• Blog
  • P3K e Indicafix iniciam o Movimento Comunicação que Impacta

P3K e Indicafix iniciam o Movimento Comunicação que Impacta

P3K e Indicafix iniciam o Movimento Comunicação que Impacta

A partir de crenças parecidas e da atuação com foco no crescimento e na transformação da comunicação nas Organizações, a P3K Comunicação e a Indicafix se unem e iniciam, em 2023, o Movimento Comunicação que Impacta – Impact Comms.

A primeira edição aconteceu de forma híbrida, no dia 14 de junho de 2023, na Arena da B3, apoiadora da causa e do primeiro encontro, com transmissão ao vivo via TV B3. Com a participação de 253 pessoas – considerando 77 pessoas no presencial e, aproximadamente, 176 no on-line – o evento foi considerado um sucesso.

O início do Movimento

A ideia do Movimento nasceu da constatação de que precisamos revisitar o posicionamento das áreas de Comunicação nas Organizações. Afinal, a pandemia e, principalmente o pós-pandemia, colocou a área em evidência, sendo protagonista de temas fundamentais para as organizações, tais como: bem-estar das pessoas, cultura forte e estratégia clara.

Certos do nosso posicionamento no mercado e na sociedade, começamos a refletir sobre como contribuir com as mudanças necessárias, pois, cada vez mais, lidamos com temas desafiadores: transformação digital, gestão de mudança, ESG, engajamento, employer branding, estratégia de negócios e cultura, entre outros.

Os protagonistas dessa primeira discussão representavam a alta liderança de empresas listadas na B3, e foi um papo aberto para entender, profundamente, o que as organizações esperam de nós, profissionais da área.

Esse foi apenas o começo de um movimento que iniciou em uma manhã fria e chuvosa de outono, porém, calorosa e cheia de impacto, com falas e manifestações reveladoras que comprovaram que a transformação na Comunicação Interna já começou!

Abordamos temas como: quais os novos desafios da comunicação com colaboradores, o que os profissionais de comunicação precisam fazer e saber para contribuir mais com o negócio e quais os impactos de uma Comunicação Interna que funciona.

Como foi a primeira edição do Impact Comms

A primeira edição do evento foi dividida em cinco partes.
Confira abaixo quais foram elas e algumas citações relevantes dos painelistas presentes.

Coffee (exclusivo para o presencial)

Momento de bate-papo informal e networking entre participantes e painelistas.

Painel 1: O que as empresas esperam de nós

Mediadora: Suzel Figueiredo – Fundadora e CEO da Indicafix
Painelistas:

  • Ana Costa – Vice-presidente Jurídico, Relações Governamentais e Reputação Corporativa da Natura & Co

A Comunicação Interna é capaz de transformar todos os colaboradores em embaixadores da marca e da cultura por meio da conexão e, dessa forma, o que é feito internamente reverbera para o externo.”

A Comunicação Interna é estratégica porque visa a confiança, a credibilidade e aonde queremos chegar. E só conseguimos levar para o externo o que já está solidificado dentro de casa. Além disso, a liderança deve estar junto com a Comunicação Interna, já que é responsabilidade de todos.”

A Comunicação Interna deve estar completamente conectada à estratégia de negócio e à agenda. E deve ter fluidez dentro da empresa, sendo parceira das áreas, trazendo consistência e coerência entre o que é falado e o que é praticado (walk the talk).”

Painel 2: Comunicação que impacta os negócios

Mediador: Elizeo Karkoski – Diretor Executivo da P3K Comunicação

Painelistas:

É importante que a área de Comunicação Interna entenda a realidade de cada líder dentro da operação e treine-os para comunicar com mais eficácia, seja a estratégia, os valores ou coisas do dia a dia.”

  • Marcio Samis – Head de Inovação, Desenvolvimento de Novos Negócios e Portfólio da Vivo

Se a estratégia não estiver bem definida e bem comunicada, as chances de não ter sucesso é muito alta, e a Comunicação tem sido essencial para auxiliar na criação da estratégia da empresa e em sua divulgação.”

É preciso se basear em dados e fatos para provar o potencial de CI e seu retorno financeiro para os negócios. Procurar oportunidades para diálogos, angariar espaços e ousar para ter protagonismo dentro da construção da estratégia.”

Comunicação Interna B3: gestão orientada por dados – Case Data Driven 

Mediadora e painelista: Domitila Carbonari – Gerente de Comunicação Interna da B3

O nosso dashboard é customizado para a B3. Lá definimos tags atreladas aos nossos pilares estratégicos de conteúdo para 100% dos nossos conteúdos e passamos a categorizá-los. Então conseguimos ver o equilíbrio das informações e os pilares e conteúdos que estão performando melhor, para tomar as decisões com base nesses dados, que mostram o comportamento das pessoas. E como um dashboard não funciona sozinho, nós temos: Metas para o time de CI; Acompanhamento diário dos dados para mudanças de rota caso não haja engajamento; Envio de relatório mensal para as áreas que atendemos; Reunião para debater, gerar insights e planejar o próximo mês e um Roadmap para melhorar os dados e a usar as informações para a tomada de decisões.”

Lançamento do Manifesto Comunicação que Impacta

Para fechar a primeira edição do Impact Comms, Elizeo Karkoski e Suzel Figueiredo apresentaram o vídeo do Manifesto Comunicação que Impacta, convidando todos a fazer parte do movimento.

As pessoas presentes no evento assinaram a letra caixa IMPACT COMMS, firmando, em um ato simbólico, que também acreditam no movimento e que a comunicação que funciona precisa ter impacto.

Além disso, receberam uma ecobag personalizada do evento, que continha o manifesto impresso com QR Code para a sua versão digital, em flipbook, com o vídeo e contatos da P3K e Indicafix.

Como Diretor Executivo da P3K, vejo que o nosso evento de lançamento do Impact Comms conseguiu alcançar seu objetivo que era plantar a ideia e trazer informações para fomentar a transformação e o reposicionamento da CI no mercado. Agora, ela precisa ser cultivada por todos que acreditam no movimento, para que tanto os profissionais da área como as empresas comecem a colher os frutos.” – Elizeo Karkoski

Acompanhe as redes sociais da P3K para não perder as novidades e a próxima edição deste importante movimento!

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K