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Conquista de resultados e superação de metas: como a Comunicação Interna pode contribuir?

Conquista de resultados e superação de metas: como a Comunicação Interna pode contribuir?

Estamos na reta final do ano: momento que a maior parte das organizações está na corrida para o alcance dos objetivos pré-estabelecidos. E quando pensamos em uma organização bem-sucedida, que alcança suas metas estratégicas, logo consideramos números, estratégias de negócio e gestão. Porém, há um aliado fundamental que pode e deve contribuir muito com este processo: a Comunicação Interna.

Ela é o impulsionador crucial para fortalecer a cultura, tornar conhecida a estratégia e os rumos do negócio e fomentar o engajamento das pessoas. A Comunicação Interna, como parceira das áreas de negócio, contribui para o conhecimento, a compreensão e o comprometimento coletivo com os rumos que a organização deseja tomar para atingir os seus resultados. O resultado é a melhoria em índices de produtividade, performance, turnover e alcance das metas e dos objetivos estratégicos.

Mas como a Comunicação Interna pode contribuir?

O processo de definição de metas, objetivos e indicadores nas organizações nem sempre é claro para as pessoas. A Comunicação Interna atua para trazer clareza, alcance e compreensão dos colaboradores no processo, trazendo o tema nos canais e ritos adequados, com mensagens segmentadas e com o envolvimento das lideranças e facilitadores nas áreasTudo para que as pessoas estejam na mesma página e seguindo na mesma direção.

Na dúvida sobre como desenvolver e conduzir esse processo, investir na contratação de uma agência especializada em Comunicação Interna e Endomarketing pode te ajudar a estabelecer caminhos aderentes à cultura da empresa. Dessa forma, é possível co-criar um planejamento de comunicação que contempla todas as fases do ciclo de gestão ou performance da organização, alcançando o público interno de forma direcionada.

5 estratégias para envolver e engajar as pessoas

Geralmente, os ciclos de gestão ou performance nas organizações pode ser resumido em três grandes fases: planejamento, definição de metas, acompanhamento dos indicadores e fechamento, com demonstração de resultados. E, em cada uma dessas etapas, o envolvimento e engajamento de todas as pessoas – inclusive da liderança – é fundamental.

O objetivo da Comunicação Interna, neste contexto, é apoiar no desafio de conquistar a atenção das pessoas e fazê-las compreender o porquê esse processo ser tão importante não só para a organização, mas também para o desenvolvimento de cada um. Sempre trazendo um conteúdo atrativo, informativo e alinhado à estratégia. Fique ligado nestas ideias para compor o plano de comunicação do Ciclo de Performance:

  1. Alinhamento e Capacitação das Lideranças

Uma boa maneira de dar início a uma campanha de grande importância como essa é envolver primeiramente a liderança. Webinars, workshops e encontros presenciais ou on-line (para garantir a presença de todos) são essenciais para relembrar o passo a passo do ciclo, reforçar sua relevância estratégica e a sua importância para o desenvolvimento das pessoas. A ideia é que os líderes saiam instrumentalizados e com a missão de contextualizar e incentivar os seus times a participar.

  1. Lançamento para todas as pessoas

Para lançar o ciclo de fato para toda a organização, uma Live ou evento presencial ou híbrido pode ser uma boa forma para envolver inicialmente todas as pessoas. Neste momento, será possível trazer todas as informações relevantes e reforçar o valor dessa ação para os objetivos estratégicos da empresa e das equipes, além das vantagens para o desenvolvimento de cada pessoa.

  1. Comunicar o tema nos Canais de Comunicação

Após o lançamento do ciclo de performance, dúvidas podem surgir. Para compilar todas as informações e esclarecer a dúvida dos colaboradores, as lideranças já estarão instrumentalizadas a trazer o tema nas reuniões dos times.

Podemos contar com guias, infográficos, vídeos curtos ou pílulas de conteúdo nos canais reforçando cada ponto relevante do processo, considerando os canais de Comunicação Interna que a organização utiliza: Aplicativo, E-mails, Intranet, Redes Sociais Corporativas, Murais nas unidades, TVs Corporativas, dentre outros.

Outra estratégia super efetiva é eleger embaixadores internos do tema ou facilitadores nas áreas. O objetivo é que essas pessoas conheçam a fundo o processo e possam apoiar no esclarecimento de dúvidas e mobilização dos colegas, fortalecendo o trabalho da Liderança. Caso a organização ainda não possua, essa pode ser também uma oportunidade para voltar a atenção para este assunto. Conforme benchmarking realizado pela P3K Comunicação, disponível aqui, é possível observar o quanto esse time de colaboradores pode tornar a comunicação mais fluida e garantir autenticidade para a mensagem, contribuindo para o engajamento dos colegas.

  1. Dê voz as pessoas

Para demonstrar o quanto o processo é realmente relevante não só para os resultados da organização, mas também para o desenvolvimento das pessoas, traga relatos de colaboradores. Divulgue vídeos curtos colocando-os como protagonistas, contando como o Ciclo de Performance contribuiu para o seu aprendizado e crescimento profissional.

  1. Não deixe o assunto morrer

Para não deixar que a ação se perca a efetividade ao longo do ano, é fundamental realizar comunicações periódicas. É possível, por exemplo, trazer em cada fase do ciclo como ela está impactando diretamente no resultado da organização, trazendo as metas gerais do negócio e mostrando como estamos mexendo os ponteiros. É possível ainda dar visibilidade aos projetos implementados e às equipes que estão avançando no alcance de suas metas.

Na Beehome é possível acompanhar indicadores e metas

A Beehome está lançando um novo módulo em sua plataforma – complementando as suas mais de 50 ferramentas – que apoiará no acompanhamento dos indicadores e metas das áreas e de cada um dos colaboradores, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos. A ferramenta de OKR tem como objetivo organizar e acompanhar em um único local as metas e acompanhar os indicadores – sejam eles qualitativos ou quantitativos – favorecendo o direcionamento dos gestores, das áreas e da empresa como um todo, para rumarem todos na mesma direção.

Quer saber mais sobre a ferramenta de OKR da Beehome? Clique aqui.

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