• Blog
  • Como os relacionamentos pessoais influenciam o clima organizacional?

Como os relacionamentos pessoais influenciam o clima organizacional?

Como os relacionamentos pessoais influenciam o clima organizacional?

Quase todo mundo já ouviu a frase “não estou aqui para fazer amigos”. Então, será que é mais produtivo fazer inimizades no trabalho? Claro que não. Nem é preciso um grande estudo sobre clima organizacional para afirmar que as relações pessoais influenciam na cultura empresarial e deixam a superação de qualquer desafio mais fácil ou mais difícil. Então, que tal pensar em como estimular relacionamentos saudáveis para o bem de todos e resultados dos negócios?

O papel do modelo do trabalho nos relacionamentos pessoais

Já falamos aqui sobre como os modelos de trabalho estão mais flexíveis. Diante disso, é bem fácil cair no lugar comum e dizer que, no formato remoto ou híbrido, é mais difícil estabelecer relacionamentos pessoais. Será mesmo?

Por outro lado, os almoços, os cafés, os desabafos sobre a vida pessoal, por exemplo, diminuíram e não se pode negar que é nesses momentos, fora do script das entregas, que os relacionamentos mais fluem. Por isso, surge a hipótese de que a solução nesses casos seja continuar estimulando esses encontros.

Para Daniela Nunes, Analista de Comunicação da P3K, a adoção do home office não atrapalha a manutenção de bons relacionamentos pessoais.

Se a empresa tiver uma cultura sólida e bem estruturada, as pessoas que fazem parte dela vão se relacionar da mesma forma pessoalmente ou não. Claro que é importante contar com a liderança para criar rituais recorrentes e não deixar a distância física afetar as relações. O modelo de trabalho remoto cria até uma sensação gostosa quando algum encontro presencial vai acontecer, porque ele deixa de ser desgastante e torna-se genuíno e prazeroso. Vários colegas entraram na agência durante a pandemia e a interação com eles foi excelente!”, conta Daniela.

Portanto, é importante avaliar qual é o melhor formato para o seu time.

As vantagens dos bons relacionamentos para a pessoa colaboradora

Engana-se quem pensa que só a empresa se beneficia dos bons relacionamentos pessoais. Individualmente, a capacidade de criar e manter boas relações é uma vantagem competitiva em processos seletivos ou promoções, principalmente quando falamos em networking.

Além disso, todo mundo sente mais satisfação e motivação para se desenvolver profissionalmente em uma empresa onde os relacionamentos pessoais são bons.

Os relacionamentos pessoais no clima organizacional da P3K

Uma das metas estratégicas de 2023 na P3K é transformar relações em relacionamentos. Faz parte da proposta de transformação que a empresa está se comprometendo para todo o ano.

Somos certificados, pelo terceiro ano consecutivo pelo selo GPTW ou seja, um reconhecimento de que a empresa é um bom lugar para se trabalhar. Especificamente sobre isto, Daniela conclui: “aqui, a gente tem um espírito de equipe e parceria muito aflorado – e isso conta muito para que o clima seja considerado bom. Todo mundo que entra na P3K percebe que o ambiente (não físico) é diferente de muitas outras agências do mercado. Trabalhamos pela felicidade das pessoas, mas de uma maneira que contribua para a nossa felicidade também”.

Como melhorar os relacionamentos e consequentemente o clima organizacional na sua empresa?

Existem muitos caminhos, mas listamos três regras fundamentais:

  • Evite os julgamentos

Seja a primeira pessoa a evitar e coibir julgamentos. Para que seja possível criar relações saudáveis e harmoniosas, é preciso livrar-se de preconceitos e saber escutar sem julgar.

  • Treine a liderança

Uma liderança comprometida com a construção de bons relacionamentos é T-U-D-O. Líderes agregam valor e são aliados na disseminação da cultura e na melhora das relações na organização.

  • Feedbacks eficazes

Ao fornecer feedback, procure ser gentil e fazer seus apontamentos de maneira clara e construtiva para que a outra pessoa reconheça, na sua fala, uma oportunidade de melhoria. Difícil? Nós temos algumas dicas.

Como vimos, os relacionamentos pessoais influenciam o clima organizacional. Então, não desconsidere este fator na sua empresa. Saber lidar com os outros, respeitar as diferenças, escutar o que o outro tem a dizer e se comunicar de forma clara e gentil torna o dia a dia mais harmonioso e saudável.

Quer ajuda para aprimorar o clima organizacional na sua empresa? Nós podemos apoiar você! Entre em contato conosco pelo [email protected] ou acesse aqui.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K