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Estimule o engajamento dos funcionários por meio da Comunicação Interna

Estimule o engajamento dos funcionários por meio da Comunicação Interna

Em um mercado cada vez mais variado e competitivo, a palavra de ordem para oferecer serviços de qualidade a um custo satisfatório vem se destacando: a produtividade. Por isso, estimule o engajamento dos funcionários por meio da Comunicação Interna!

A maioria dos gestores sabe que é quase impossível atingir altos níveis de produtividade apenas com investimentos em infraestrutura e equipamentos tecnológicos. Assim, o engajamento do time passou a ser um dos fatores mais importantes de influência nos resultados da empresa.

Isso porque, sem uma equipe comprometida, engajada em conquistar bons resultados, as organizações tendem a não conseguir lidar com a produção exigida pelo mercado. Mas, afinal, é possível estimular o engajamento dos funcionários por meio da Comunicação Interna?

No post de hoje, mostramos como promover o engajamento dos colaboradores com estratégias simples de Comunicação Interna, e como isso pode gerar impactos diretos ao ambiente de trabalho e aos resultados do negócio. Acompanhe!

Por que a Comunicação Interna é importante para as empresas?

O engajamento pode ser entendido de diversas maneiras, porém a identificação do funcionário com a missão, os objetivos e valores da instituição costuma ser a definição mais aceita.

Quando isso ocorre, o colaborador tende a criar uma ligação afetiva com a companhia, e a empregar um índice alto de energia em suas tarefas diárias, elevando também os níveis de entusiasmo, resiliência e comprometimento.

Podemos entender o profissional engajado, assim, como sendo aquele que desempenha suas atividades de forma que suas alinhada com sua visão de propósito pessoal, garantindo um significado especial para sua vida.

Em se tratando de empresas com diferentes setores, é extremamente importante que qualquer área de trabalho entenda o seu objetivo. Para um colaborador ter uma entrega positiva, por exemplo é essencial que ele enxergue um propósito naquilo, que esteja engajado com a tarefa.

Os colaboradores, assim, têm que se identificar com a atividade e visualizar um motivo para entregar os melhores resultados possíveis, ajustando certos comportamentos para tanto, o que faz com que seja primordial desenvolver campanhas que despertem o interesse imaterial nas equipes, e ainda promovam o melhor engajamento em todos.

Pessoas mais felizes ou que veem um propósito no que fazem, são capazes de entender que é necessário garantir entregas positivas em função da existência de um motivo maior — mesmo quando discordam dos processos utilizados para tanto. E é por meio do engajamento e do fortalecimento da Comunicação Interna nas instituições que essa identificação deve ser buscada.

Como trabalhar Comunicação Interna de forma positiva?

As estratégias de Comunicação Interna a serem seguidas podem variar caso a caso, estando intrinsecamente ligadas às políticas da empresa. Em muitas situações, é necessário criar mecanismos que reforcem a importância da equipe, tanto para o sucesso do negócio quanto para o sucesso pessoal de cada um que a compõe.

O estímulo para que os colaboradores sintam-se engajados pode surgir por meio de brindes e sorteios ou partir do próprio discurso dos demais, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas, vistas e reconhecidas por contribuírem para a vitória de um todo.

Às vezes, o engajamento pode até mesmo acontecer a partir do simples fato de as pessoas compartilharem tais informações motivadoras, e sentirem-se, assim, unidas em prol de um mesmo propósito.

Como engajar os funcionários?

Gerar engajamento entre os colaboradores de uma empresa compreende métodos contínuos para estimulá-los e fazer com que se sintam responsáveis pelo sucesso da companhia. Isso pode ser alcançado por meio de discursos, seja com o oferecimento de brindes e sorteios para os mais produtivos.

Além disso, é importante garantir que esse espírito de determinação surja a partir dos próprios colaboradores, e não da empresa. Mesmo que a pressão por melhorias no desempenho seja grande, a força de vontade das equipes será muito maior se surgir naturalmente, evitando sofrimentos excessivos e desnecessários com isso.

Nesse sentido, uma boa maneira de estimular o engajamento é fornecendo cursos e eventos que promovam qualificação e disseminação de conhecimento. Por exemplo, um líder pode escolher mensalmente algumas pessoas da equipe para entregar um troféu, um cartão ou mesmo um status que as valorize não só pelas entregas numéricas, mas também pela parte comportamental.

Como já dissemos, as estratégias para fortalecer o engajamento por meio da Comunicação Interna podem variar a partir da política interna da companhia. O principal, logo, será sempre entender a realidade daquela instituição, fazendo pesquisas de imersão para entender qual discurso é apropriado e como transmitir as mensagens da melhor forma possível.

Como mensurar resultados da Comunicação Interna?

A medição do nível de fidelidade dos colaboradores deve estar entre as principais prioridades das empresas que zelam por uma cultura saudável —, afinal, essas pessoas foram treinadas para estar ali, e detém o poder de informação da empresa, sendo essenciais para o seu bom funcionamento.

Vale lembrar, ainda, que eventuais processos de desligamento não saem barato para a companhia, um dos motivos pelos quais é importante manter os colaboradores satisfeitos para que se sintam valorizados. Isso é fundamental não apenas para que eles entreguem um bom resultado, mas também para que utilizem todo o seu potencial.

Para tanto, é preciso entender o potencial da equipe interna e estimular ao máximo aquilo que pode gerar retornos mais positivos e evitar o turnover, uma vez que qualquer perda no time pode significar também em perda de tempo e de dinheiro.

A Comunicação Interna, na maioria desses casos, é a ferramenta mais adequada para impedir que se perca um potencial interno para um concorrente, e para gerar a máxima produtividade possível.

Muitas dessas ações são perceptíveis apenas a longo prazo, sendo que os resultados positivos podem ser vistos até mesmo um ano após sua implementação. É necessário analisar dados gerais como metas de produtividade e números de desligamentos, e utilizar essas pesquisas para nortear novas ações, direcionadas ao clima e valorização das equipes.

Busque olhar qual é o cenário atual, a meta a ser alcançada e quais serão os próximos desafios, definindo os prazos corretamente.

E você, está pronto para investir no engajamento dos funcionários por meio da Comunicação Interna no seu negócio? Então entre em contato conosco e saiba como criar estratégias certeiras para aumentar a produtividade na sua empresa!

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