Já pensou em estruturar, implantar um Programa de Influenciadores Internos ou embaixadores de marca ou marca empregadora na sua empresa? Sabia que esse tipo de estratégia pode contribuir para resolver desafios como comunicar a cultura e a estratégia da organização, fazer a comunicação chegar ao público operacional e até melhorar a experiência do colaborador com os canais internos?
Na Coop, rede de varejo, cliente da P3K, o Programa já começou e com o pé direito. Após definidos todos os detalhes do projeto, condução da agência junto ao cliente, os influenciadores internos selecionados participaram do Workshop “O poder da influência”, realizado pela nossa Gerente de Pesquisa e Inteligência Pâmera Ferreira e pelo Fábio Donadio, especialista em digital e ominichannel da Dio, braço de digital da P3K, que aliou conteúdo e muita mão na massa.
Com índice de satisfação de 99%, o workshop trouxe os papeis e responsabilidades dos influenciadores, dicas, orientações, sugestões de conteúdo, formatos e linguagem para que a atuação de cada um seja engajadora. Os participantes ainda foram estimulados a listar assuntos e pautas interessantes para o público interno, além de elaborar conteúdos em tempo real a serem divulgados.
Objetivo do programa de Influenciadores Internos na Coop
– Trabalhar employer branding de dentro para fora
– Garantir uma comunicação transparente e objetiva para todos
– Trazer representatividade para a comunicação
– Gerar atratividade para conteúdos a serem comunicados
– Estabelecer uma rede de engajamento
– Tornar a disseminação da estratégia, cultura e marca empregadora da Coop mais próxima e humanizada.
Passo a passo da criação do programa de Influenciadores Internos
O trabalho começou com o planejamento e elaboração da governança do programa, criadas a partir da metodologia própria da P3K, elaborada após o benchmarking de Influenciadores Internos, realizado pela agência.
Os influenciadores, que terão uma atuação voluntária, foram selecionados por meio de inscrições, que contou até com vídeo enviado pelos candidatos para mostrar suas habilidades e reforçar seu interesse em fazer parte do programa. O estímulo às inscrições foi feito por meio de uma campanha interna pra lá de engajadora.
Após a seleção, quando foram considerados diversos critérios, os influenciadores escolhidos foram recebidos pelo Diretor Geral da empresa para uma conversa sobre cultura e estratégia. Depois participaram do workshop promovido pela P3K.
Manutenção do engajamento dos Influenciadores Internos
O programa prevê uma estratégia de alinhamento, capacitação e , para manter o engajamento dos influenciadores internos. Cada missão cumprida valerá pontos e eles serão reconhecidos periodicamente. As missões envolverão a construção de conteúdos para o Coop Conecta e a contribuição no engajamento dos colegas em ações internas, além da participação deles, é claro.
Os influenciadores poderão ser convidados ainda a cobrir ações e eventos realizados pela Coop interna e externamente, atuando como repórter por um dia. Tudo para tornar a comunicação interna mais próxima, capilar e engajadora.
Precisa construir o programa de Influenciadores Internos, embaixadores de marca ou marca empregadora na sua empresa? Conte com a gente para pensar em estratégias para implantar e manter o engajamento ou capacitação! Entre em contato através do nosso site https://p3k.com.br/contato.