• Blog
  • Influenciadores Internos auxiliam na estratégia da Comunicação Interna

Influenciadores Internos auxiliam na estratégia da Comunicação Interna

Influenciadores Internos auxiliam na estratégia da Comunicação Interna

Você certamente conhece ou mesmo acompanha o conteúdo de influenciadores digitais, não é mesmo? De alguns anos para cá, eles vêm ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais e somam milhões de seguidores. Pensando nisso, as empresas estão cada vez mais interessadas em saber como os Influenciadores Internos auxiliam na estratégia da Comunicação Interna.

Os influencers, como também são chamados, são pessoas que conseguem obter um grande alcance em canais como Instagram, YouTube, TikTok, LinkedIn, entre outros, posicionando-se sobre determinados assuntos, marcas ou produtos, o que acaba, como o próprio nome diz, influenciando a opinião, o comportamento e a decisão de compra do seu público.

Além disso, com a pandemia, muitos deles evoluíram suas ações para além da divulgação de produtos e serviços, fazendo surgir uma nova categoria chamada de genuinfluenciadores, que está usando o seu talento para combater a desinformação na sociedade. Eles, agora, levam informações relevantes, certificadas e verdadeiras, como as da OMS, por exemplo para quem os segue.

Influenciadores nas organizações

E assim como nas mídias sociais, há também muitos influenciadores nas organizações, ou seja, dentro das empresas, é comum encontrarmos colaboradores que exercem esse papel por possuírem uma capacidade nata de se relacionarem bem com todas as pessoas, mesmo que de áreas diferentes.

Podemos considerá-los porta-vozes de informações da companhia ou líderes informais, pois, embora nem sempre sejam pessoas que ocupam posições de gestores, têm o poder de influenciar estrategicamente os colegas.

Mas o que isso tudo tem a ver com a comunicação interna?

De acordo com o estudo Disrupting the Function of IC – A Global Perspective, de 2017, 90% das notícias recebidas e assimiladas pelos colaboradores não são disponibilizadas nos canais formais das empresas.

Sendo assim, é muito importante que a comunicação procure identificar e mapear essas pessoas influentes dentro da empresa, inclusive por meio de programas criados com esse objetivo, e traga-as para perto. Por despertarem a confiança de outros profissionais e ajudarem a viralizar informações para o público interno, os influenciadores podem se tornar grandes aliados da CI e devem ser vistos como um canal de comunicação entre organização e funcionários.

Influenciadores devem ser valorizados e motivados

Mesmo que esses profissionais tenham um perfil naturalmente influenciador, é fundamental valorizá-los e mostrar sempre a eles a importância do que realizam. Uma boa forma de fazer isso é disponibilizando canais internos em que eles possam se expressar, criar conteúdo e compartilhar conhecimento. Nesse contexto, as redes sociais corporativas se destacam muito.

Além de ser motivados a falarem sobre assuntos relevantes à organização, os influenciadores devem ser representantes de campanhas importantes e outra ações, pois, quanto mais engajados estiverem, maior será a sua audiência e melhor será o resultado da comunicação.

Também é interessante estimular o entrosamento entre os colaboradores e a troca de ideias em ambientes informais, como nas pausas para o café, por exemplo, ou outros encontros (que podem ser virtuais, especialmente agora na pandemia). Embora muitas companhias temam a tal “rádio peão”, as conversas de corredor acontecem de qualquer forma, então por que não as transformar em aliadas?

E, por fim, a empresa precisa sempre estar atenta às informações passadas por seus influenciadores para evitar qualquer tipo de ruído na comunicação, afinal essa é uma parceria que serve para gerar apenas benefícios para todas as partes envolvidas, entre eles colaboração, engajamento e senso de pertencimento.

E, então, você e sua empresa estão buscando identificar os influenciadores internos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a criar estratégias para engajar esses profissionais!

 

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K