Uma empresa que preza pela comunicação transparente e clara com seus empregados percebe os benefícios no dia a dia organizacional. E eles são muitos, impactando inclusive na reputação da marca e na dedicação e produtividade dos profissionais. Neste artigo, vamos falar sobre os motivos para contratar uma consultoria em Comunicação Interna, para quem é indicada, como é realizada e os possíveis resultados a serem alcançados.
Como uma consultoria em Comunicação Interna pode me ajudar na prática?
A consultoria em CI pode ajudar a sua empresa a definir estratégias de comunicação e a atingir os seus objetivos. Listamos, abaixo, cinco resultados que podem ser alcançados:
– Reforçar os valores e a cultura organizacional;
– Aumentar o engajamento da equipe, atração e retenção de talentos;
– Estabelecer o alinhamento de discurso entre liderança e os diversos níveis hierárquicos;
– Criar ou reforçar uma relação de confiança entre marca e colaboradores;
– Tornar os colaboradores em embaixadores da organização e, consequentemente, contribuir para melhorar a reputação da marca;
Para que tipo de empresas a consultoria em CI é indicada?
Este tipo de orientação profissional é indicado para empresas que:
– Ainda não possuem uma comunicação interna estruturada e buscam desenvolver a área;
– Buscam melhorar seus processos de comunicação interna;
– Pretendem implantar uma rede social corporativa;
– Querem implantar ou desenvolver novos canais de comunicação (newsletter, blogs, TV, rede corporativa, boletim periódico);
– Tenham a equipe de RH como responsável pela execução da CI;
– Com todos os portes, segmentos de atuação e diferentes realidades de budget;
Como é desenvolvido o trabalho
O processo de consultoria de Comunicação Interna envolve muito estudo e dedicação. Aqui na P3K, o primeiro passo é a realização de uma verdadeira imersão no cliente, para entender o seu perfil, histórico, objetivos, conhecer seus processos e a maturidade da organização em relação à comunicação interna. Junto com o cliente, a equipe define os objetivos a serem alcançados com a consultoria, as prioridades e uma agenda de trabalho, sempre respeitando a cultura e autonomia do cliente, assim como expectativas de prazo.
A equipe de consultoria é formada por profissionais seniores nas áreas de planejamento e atendimento, com ampla experiência em Comunicação Interna e Endomarketing.
“O processo de consultoria define as estratégias de uma comunicação com empregados sólida, que já começa de forma estratégica, verificando todas as possibilidades e definindo pequenas metas que fazem toda a diferença para o alcance do objetivo do cliente. É um processo de troca. Não há como ter uma fórmula replicável, pois cada cultura organizacional é única e levada em consideração na composição dos caminhos que realmente estabelecem diálogo, comunicação de via dupla com o público, e que gere valor para a empresa”, explica Laryssa Almeida, gerente de estratégia na P3K Comunicação, consultora em planejamento.
Segundo ela, de acordo com a necessidade do cliente, podem ser desenvolvidos templates, peças e campanhas que estejam de acordo com os objetivos estratégicos e, é claro, com o orçamento disponível.
“É importante ressaltar que os resultados são medidos periodicamente e isso nos permite retomar a estratégia, para realinhamento ou redefinição”, finaliza Laryssa.
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