especialista para que os resultados sejam otimizados. Quer começar a traçar a estratégia de comunicação interna da organização? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Como manter o engajamento nas organizações em períodos de mudanças?

Como manter o engajamento nas organizações em períodos de mudanças?

Poucas empresas escapam da necessidade de mudanças, principalmente com a constante introdução de novas tecnologias e com a inevitável remodelação causada por questões econômicas. Nesse contexto, contar com o engajamento nas organizações — com o objetivo de alcançar e sustentar as mudanças, de maneira mais prática — é essencial para obter sucesso.

Como comunicação corporativa encontra a tecnologia e a inovação?

Como comunicação corporativa encontra a tecnologia e a inovação?

A comunicação corporativa pode ser definida como uma troca de informações entre os colaboradores e os setores de uma empresa. Ela é fundamental para garantir uma boa relação inter-setorial e o sucesso da organização. Em grandes negócios, quando não há uma Comunicação Interna de qualidade, a tendência é que a competitividade no mercado diminua e impacte negativamente no clima organizacional e na cultura da empresa.

Branded content, endobranding e arquétipos: da ideia à prática

Branded content, endobranding e arquétipos: da ideia à prática

Nos tempos atuais, destacar-se no mercado é um desafio cada vez mais difícil. Por isso, é indispensável que as corporações conheçam e apliquem ferramentas capazes de atrair o público externo de maneira autêntica e criativa. Ademais, uma ideia que deve estar presente na mente dos gestores é a de que o público interno também é fundamental para que o sucesso da corporação aconteça.

O Employer Branding na prática e sua relação com a imagem interna

O Employer Branding na prática e sua relação com a imagem interna

O engajamento dos consumidores em torno da nossa marca é essencial para o sucesso do negócio. Para que isso ocorra, é necessário, em primeiro lugar, garantir o envolvimento de todos os colaboradores com as propostas de valor da empresa. Afinal, são essas pessoas que estão na linha de frente, materializando para os clientes os diferenciais da empresa, certo? É nesse contexto que surge o employer branding.

Qual é a relação entre cultura organizacional e liderança?

Contar com uma equipe engajada é essencial para toda empresa que queira aumentar seu alcance e conquistar espaço no mercado. Afinal, os colaboradores são os principais responsáveis pela entrega de um produto ou serviço de qualidade, ditando a produtividade do negócio.

Canais de Comunicação Interna: como mapear e melhorar o alcance?

Aumentar o alcance e engajar o próprio time é prioridade para toda instituição que deseja manter-se produtiva e relevante no mercado. Por isso, investir em boas estratégias de Comunicação Interna é indispensável para tornar os processos e entregas de tarefas mais coesos e funcionais.

ações de endomarketing

7 ações de endomarketing que aumentam o engajamento e a produtividade

Você já ouviu falar de endomarketing? Esse conceito está relacionado, basicamente, ao marketing interno de uma empresa. São as estratégias do marketing tradicional adaptadas e aplicadas no ambiente interno de uma instituição, voltadas para a satisfação dos colaboradores.

Apesar de ser muito importante, vários gestores ainda não reconhecem essa estratégia. No entanto, ela se mostra cada vez mais significativa para as empresas conquistarem o sucesso e melhorarem a imagem para o público externo. Portanto, em épocas de alta rotatividade de colaboradores, investir em ações de endomarketing se torna essencial, uma prioridade.

Pensando nisso, neste post abordaremos as ações nas quais sua empresa pode investir. Continue a leitura!

1. Pesquisa com colaboradores

O primeiro e mais importante passo para começar a se investir em ações de endomarketing é fazer uma pesquisa de clima organizacional e de satisfação com os profissionais. Essa etapa é realizada antes mesmo de planejar as ações propriamente ditas, pois os colaboradores são os que mais conhecem a empresa em que trabalham — e ninguém melhor do que eles para avaliar o ambiente da organização.

