• Blog
  • Preparando a Comunicação Interna: estratégias para um 2024 de resultados

Preparando a Comunicação Interna: estratégias para um 2024 de resultados

Preparando a Comunicação Interna: estratégias para um 2024 de resultados

Os primeiros meses do ano são decisivos para fazer com que a Comunicação Interna esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e pronta para enfrentar os desafios que 2024 nos reserva.

Uma pesquisa da Aberje, realizada em 2023, mostra que uma comunicação efetiva das estratégias, a integração da cultura organizacional e a gestão do excesso de informações estão no topo da lista de dificuldades da relação com o público interno.

Sendo assim, planejar com antecedência é crucial! Neste artigo, falaremos sobre ações e estratégias a serem tomadas para acompanhar as tendências e se antecipar aos problemas – sejam eles clássicos ou novos, que podem surgir ao longo do ano.

Diagnóstico de CI: olhar para trás para ir mais longe

Antes de embarcar nas novas oportunidades, é fundamental realizar um diagnóstico da Comunicação Interna. Olhar para o que funcionou e o que não deu certo no ano passado. Dessa forma, evita-se cometer os mesmos erros, além de ter uma base para tomar as melhores decisões.

Reavalie os objetivos estratégicos do negócio, as datas importantes e os projetos prioritários. Se possível, analisando métricas e resultados das ações realizadas anteriormente.

Outra coisa importante de avaliar é se as métricas definidas foram úteis para mostrar a efetividade do que foi implementado, identificando se há alguma outra análise que pode ser feita. Exemplos de indicadores relevantes:

  • Quantidade de e-mails enviados x taxa de abertura
  • Taxa de abertura x taxa de resposta
  • Número de comentários e curtidas nos posts da rede social interna
  • Percentual de participação nos eventos e ações internas
  • Feedback sobre iniciativas de Comunicação Interna
  • Impacto nos negócios – troca com outras áreas como RH e Comercial

Assim, há uma maior clareza dos caminhos a serem seguidos, sendo possível traçar um plano mais assertivo para o futuro, com KPIs que orientam a tomada de decisões com base em dados reais.

Planejamento estratégico: definindo um norte

O planejamento estratégico é a bússola que guiará a Comunicação Interna ao longo do ano.

Crie um calendário e cronograma para o ano todo, defina metas claras, alinhadas aos objetivos macros da organização, e reavalie essa estratégia trimestralmente, para poder realizar otimizações e mudanças de rotas, caso sejam necessárias.

Considere o uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial e outras ferramentas, para automatizar processos e focar em projetos prioritários.

Em tempos em que o assunto saúde mental está em alta, um planejamento preciso é crucial para organizar as demandas com eficiência, evitando sobrecarga de trabalho e de informações, o que contribui para o equilíbrio pessoal e profissional dos colaboradores de toda a empresa.

Conectando-se com a alta liderança: a importância do engajamento

O estudo da Axios HQ destaca a necessidade de fortalecer a conexão com os colaboradores, principalmente diante do aumento de burnout. A Comunicação Interna desempenha um papel crucial ao analisar o fluxo de comunicações, garantindo que seja eficiente e evitando a infoxicação.

Nesse quesito, desenvolver uma liderança comunicadora vem se mostrando uma ótima estratégia. Ao assumir a responsabilidade de ser um agente ativo na disseminação de informações, o líder não apenas amplia o alcance das mensagens, mas também fortalece o engajamento da equipe.

Quando os líderes adotam uma postura transparente, acessível e engajada, estabelecem uma conexão mais significativa com os colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho informado, motivado e alinhado aos objetivos estratégicos da organização.

Ampliando o alcance: colaboradores influenciadores

O desafio de engajar colaboradores operacionais não é novidade. É fundamental reavaliar canais de comunicação, criar conexões mais próximas e apostar em plataformas multicanais.

Diante desse cenário, a estratégia de criar Influenciadores Internos para fortalecer a Comunicação Interna nas empresas é uma tendência que veio para ficar. Grandes marcas obtiveram resultados expressivos ao implementarem programas de influenciadores internos, como Seguros Unimed, Usiminas, Dasa, PepsiCo, Nestlé, Vivo, entre outras.

Empoderar colaboradores para se tornarem aliados do processo de comunicação, compartilhando conteúdo autêntico e genuíno, representa um caminho eficaz para estabelecer conexões humanas e potencializar o impacto das mensagens organizacionais. Essas pessoas, habilmente selecionadas, desempenham um papel-chave na criação de uma cultura positiva, facilitando o diálogo bidirecional, coletando feedbacks e construindo pontes essenciais entre a empresa e os demais colaboradores.

O engajamento genuíno e o compartilhamento de vivências têm impulsionado esses programas, destacando o valor estratégico e transformador dos influenciadores internos na comunicação das organizações.

Acesse aqui o Relatório do Benchmarking de Influenciadores Internos, realizado pela P3K, e confira detalhes para iniciar e sustentar a atuação desse grupo.

A agência especialista em Comunicação Interna e Endomarketing

Como mostram os dados, planejar e implementar uma Comunicação Interna eficiente não é uma tarefa fácil!

Nós, da P3K Comunicação, temos um time de especialistas preparados para transformar os desafios da Comunicação Interna em estratégias e criar campanhas criativas, de alto impacto, que engajam e trazem resultados!

A gente encontra o sentido da comunicação e do endomarketing na sua empresa.

Caso precise de um direcionamento estratégico, entre em contato com a gente!

 

Texto publicado originalmente no blog CI Transforma, confira aqui. O portal CI Transforma pertence à Dialog, plataforma líder em Comunicação Interna e engajamento, que é uma parceira da P3K Comunicação.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K