• Blog
  • Onboarding à distância: como adaptar a integração de colaboradores ao novo momento?

Onboarding à distância: como adaptar a integração de colaboradores ao novo momento?

Onboarding à distância: como adaptar a integração de colaboradores ao novo momento?

Já falamos por aqui sobre o onboarding, processo de integração pelo qual passam os colaboradores recém-contratados, e o quanto ele é importante para que os novos funcionários se sintam acolhidos e bem recebidos.

Essa introdução e adaptação ao novo ambiente, à cultura organizacional e aos processos da empresa, aliás, são fundamentais para que o novato ou a novata tenham uma boa experiência já no início de sua jornada na companhia.

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar e os processos de recrutamento e práticas de integração foram repensados e passaram a ser feitos on-line. Quer saber algumas das melhores práticas? Confira algumas orientações e dicas para realizar o onboarding à distância da melhor forma possível:

Clareza das informações

Na hora de enviar o e-mail de confirmação da contratação ao novo funcionário, é importante reforçar e deixar bem claras todas as informações, como salário, benefícios, data de início das atividades etc.

Acolhimento

O mesmo acolhimento expressado na integração tradicional deve ser transmitido também no onboarding à distância. Por isso, nesse mesmo e-mail, é legal mostrar, de uma forma bem humana e próxima, o quanto a empresa está feliz em receber o novo colaborador.

Apresentação da empresa

Como o recém-chegado não poderá assistir presencialmente a apresentações sobre a organização, relacionadas à cultura, propósito, valores e organograma, por exemplo, é importante elaborar formas de expor essas informações virtualmente.

Conhecendo a equipe

Colocar o colaborador em contato com o novo gestor e os membros da equipe o quanto antes, utilizando alguma das diversas ferramentas de comunicação disponíveis, é indispensável para que ele se sinta parte do time. E promover o contato com representantes de outras áreas também é importante para que tenha uma visão geral da empresa.

Adaptação do kit

Não é porque o colaborador está em casa que os brindes de boas-vindas são dispensáveis, muito pelo contrário, recebê-los é uma surpresa sempre muito agradável. Se for preciso, algumas adaptações podem ser feitas no kit, mas ele não pode ficar fora da lista.

Equipamentos e ferramentas

É preciso também que o novo funcionário receba todos os equipamentos para que ele realize suas atividades, caso seja necessário utilizar os da empresa, e tenha acesso às ferramentas e sistemas que fazem parte do seu trabalho sem complicações.

Treinamentos

E já que novo integrante não estará na empresa, sempre com alguém por perto para ensinar e tirar dúvidas, investir em treinamentos on-line é uma boa pedida também. Vale a pena, por exemplo, desenvolver materiais e até mesmo uma plataforma para essa finalidade.

Comunicação interna e onboarding à distância

Incluir o novo profissional na cultura da empresa é um grande desafio no processo de onboarding à distância – e mantê-lo sempre acreditando no propósito da organização posteriormente também é –, por isso, a comunicação interna exerce um papel-chave.

Ela é imprescindível para promover a transparência, clareza e objetividade das informações e, assim, garantir um bom clima organizacional e o engajamento dos colaboradores.

Precisa de apoio para realizar um onboarding à distância? Nossa equipe pode ajudar você e a sua empresa! É só entrar em contato com a gente: [email protected] ou acesse aqui.

Acesse também o nosso Linkedin e tenha outros conteúdos relevantes em Comunicação Interna e Endomarketing.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K