Já falamos por aqui sobre o onboarding, processo de integração pelo qual passam os colaboradores recém-contratados, e o quanto ele é importante para que os novos funcionários se sintam acolhidos e bem recebidos.
Essa introdução e adaptação ao novo ambiente, à cultura organizacional e aos processos da empresa, aliás, são fundamentais para que o novato ou a novata tenham uma boa experiência já no início de sua jornada na companhia.
Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar e os processos de recrutamento e práticas de integração foram repensados e passaram a ser feitos on-line. Quer saber algumas das melhores práticas? Confira algumas orientações e dicas para realizar o onboarding à distância da melhor forma possível:
Clareza das informações
Na hora de enviar o e-mail de confirmação da contratação ao novo funcionário, é importante reforçar e deixar bem claras todas as informações, como salário, benefícios, data de início das atividades etc.
Acolhimento
O mesmo acolhimento expressado na integração tradicional deve ser transmitido também no onboarding à distância. Por isso, nesse mesmo e-mail, é legal mostrar, de uma forma bem humana e próxima, o quanto a empresa está feliz em receber o novo colaborador.
Apresentação da empresa
Como o recém-chegado não poderá assistir presencialmente a apresentações sobre a organização, relacionadas à cultura, propósito, valores e organograma, por exemplo, é importante elaborar formas de expor essas informações virtualmente.
Conhecendo a equipe
Colocar o colaborador em contato com o novo gestor e os membros da equipe o quanto antes, utilizando alguma das diversas ferramentas de comunicação disponíveis, é indispensável para que ele se sinta parte do time. E promover o contato com representantes de outras áreas também é importante para que tenha uma visão geral da empresa.
Adaptação do kit
Não é porque o colaborador está em casa que os brindes de boas-vindas são dispensáveis, muito pelo contrário, recebê-los é uma surpresa sempre muito agradável. Se for preciso, algumas adaptações podem ser feitas no kit, mas ele não pode ficar fora da lista.
Equipamentos e ferramentas
É preciso também que o novo funcionário receba todos os equipamentos para que ele realize suas atividades, caso seja necessário utilizar os da empresa, e tenha acesso às ferramentas e sistemas que fazem parte do seu trabalho sem complicações.
Treinamentos
E já que novo integrante não estará na empresa, sempre com alguém por perto para ensinar e tirar dúvidas, investir em treinamentos on-line é uma boa pedida também. Vale a pena, por exemplo, desenvolver materiais e até mesmo uma plataforma para essa finalidade.
Comunicação interna e onboarding à distância
Incluir o novo profissional na cultura da empresa é um grande desafio no processo de onboarding à distância – e mantê-lo sempre acreditando no propósito da organização posteriormente também é –, por isso, a comunicação interna exerce um papel-chave.
Ela é imprescindível para promover a transparência, clareza e objetividade das informações e, assim, garantir um bom clima organizacional e o engajamento dos colaboradores.
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