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Employee experience: a importância de promovê-lo

Employee experience: a importância de promovê-lo

As iniciativas e ações voltadas para a manutenção do clima organizacional, bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores não são mais vistas como custo e sim investimento. Employee experience: qual a importância de promovê-lo nas organizações? Desenvolver estratégias para aprimorar a experiência dos colaboradores (Employee Experience) de fato é muito importante, em um cenário em que os talentos estão cada dia mais disputados.

Mas o que é Employee Experience?

Em português, o termo Employee Experience, ou EX, significa a experiência do funcionário em todos os seus pontos de contato, ao longo de sua história na organização.

E promover uma boa experiência ao colaborador não se resume apenas a oferecer um escritório descolado ou um pacote de benefícios atraente. É muito mais do que isso. Trata-se de uma jornada composta por várias etapas que deve ser construída de forma contínua, desde o primeiro contato, durante sua contratação, até o momento do seu desligamento.

Essa soma de experiências pode ser influenciada por muitos fatores, como a cultura, o clima no ambiente de trabalho, a relação com colegas e líderes, entre outros, e precisa proporcionar bem-estar físico, psicológico e financeiro ao profissional. Não é exagero dizer que Employee Experience impacta nos negócios – no livro “The employee experience advantage”, o autor Jacob Morgan apontou, após realizar um estudo com mais de 250 organizações, que aquelas que investem em experiências positivas para os funcionários são quatro vezes mais lucrativas e ainda tiveram um aumento de 40% no engajamento dos empregados, além de redução de 14% do turnover.

O Employee Experience fortifica a cultura organizacional, amplia o engajamento, melhora o clima da empresa, a comunicação e os relacionamentos e reduz a rotatividade. São muitos os benefícios!

Então, como promover essas tais “boas experiências”?

Em cada etapa da jornada, existem formas distintas de se construir boas experiências. No momento do recrutamento e seleção, por exemplo, é muito importante deixar bem claro o propósito da empresa e suas expectativas. Já no onboarding, é preciso assegurar que o novo colaborador seja bem recebido, integrado e orientado.

Depois, ao longo de sua trajetória na empresa, programas de desenvolvimento, treinamentos, feedbacks construtivos, reconhecimento e celebração das conquistas são fundamentais para trazer engajamento e motivação. E, nas mais diversas situações, é preciso sempre acolher, cuidar, ouvir com atenção e respeitar a individualidade dos colaboradores.

E onde a comunicação interna entra nisso tudo?

As organizações devem entender que o Employee Experience não é uma responsabilidade exclusiva do RH. Entre todas as áreas que devem estar envolvidas, a Comunicação também tem um papel estratégico para melhorar a experiência dos colaboradores.

Usar os canais e ferramentas de comunicação de forma adequada para levar as mensagens de maneira clara e transparente para todas as áreas faz com que os funcionários se mantenham bem-informados, valorizados e alinhados ao propósito e objetivos da empresa.

Além disso, promover uma comunicação de mão dupla, na qual os colaboradores possam ser ouvidos e atendidos, ajuda a fortalecer os vínculos entre eles e a organização e eleva confiança, a motivação e o senso de pertencimento.

Afinal, é fundamental que todos entendam o que é Employee Experience e saibam a importância de promovê-lo.

E então, quer saber como podemos ajudar você e a sua empresa a melhorar a experiência dos colaboradores por meio da comunicação? É só entrar em contato com a gente: [email protected] ou acessar aqui.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

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