O desejo de toda e qualquer empresa é alcançar seus objetivos de negócios. Essa meta é mais facilmente atingida por companhias que colocam os colaboradores no centro de sua estratégia, investindo em Comunicação Interna e em seu planejamento com calendário e cronograma estratégico. Assim, alcançar os resultados esperados e se destacar no mercado é só questão de tempo.
O principal objetivo da área de Comunicação Interna é garantir o bom relacionamento e o alinhamento entre a empresa e seus funcionários, mantendo-os engajados com os objetivos, causas e discursos da organização, para que eles se envolvam e contribuam cada vez mais.
Por isso, é tão importante entender uma das etapas mais relevantes da CI: o planejamento.
Planejamento de Comunicação Interna
O Planejamento de Comunicação Interna é a diretriz que garante a eficácia das estratégias e ações de comunicação realizadas na empresa, para que possuam qualidade e estejam alinhadas com os seus objetivos de negócio e a sua cultura organizacional.
Para que o planejamento seja efetivo, é preciso entender profundamente o público interno:
- Para quem comunicamos? (Dados demográficos, informações dos profissionais, canais de comunicação utilizados, objetivos de vida)
- Como é a jornada do colaborador? Ele tem tempo para consumir o conteúdo?
- Com que tipo de conteúdo/interação estamos disputando a atenção?
Uma ferramenta que pode ser utilizada é a definição de uma persona, ou seja, um personagem que represente o seu público interno, baseado em dados reais. Ela servirá como base para que você possa planejar os seus próximos passos.
Análise da empresa
Como o planejamento traz um norte, é necessário conter uma análise do contexto global da organização, mostrando seu cenário atual e trazendo os pontos fortes e fracos de forma realista.
Estratégia de Comunicação Interna
Os objetivos precisam estar bem claros no planejamento, trazendo metas factíveis e mensuráveis que ajudam a direcionar os esforços de acordo com a estratégia da empresa e mostrando como os desafios serão enfrentados ao longo do ano.
Canais internos
A definição dos canais internos irá depender da análise do público e dos objetivos traçados no planejamento de Comunicação Interna.
Quando for definir os canais, identifique as vantagens e desvantagens e como serão mensurados os resultados em cada um deles. A mensuração trará insights, sendo possível analisar pontos positivos e negativos das ações e, se for necessário, replanejar a rota.
Calendário e cronograma estratégico de comunicação
Um calendário e um cronograma estratégico de comunicação podem ajudar a organizar as atividades e facilitar o acompanhamento das ações, datas e principais oportunidades do ano.
Pode parecer simples, mas eles garantirão que tudo ocorra conforme o planejado, além de dar margem para a área estar mais preparada, caso surjam novos cenários.
É importante levar em consideração a periodicidade que as informações terão para evitar enviar vários comunicados em um mesmo dia, já que a infoxicação (excesso de recebimento de conteúdos) pode causar dispersão e estresse. Além disso, é necessário avaliar o melhor horário para a publicação de acordo com o hábito dos colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa criar um planejamento estratégico de Comunicação Interna? Entre em contato com a gente e continue acompanhando os nossos conteúdos no Blog P3K!