Você deve fazer um malabarismo para encaixar e realizar ações e comunicações referentes a datas celebrativas, não é mesmo? Tem aquelas importantes para o negócio, as de diversidade, compliance, saúde e segurança, de simples integração e reconhecimento, entre muitas outras. Mas como evitar que suas ações de Comunicação Interna e Endomarketing sejam somente pautadas por datas?
Neste artigo, vamos mostrar como utilizar as datas comemorativas de forma estratégica e fazer delas uma ótima oportunidade para fortalecer a cultura da organização, estimular a inclusão e destacar temas relevantes para a estratégia do negócio.
Principais desafios da Comunicação Interna
A Comunicação Interna possui um papel importante na construção de uma cultura organizacional coesa e no fortalecimento do engajamento dos colaboradores. Conforme a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2024, realizada pela Aberje, entre os principais desafios da CI apontados pelos profissionais da área estão:
- Engajar as lideranças como comunicadoras
- Melhorar a mensuração e gestão de dados em comunicação interna
- Comunicar a estratégia e cultura da empresa
- Montar um planejamento consistente de Comunicação Interna
- Priorizar e organizar melhor narrativas a serem comunicadas
- Fortalecer o EVP e marca empregadora
Veja abaixo o gráfico com todos os desafios mais citados:
Nesta mesma pesquisa, os profissionais da área apontaram quais são os principais temas trabalhados pela Comunicação Interna e datas celebrativas aparecem entre o top 10. Então, por que não conectar com assuntos que contribuem não somente para reforçar narrativas estratégicas, mas para aumentar o conhecimento e engajamento das pessoas nas iniciativas da empresa nos temas prioritários para o negócio?
Veja os assuntos apontados como prioridade na Comunicação Interna:
Como conectar os temas
A integração das datas comemorativas no calendário corporativo pode ir além da simples celebração. Ela serve como um catalisador para diálogos significativos, abordando desde questões de saúde e bem-estar até a promoção da diversidade e inclusão.
O Dia da Mulher, por exemplo, pode ser uma ocasião para discutir igualdade de gênero e empoderamento feminino no ambiente de trabalho. Dia das Mães e dos Pais também podem ser conectados com temas de diversidade e inclusão, apesar de serem datas criadas para potencializar o comércio. Pode ser uma oportunidade para reconhecer as pessoas, mas também trabalhar os desafios e potência da parentalidade ativa e disparidade de gênero quando o assunto é cuidado, conscientizando homens e mulheres da organização.
Planejamento consistente de Comunicação Interna
Para que a conexão entre temas comunicados, ações e iniciativas realizadas pela Comunicação Interna seja efetiva, é importante que estejam alinhadas com a estratégia e os valores da empresa. A comunicação deve ser autêntica e refletir um compromisso real com as causas abordadas.
Por isso, é essencial realizar um diagnóstico da cultura e da Comunicação Interna da empresa, para que se possa identificar oportunidades que precisam ser melhor comunicadas e os pontos fortes que podem ser ancorados.
Uma vez realizada essa etapa, é hora de realizar o planejamento do ano, incluindo as datas celebrativas e conexões que serão feitas com temas estratégicos do negócio, integrando-as ao calendário que norteia as entregas da área. O próximo passo é definir ações criativas e inovadoras que engajam os colaboradores e amarram temas prioritários.
Na P3K, por exemplo, temos cases de sucesso aplicado na própria agência: utilizamos todos os anos a gamificação em uma ação de Páscoa para fortalecer os valores e o objetivo estratégico do negócio de forma interativa e lúdica.
Métricas e resultados
Quando elaboramos qualquer tipo de estratégia, é importante estabelecer métricas claras para avaliar o impacto das comunicações, iniciativas e ações realizadas. Com isso, é possível mensurar os resultados para entender a eficácia e ajustar as estratégias conforme necessário.
Com datas celebrativas não seria diferente. Sempre que realizada alguma ação, pense nos objetivos e avalie não somente o engajamento das pessoas, se os objetivos foram atingidos com a ação. Isso pode ser feito por meio de pesquisas pós ação, quizzes descontraídos ou enquetes.
Somente assim você consegue demonstrar resultados e relevância para o negócio.
Liderança engajada
Falando em resultado, é preciso um envolvimento genuíno da liderança para ampliar o alcance e efetividade, além de melhorar a confiança.
De acordo com uma pesquisa da Flash benefícios, em parceria com o Talenses Group e a Fundação Getúlio Vargas, o que mais influencia no engajamento dos colaboradores é a confiança na liderança.
Sendo assim, comunicar e estimular os líderes a participarem é um ponto indispensável no planejamento das campanhas e ações.
Cases e inspirações
Na P3K, há muitos cases que comprovam os benefícios de se utilizar temas e datas de forma estratégica e criativa.
Outubro Rosa e Novembro Azul na Alpargatas
A Alpa tinha o objetivo de incluir pessoas transgênero nas campanhas. Desta forma, foram criados os motes “Outubro Além do Rosa: autocuidado é para todas as pessoas” e “Saúde é papo de quem se ama: prevenção é para todas as pessoas”.
A iniciativa foi além da conscientização sobre saúde, integrando ações que reforçaram a cultura de cuidado, a diversidade e o suporte mútuo entre equipes, áreas e todas as pessoas da empresa.
Dia dos Pais na Marelli
Aproveitando o Dia dos Pais, a P3K criou a campanha Ser Pai É Amar de Todas As Formas para fazer os colaboradores da Marelli refletirem sobre a importância da inclusão e da diversidade.
Foram evidenciadas várias figuras paternas, mostrando as diferentes formas que a paternidade assume.
É inegável que as datas comemorativas, quando aproveitadas da forma correta, são uma ferramenta poderosa na Comunicação Interna que promove a integração, o bem-estar, fortalece a cultura, melhora o engajamento e contribui para o sucesso da organização de uma forma geral.
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