Dessa forma, é necessário descobrir se eles se sentem reconhecidos e motivados e saber quais os tipos de benefícios que gostariam de receber. É fundamental conhecer seus hábitos e preferências para só depois traçar ações que tenham a ver com o perfil da instituição. De nada adianta marcar um happy hour em um bar com o objetivo de integrar os membros do seu time se eles não consomem álcool, por exemplo.

Com os resultados das pesquisas em mãos, fica mais fácil criar ações que trarão os resultados esperados. No entanto, atente-se em tornar essa pesquisa uma tarefa recorrente, com o objetivo de comparar os resultados e avaliar a eficiência das ações executadas.

2. Eventos para o público interno

Palestras, cafés da manhã, workshops, entre outros eventos motivacionais voltados para o público interno tendem a trazer ótimos resultados. Você pode, por exemplo, realizar um encontro mensal cujo assunto varia a cada edição. Selecione aqueles conteúdos que mais interessam o seu público interno e faça debates e dinâmicas com o objetivo de os colaboradores interagirem e pensarem “fora da caixa”.

Às vezes você nem precisa pensar em eventos de assuntos muito complexos, bastando escolher atividades que estimulem a criatividade para que os colaboradores se sintam mais engajados com as metas da empresa e motivados a trabalhar por bons resultados.

3. Comunicação Interna

Não importa o tamanho de sua empresa: é essencial que se tenha uma maneira estruturada de comunicação interna. Informações institucionais e avisos importantes precisam ser repassados de forma sistematizada para toda sua equipe.  Não importa o formato — seja jornal mural, e-mail, intranet, grupos de WhatsApp ou ferramentas de diálogo, como o Slack. É essencial que as pessoas saibam onde encontrarão informações sobre o local em que trabalham.

Além disso, quanto mais transparentes as informações, melhor. Deixe sua equipe ciente de tudo que está ocorrendo na empresa: se está atingindo as metas, se os resultados estão dentro do planejado e se as principais ações estratégicas de planejamento estão sendo eficientes, por exemplo.

 

Caso haja canais de comunicação bilaterais, melhor ainda. O colaborador deve saber como e onde se comunicar com sua empresa, para que direcione de maneira efetiva as perguntas e dúvidas, além de dar sugestões de melhoria e contar com a realização de sucesso do seu time.

4. Ações de integração

Ações de endomarketing que envolvem a integração do colaborador são muito eficientes para o sucesso dessa estratégia. Elas servem mais do que para apenas integrar os profissionais com a empresa, mas também entre eles próprios, aproximando e fortalecendo o espírito de equipe. Ou seja, faça happy hours, comemorações de aniversariantes do mês ou um almoço surpresa por alcançar determinada meta.

Caso seu time goste de assistir filme, leve-os ao cinema ou até mesmo promova uma sessão dentro da própria empresa. Se futebol for um tema constante nos intervalos da empresa, marque uma tarde no estádio ou uma reunião para assistir a um clássico.

Como dito, ritos para comemorar as conquistas são importantíssimos para a integração. Faturou uma conta difícil? A empresa ganhou um prêmio? Reúna a equipe e comemore com todos que ajudaram, direta ou indiretamente.

5. Política de benefícios

Você sabia que a política de benefícios de sua empresa pode ir muito além daqueles obrigatórios, como vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde? É possível oferecer auxílio a cursos de capacitação, incentivar a prática de esportes, oferecer descontos em restaurantes e academias, além de estimular atividades culturais. Ofereça, também, dias de folgas e outros tipos de benefícios com o objetivo de engajar, motivar e reter os colaboradores.

No entanto, lembre-se que sempre é necessário consultar as leis trabalhistas, para que a política de benefícios adotada por você não esbarre em nenhum problema jurídico.

6. Colaborador destaque

Sabe aquele colaborador o que atingiu as metas, contribuiu para manter a equipe motivada e está sempre de bom humor, esforçando-se pelo melhor de sua empresa? Reconheça! Você pode fazer o destaque semanal, mensal ou trimestral, de acordo com a disponibilidade financeira de sua empresa.

