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Qual o valor de uma liderança comunicadora?

Qual o valor de uma liderança comunicadora?

Liderança não é um título, um cargo ou uma posição. Liderança é uma escolha. E, diante dos desafios atuais, é preciso escolher, todos os dias, priorizar o diálogo aberto. Uma liderança comunicadora agrega valor e é uma aliada na disseminação da cultura e na melhora das relações na organização. Mas, você sabe como estimular este comportamento? Confira agora como as pessoas em cargos de liderança podem contribuir para uma marca empregadora de valor.

Atenção: líderes não são só replicadores de comunicados!

Existe no imaginário comum o falso princípio de que para ser líder é preciso ser uma pessoa fria e distante. Mas isto não é o que as pessoas valorizam atualmente. Gerentes e coordenadores que tomavam todas as decisões por conta própria, sem a contribuição do seu time, estão totalmente obsoletos. É preciso ficar atento também para não atribuir à liderança apenas um papel de replicador de conteúdo para seus times. Existem ferramentas para isso e, acima de tudo, não é do que precisam as organizações que querem se conectar verdadeiramente com os seus colaboradores.

É mais difícil agregar valor e ser um líder empático no formato híbrido?

Certamente, sim. Afinal, temos a tendência de replicar práticas do trabalho presencial no remoto, quando o mais adequado é adaptar e refletir o que realmente faz sentido dentro da realidade de cada empresa, equipe e projeto. Uma boa liderança deve ser capaz de compreender, analisar e fazer mudanças de rota, de acordo com às necessidades.

Mais do que nunca, os líderes precisam confiar que os seus colaboradores realizarão um bom trabalho mesmo sem o seu monitoramento e supervisão constantes. Com a distância física, é necessária uma visão clara dos objetivos da organização. Para isso, uma forte cultura organizacional e uma liderança comunicadora que transmita confiança são fundamentais.

O seu foco deve ser a empatia e a motivação da equipe, reconhecendo e compreendendo os seus principais receios e motivações, para mobilização.

Não basta ser da boca pra fora!

Todo mundo percebe quando os valores de uma empresa são só um quadro na parede. Então, promova líderes que se interessem genuinamente pelas necessidades do time. E que, acima de tudo, estejam interessados em se comunicar com clareza e objetividade, além de agir de acordo com o que se fala, ser um exemplo.

A liderança deve contribuir para a felicidade no trabalho e a saúde mental de seus colaboradores. Afinal, se o ambiente corporativo é visto apenas como um local onde as habilidades são trocadas por remuneração e benefícios, dificilmente haverá um engajamento perene.

Uma boa gestão de pessoas, aliada a uma cultura organizacional forte, traz o estímulo ao crescimento pessoal e profissional de todos. Isso contribui para que os colaboradores se mantenham comprometidos, vislumbrando o seu desenvolvimento dentro da empresa e, a produtividade com bons resultados, sem deixar de lado a qualidade de vida e o bem-estar.

Valorizar a diversidade e saber ouvir é dever de uma liderança comunicadora de valor!

investimento em políticas de diversidade é fundamental para que todos se sintam incluídos e confortáveis para oferecer suas ideias e sugestões, além de pedir ajuda quando necessário. É preciso banir qualquer atitude de preconceito, julgamento ou discriminação na equipe.

Criar um ambiente de trabalho acolhedor e positivo é também uma boa maneira de se criar vínculos e, consequentemente, auxiliar na retenção de talentos. Por isso, desenvolver um onboarding detalhado e iniciativas que visem o employee experience, são vistos como um investimento para a empresa.

Todos os integrantes da empresa são responsáveis pela manutenção do engajamento, incluindo, claro, a liderança. Para garantir a permanência do colaborador na organização, é fundamental que a liderança mostre que está atenta a ouvir a equipe, fazendo melhorias e esclarecendo as suas dúvidas.

Não custa lembrar: comunicação é uma via de mão dupla. É preciso saber falar e saber ouvir. Por isso, pesquisas de engajamento devem ser realizadas periodicamente. O planejamento, desenvolvimento e aplicação desse recurso deve receber a devida atenção. Um exemplo é a campanha da Pesquisa Impulso, desenvolvida pela P3K na Alpargatas, que já proporcionou resultados bem importantes para a estratégia da organização.

Em resumo…

O ambiente de trabalho precisa não apenas possuir uma forte cultura organizacional, mas também o envolvimento da liderança na comunicação, como um exemplo a ser seguido, pois somente assim os comportamentos serão difundidos e adotados pela equipe.

Para conhecer outros pontos que merecem atenção na sua empresa, leia alguns artigos no blog da P3K. Siga também o nosso Instagram para conferir nossos bastidores. Spoiler: você vai ver como é ter uma liderança sempre muito próxima e comunicadora!

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