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Universidade Corporativa: benefícios e o engajamento dos colaboradores

Universidade Corporativa: benefícios e o engajamento dos colaboradores

Atualmente vivemos a era da informação e da transformação digital, na qual as empresas estão cada vez mais preocupadas em se manter atualizadas diante de um cenário altamente competitivo. Buscando ter engajamento na cultura da empresa e aprimorar as habilidades dos colaboradores, os benefícios das Universidades Corporativas vêm ganhando destaque nos últimos anos.

Essa metodologia se origina da necessidade de garantir uma unidade na cultura organizacional, mantendo uma gestão do conhecimento dos colaboradores da empresa e desenvolvendo as habilidades e competências que são necessárias para enfrentar desafios da sua área ou da organização.

Mas afinal, o que é uma Universidade Corporativa?

A Universidade Corporativa nada mais é do que um conjunto de ferramentas, metodologias e ações que tem se popularizado entre as organizações com perspectiva de crescimento no mercado e que consideram fundamental investir em suas pessoas para a consolidação da marca em meio à concorrência.

Com a finalidade de desenvolver conhecimentos técnicos, de inteligência emocional e de habilidades profissionais, ela também auxilia a melhorar os resultados, a satisfação e o engajamento da equipe nas pautas da organização.

Através de cursos, treinamentos, conteúdos especializados e materiais estruturados, buscam tornar os colaboradores ainda mais qualificados para realização de suas atividades, os preparando com todos os recursos necessários. A Universidade Corporativa, como o próprio nome diz, é um ambiente de aprendizado que tem como foco a área de atuação da empresa e o mercado atual como um todo.

Quais os benefícios da Universidade Corporativa?

1. Incentiva a aprendizagem contínua e o protagonismo

Com programas internos que desenvolvem os talentos de colaboradores de uma organização, a Universidade Corporativa oferece aprendizagem contínua e evolução profissional que é revertida em benefícios tanto para as pessoas, quanto para a própria empresa.

Entre as suas abordagens, está a capacitação e atualização nas competências necessárias para a realização de atividades relacionadas ao cotidiano da empresa. Para que, dessa forma, os colaboradores possam atuar com o máximo de excelência e estratégia, aumentando significativamente as suas vantagens competitivas.

O autodesenvolvimento também é muito valorizado neste cenário, pois este modelo permite que os próprios colaboradores compartilhem suas experiências, como detentores de um saber específico, ao ministrar aulas. Valorizando as pessoas e possibilitando uma postura de aprendizagem ativa, torna os estudantes os protagonistas do aprendizado.

As diversas possibilidades de trilhas de conhecimento permitem uma circulação de conteúdos positiva e prática, desenvolvendo novos talentos, competências críticas e despertando vocações.

A Universidade Corporativa chega para formar trabalhadores bem-preparados para a área de atuação da organização, para que possam cumprir metas eficientemente e garantir o sucesso dos objetivos internos e externos.

2. Oferece conteúdos estratégicos

Os treinamentos e cursos ministrados também costumam ter ligação com os interesses estratégicos da empresa, conforme as funções exercidas pelos colaboradores no ambiente de trabalho. A aprendizagem focada na prática e nas competências estratégicas requeridas no cotidiano permite capacitar novos integrantes dos times com maior agilidade e exatidão.

A Universidade Corporativa oferece o desenvolvimento de habilidades que visam o futuro da organização, promovendo as que contribuem de maneira significativa para o planejamento estratégico do negócio e preparando os colaboradores com técnicas e ferramentas fundamentais para o sucesso da empresa.

3. Fortalece a cultura organizacional

Quando implementada, a Universidade Corporativa se torna parte da realidade e da cultura organizacional da empresa, além de estimular um ambiente corporativo mais saudável e que fortalece os negócios. Ou seja, ela se integra à rotina do colaborador, deixando de ser apenas um evento pontual.

Com um conteúdo alinhado à cultura da organização, oferece um ambiente perfeito para a formação de novos líderes ou capacitação dos já existentes, por exemplo, tornando-os verdadeiros guardiães e dos valores da empresa e mobilizadores dos seus times, favorecendo o fortalecimento cultural.

4. Promove motivação e engajamento dos colaboradores

Outro de seus benefícios é o fato de que os profissionais se sentem muito mais motivados em realizar as suas funções dentro da organização, pois este é um movimento que engaja os colaboradores e reforça a sensação de pertencimento na cultura organizacional.

As Universidades Corporativas geram maior produtividade, melhores resultados e, consequentemente, um aumento na qualidade final dos serviços e/ou produtos oferecidos.

Além de gerar mais retorno do que treinamentos pontuais, ela também auxilia na retenção de talentos. Empresas que oferecem esses programas demonstram que valorizam os seus colaboradores por apostar no seu desenvolvimento. Portanto, é natural que os funcionários se sintam motivados a retribuir este incentivo com dedicação para atingir metas e resultados.

5. Melhora a imagem da empresa perante o mercado

Com tantos benefícios, não apenas os colaboradores notarão a diferença, mas o mercado como um todo verá o valor que a empresa dá ao desenvolvimento de seus talentos.

Agregando à reputação e à imagem positiva do negócio, implantar uma Universidade Corporativa deixa claro que a cultura de aprendizado e a troca de experiências são objetivos estratégicos da organização, atributos cada vez mais valorizados pelos colaboradores e futuros candidatos.

Praticidade, inclusão e gamificação na Universidade Corporativa

Apesar de poderem seguir por um modelo mais convencional, muitas empresas também têm adotado plataformas voltadas ao e-learning para agregar a uma Universidade Corporativa. De fácil acesso e adaptáveis à rotina profissional, as plataformas permitem um ensino mais dinâmico e com conteúdos técnicos segmentados em diversas áreas.

Nelas, também se torna mais simples realizar uma comunicação inclusiva, com versões dos cursos disponíveis em diversos idiomas, com Libras, audiodescrição, legendas, locução etc. Além disso, permitem a utilização de dinâmicas em grupo e a gamificação das atividades, para atingir um engajamento ainda maior das pessoas.

Melhores práticas para criar uma Universidade Corporativa e engajar os colaboradores

Para aproveitar todos os seus benefícios, é fundamental encontrar uma plataforma eficiente, intuitiva e que faça sentido com a cultura organizacional da empresa.

Por isso, separamos algumas das boas práticas para se estruturar e analisar a necessidade de aderir a uma Universidade Corporativa:

  • Analisar o contexto em que a organização se encontra;
  • Avaliar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores;
  • Entender quais conhecimentos podem ser trabalhados e através de que tipo de conteúdo;
  • Definição de planejamento estratégico, levando em consideração os objetivos e recursos que a empresa possui;
  • Escolha de trilhas de aprendizagem e de que forma serão produzidas, ofertadas e ministradas;
  • Criação de peças para Comunicação Interna, buscando o engajamento dos colaboradores;
  • Mensuração do índice de aprovação, produtividade e engajamento.

Como agência de Comunicação Interna, a P3K auxilia na roteirização dos conteúdos, nome da Universidade Corporativa, assim como na criação de sua logo e identidade visual. E, ao longo de todas as etapas e através de campanhas internas, apoia no incentivo ao engajamento dos colaboradores para uso da plataforma e consumo dos conteúdos disponíveis.

Quer ver um exemplo na prática? Confira o case da P3K com a Universidade Corporativa da Alpargatas, clicando aqui

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