Para o profissional que mais se destacou naquele período, ofereça bonificações com o objetivo de motivá-lo a sempre estar entre os melhores de sua equipe.

7. Criar um ambiente inspirador

Estabelecer um ambiente inspirador é dever de todos os colaboradores, seja o gestor ou o estagiário. Planeje os espaços, a sinalização e a decoração da empresa de maneira que os colaboradores se sintam em um local acolhedor e motivador. Pense no que a empresa pode oferecer aos seus profissionais — área para descanso, salas de coaching e treinamento e locais para alimentação são alguns dos exemplos que motivam o dia a dia do colaborador.

Deixar a identidade visual da marca expressa nos ambientes da instituição também é fundamental. Assim, os colaboradores tendem a absorver a forma com que a empresa costuma se comunicar. Nos espaços de descanso, deixe as cores da empresa sempre em destaque, além de prêmios e fotos expostas.

Como você pôde perceber, investir em ações de endomarketing é esencial para o sucesso do engajamento de sua equipe. No entanto, é necessário se planejar e ter a consciência do que combina com o perfil de sua empresa e quais serão as atividades que mais contribuirão para o sucesso do profissional dentro da instituição.

O que achou deste conteúdo? Para se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto, confira como o endomarketing favorece programas de desenvolvimento profissional neste nosso outro artigo. Boa leitura!

comunicação integrada

Qual é o peso da Comunicação Interna em uma comunicação integrada de sucesso?

A comunicação integrada é um dos melhores instrumentos de que uma empresa pode dispor: além de engajar o pessoal e criar um sentimento de pertencimento à equipe, ela também permite que os gestores economizem e ganhem em competitividade.

Assim, toda companhia deve contar com uma boa estratégia de comunicação para: firmar sua posição no mercado, unir as pessoas, transmitir informações e organizar as finanças, ou mesmo divulgar serviços e produtos..

Nesse sentido, integrar os setores do negócio e fazer com que cada funcionário conheça seu papel na cadeia de processos é a melhor maneira de criar fluxos de comunicação inteligentes, que aproveitem o potencial de cada profissional, e de passar uma imagem mais coesa e forte para os clientes.

Ainda não se convenceu? Entenda o peso da Comunicação Interna para uma comunicação integrada de sucesso e como fazê-la funcionar corretamente na sua empresa!

A Comunicação Interna nas empresas

A Comunicação Interna pode ser entendida como uma subárea da comunicação integrada que tem como principal objetivo monitorar o compartilhamento de informações e fortalecer as ações dos colaboradores no ambiente corporativo, de maneira estratégica.

As informações podem ter relação com mensagens de propagação da missão, visão e valores da companhia, e com estratégias de mercado e recomendações restritas a dado grupo de pessoas, como metas do setor ou feedbacks.

Dessa forma, a Comunicação Interna em uma comunicação integrada tem como objetivo principal eliminar ruídos e manter os colaboradores bem alinhados com as metas, discursos e valores da instituição, estabelecendo, para tanto, condutas que sejam condizentes com o que o negócio prega.

Tipos de Comunicação Interna nas empresas

Para que uma estratégia de comunicação integrada tenha sucesso, é essencial que os gestores revejam as estruturas já existentes e busquem unificar as mensagens, sejam elas do tipo que forem.

São cinco os tipos de comunicação presentes nas empresas. Tanto a comunicação verbal quanto a escrita já fazem parte do dia a dia das instituições há muito. No entanto, a busca por eficiência e celeridade nos processos tem causado o aumento do uso das demais nas estratégias das instituições.

Profissionais especializados no assunto são altamente indicados para quem busca resolver problemas e saber em qual tipo as ações devem focar. Entenda um pouco melhor sobre cada uma delas.

1. Comunicação escrita

Uma das campeãs de uso no ambiente corporativo, este tipo de comunicação compreende tudo aquilo que é transmitido aos colaboradores por escrito — os métodos mais comuns são por meio de mensagens (inclusive eletrônicas), jornais e murais.

