27ago
canais de comunicação

Canais de Comunicação Interna: como mapear e melhorar o alcance?

Aumentar o alcance e engajar o próprio time é prioridade para toda instituição que deseja manter-se produtiva e relevante no mercado. Por isso, investir em boas estratégias de Comunicação Interna é indispensável para tornar os processos e entregas de tarefas mais coesos e funcionais.

Uma boa estratégia, no entanto, exige que se faça um diagnóstico completo da companhia para mapear e aperfeiçoar os canais de Comunicação Interna de acordo com seu perfil, seus valores e objetivos. Mas será que você sabe como fazer um mapeamento eficaz de um empreendimento?

Se deseja entender melhor sobre o funcionamento dos canais de CI de empresas e quer saber como fazer um mapeamento personalizado, perfeito para o seu negócio, este post é para você! Continue a leitura e conheça nossas dicas!

O que são canais de Comunicação Interna?

A comunicação dentro de uma instituição ocupa um papel de grande importância para o seu sucesso: todos os departamentos e colaboradores devem estar em sincronia para que a cadeia de processos funcione corretamente.

A Comunicação Interna compreende todos os pontos de contato entre a equipe de colaboradores e a empresa para a qual desempenham suas tarefas, enquanto os meios utilizados para que a comunicação possa ocorrer são chamados de canais.

Logo, os canais de Comunicação Interna são grandes aliados dos profissionais de uma empresa, já que garantem que as mensagens que chegam aos destinatários sejam não apenas recebidas, mas também completamente compreendidas.

São canais de CI, por exemplo, redes sociais corporativas que permitem trocas de mensagem de qualquer tipo, intranet, e-mails, murais que permitam a afixação de recados na empresa etc.

Toda estratégia de Comunicação Interna de sucesso precisa, assim, contar com canais poderosos, que devem ser checados periodicamente. Desta forma, é possível garantir que a tática siga atuando de forma funcional e, em caso negativo, saber exatamente o que precisa ser modificado.

Quais são os principais canais de Comunicação Interna para se avaliar?

Toda empresa deve fazer um diagnóstico completo antes de saber qual estratégia de CI é a ideal para o seu modelo de negócio.

Uma vez definida a tática a ser seguida, será possível definir quais são os canais mais adequados para que ela possa se desenvolver sem maiores problemas.

A escolha dos canais deve sempre levar em consideração os materiais disponibilizados para os colaboradores, quais formatos chamam a atenção da equipe, a cultura organizacional da instituição etc.

No entanto, alguns canais são comuns na maioria das estratégias e podem ser avaliados de maneira simples. Entenda um pouco mais mais sobre alguns deles.

Rede social corporativa

Grande tendência como canal em muitas empresas, a rede social corporativa é altamente indicada para empresas com propostas mais arrojadas e colaboradores acostumados com ferramentas mais tecnológicas.

Ela permite uma maior aproximação entre pessoas de diferentes setores da corporação, fazendo com que a comunicação ocorra de maneira mais horizontal e promovendo interatividade.

Uma de suas principais vantagens é permitir que o gestor acompanhe de perto as métricas de sua utilização e saiba, quando desejar, qual é a eficácia da estratégia.

E-mails

Nos dias atuais, a troca de e-mails é praticamente inevitável em uma instituição, tanto entre o próprio pessoal quanto com agentes externos. O e-mail pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo com internet e permite o envio rápido de mensagens formais e informais.

A frequência de envio, recebimento e abertura de mensagens deve ser acompanhada de perto para que se possa fazer uma avaliação realista de sua eficiência.

Intranet

A intranet permite que diferentes departamentos e pessoas de uma instituição se conectem de maneira simples, mantendo informações em um único servidor. É uma boa opção para quem busca centralizar a comunicação e arquivar dados.

Um bom gerenciamento da intranet permite que se obtenha várias informações, tanto da maneira pela qual os colaboradores se comunicam quanto da frequência. É bastante interessante para avaliar o sucesso da estratégia de Comunicação Interna da corporação.

Mural impresso

Embora seja um canal bastante antigo, o mural impresso ainda é bastante presente na maioria das organizações. Ele deve ser colocado em um local bem visível para que atraia a atenção do maior número de colaboradores possível.

Medir o alcance do mural, no entanto, pode ser um pouco mais desafiador: é preciso estar atento às respostas e pedir feedback para o pessoal.

TV corporativa

A TV corporativa com transmissão pela internet tem crescido como canal de comunicação para várias empresas atualmente, sendo amplamente utilizada para campanhas de Endomarketing e como forma de se promover a cultura organizacional do negócio.

Além disso, ela permite que se tenha um controle bastante apurado da audiência da transmissão, o que possibilita fazer uma excelente avaliação do canal como um todo.

Como fazer um diagnóstico eficiente dos canais de Comunicação Interna de uma companhia?

O primeiro passo a ser seguido para se fazer um diagnóstico eficiente dos canais de Comunicação Interna de uma corporação é  levantar tantas informações sobre eles quanto forem possíveis.

Para tanto, será necessário ouvir os colaboradores e anotar as suas principais queixas e elogios acerca dos canais utilizados pela companhia, bem como reunir dados e números envolvendo seu uso.

As pesquisas com o pessoal podem ser tanto qualitativas, com discussão em grupo, quanto quantitativas. É necessário fazer uma imersão completa no dia a dia da empresa, de forma a se captar, de forma real, o que ocorre ali.

Será necessário descobrir se os colaboradores estão recebendo informações precisas e de forma regular, se entendem os objetivos da comunicação e se as mensagens são consistentes em toda a empresa, por exemplo.

Feita a pesquisa e processados os resultados, será necessário bolar um plano de ação. Ele deve levar em consideração todas as informações obtidas e propor medidas para sanar de vez problemas nos canais e nos processos de comunicação da organização.

Como criar um plano de ação a partir do mapeamento dos canais de Comunicação Interna de uma instituição?

O mapeamento dos canais de Comunicação Interna possibilita que o gestor crie um plano de ação mais focado na resolução de problemas específicos de cada setor da empresa — problemas esses que, juntos, são capazes de impactar seus resultados como um todo.

O auxílio de uma empresa especializada na realização de diagnósticos e otimização da CI de empresas pode ser de grande valia nesse contexto, já que os profissionais da área estão acostumados às rotinas dos canais e sabem exatamente como mapear o negócio e propor mudanças importantes.

Agora que você já entendeu como mapear canais e melhorar o alcance da Comunicação Interna das empresas, que tal compreender um pouco melhor como funciona o diagnóstico nesses casos? Não perca os próximos posts!