2. Comunicação verbal

Compreende toda informação trocada dentro do ambiente corporativo utilizando a fala, mesmo que não oficialmente. Pode se propagar por meio de conversas, palestras, confraternizações e reuniões, por exemplo.

3. Comunicação vertical

A comunicação vertical diz respeito a toda troca e informações entre superiores e ocupantes de posições hierárquicas inferiores na companhia. É geralmente utilizada para o planejamento estratégico da instituição, como em reuniões ou apresentações.

4. Comunicação horizontal

Este tipo de comunicação compreende toda troca de informações que ocorre entre colaboradores, sem distinção quanto a posição hierárquica que ocupam, dentro da empresa. É muito comum em reuniões, por exemplo.

5. Comunicação diagonal

Diz respeito à comunicação que ocorre de maneira inter-hierárquica, quando diferentes gestores e equipes recebem o mesmo tipo de informação ou transmitem conceitos à áreas diversas. É ideal para informar o pessoal sobre novos projetos ou transmitir mensagens que todos devem conhecer, podendo ser propagada por e-mails, tv corporativa, etc.

A Comunicação Interna como parte fundamental do sucesso da estratégia integrada

A integração da comunicação como um todo nada mais é que o resultado de um processo constante de evolução dentro do mundo corporativo.

Hoje em dia, não faz sentido algum manter várias equipes distantes, dentro das organizações, ou mesmo não incentivar a comunicação vertical e horizontal, uma vez que todos devem colaborar de igual forma para atingir o resultado desejado.

Frente a um mercado cada vez mais complexo, instituições que desejam ganhar em competitividade devem manter suas equipes unidas e empenhadas na tentativa de obter resultados melhores e conter gastos.

Investir em Comunicação Interna é garantir que a estratégia integrada funcione, evite gargalos no fluxo de informações e engaje o pessoal como um todo. A melhoria do clima organizacional costuma ser certeira: os colaboradores internalizam a missão e os valores do negócio e desenvolvem o espírito de cooperação e os relacionamentos interpessoais.

Uma boa estratégia diminui a distância entre departamentos e faz com que cada pessoa se enxergue dentro do time, fortalecendo a sintonia entre os funcionários e criando um clima mais leve, de respeito e, principalmente, produtivo.

Dessa forma, a partir do momento em que as pessoas passam a se sentir confortáveis e envolvidas com a organização, é natural que se dediquem mais e apresentem resultados superiores àqueles que não se sentem parte do todo.

A melhoria da Comunicação Interna também facilita a integração de novos colaboradores ao time, já que quem chega por último já encontra uma equipe consistente e acolhedora. Consequentementre, diminui a rotatividade  de colaboradores na instituição, já que colaboradores com um sentimento de relevância tendem a ficar mais satisfeitos e permanecer mais tempo fazendo parte do quadro da empresa.

Investir no engajamento de funcionários para alavancar resultados

Por tudo que já falamos, fica bastante claro que apostar na integração e criar uma estratégia de Comunicação Interna personalizada é primordial para quem busca resultados acima da média, certo?

Investir no engajamento dos colaboradores, com uma boa Comunicação Interna, melhora o alinhamento de ideias entre o pessoal, traz um ganho significativo de tempo para cada um e celeridade na condução de processos, reduz a rivalidade entre equipes e os ruídos no fluxo de informações, e permite que se entregue um trabalho mais unificado.

Para tanto, é necessário adaptar o discurso direcionado aos colaboradores ao que chega aos clientes:  de nada adianta manter uma postura austera com sua própria equipe e adotar um tom descontraído com o público, já que isso acaba confundindo a todos e demonstra falta de coerência.

Como resultado, as boas práticas de CI podem reduzir gastos com ações ineficientes, reforçar o posicionamento da marca, e torná-la autoridade no mercado em seu segmento, conquistar a confiança do público e ter liderança nos negócios.

Agora que você já entendeu qual é o peso da Comunicação Interna em uma comunicação integrada de sucesso, que tal aprender a fazer um planejamento de Comunicação Interna?