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Conteúdo para Comunicação Interna: conheça as melhores práticas!

Toda equipe precisa ser informada sobre as ações da empresa, não é mesmo? Além disso, tem que ser constantemente lembrada sobre o funcionamento, os procedimentos, a missão, a visão e os valores da marca. Por isso, chegou o momento de falarmos de conteúdo para Comunicação Interna.

De que forma você está desenvolvendo o material que é divulgado para integrar os colaboradores? Quais os canais utilizados para estimular o fluxo dos processos dentro da organização? Hoje, é fundamental incentivar o diálogo e a troca de informações de um jeito simples e prático.

Pensando nisso, vamos mostrar a importância de elaborar conteúdo para os colaboradores, as melhores práticas para engajar o seu time e por que contratar uma agência é a escolha mais acertada. Continue a leitura para saber mais.

Entenda a importância de criar conteúdo para Comunicação Interna

Assim como o marketing externo precisa oferecer o conteúdo certo para o público certo, no Endomarketing acontece o mesmo: direcionar a mensagem com exclusividade é fundamental para atingir o alvo e alcançar um objetivo.

Afinal, geralmente, o responsável pela limpeza e o promotor de vendas não têm interesse nos mesmos assuntos dentro da organização, concorda? São pessoas diferentes com necessidades distintas.

Seguindo esse conceito, os materiais devem: passar por uma espécie de filtragem, ser personalizados e permanecer alinhados de acordo com os departamentos e seus respectivos membros. Além do tom de voz escolhido, adaptar a mensagem ao canal é fundamental.

Por exemplo, enquanto a parte visual é mais explorada em vídeos e outras peças que exigem a exploração de imagens, o e-mail depende de recursos textuais para deixar a leitura clara e objetiva. Também é essencial transformar a plataforma adotada em um facilitador para todos os envolvidos.

Manter o fluxo das informações, dar transparência aos processos e promover o orgulho de pertencimento são outros benefícios que resultam do investimento em materiais de divulgação apropriados e voltados aos profissionais que fazem parte da evolução do seu negócio.

Dessa forma, aumentam as oportunidades de se conversar na linguagem deles e mantê-los mais próximos, engajados, produtivos e informados sobre os direcionamentos da empresa. Além desse âmbito, a Comunicação Interna eficaz também influencia na melhoria dos resultados financeiros.

Conheça as melhores práticas para engajar o público interno

Estudar o perfil do público é o primeiro passo. A partir daí, você descobre como atrair a atenção do seu time para acompanhar o que foi produzido, participar das ações e dialogar sobre os acontecimentos e tomadas de decisão.

Confira outras dicas e escolha aquelas que mais combinam com o seu contexto:

Aposte na inovação quando a questão é Comunicação Interna

A cada dia que passa, novas tecnologias são desenvolvidas e outras aperfeiçoadas. Nesse cenário, é importante que você, como gestor de comunicação, se mantenha sempre antenado com as novidades a fim de promover inovação no ambiente interno.

Isso não significa abandonar os canais tradicionais como avisos, e-mail, newsletter ou outros, mas sim adotar novas abordagens que os tornarão mais atraentes. Em outras palavras, é preciso fugir do senso comum e fazer diferente para se destacar.

Utilize vídeos para engajar a equipe

Entre as tecnologias que estão transformando a maneira de se comunicar com os colaboradores, o formato audiovisual tem uma grande aceitação e representa uma excelente alternativa. Afinal de contas, ele oferece mais que um texto e as imagens ajudam a fixar a informação.

Por meio de vídeos, é possível tornar a comunicação mais humana, compreensível e rápida de ser assimilada, fato que evita mal-entendidos ou falsas interpretações. Eles podem ser inseridos na TV Corporativa, Intranet ou, até mesmo, em aplicativos. As opções são diversas.

Adote uma TV corporativa para atrair a sua audiência

O uso da TV corporativa também tem sido extremamente eficiente. Esse canal permite uma atualização rápida, além de ser rico em imagens e ilustrações, ágil, moderno e integrado — ideal para gerar valor e prestigiar o público que faz parte da organização com informações relevantes.

Para conquistar uma audiência completa, é importante escolher com cuidado os pontos onde os aparelhos serão instalados. Dê preferência aos locais que já são frequentados diariamente, como refeitórios, salas de descanso ou outros.

Invista em gamificação para envolver os colaboradores

A gamificação é um recurso que usa a mecânica dos jogos para alcançar um determinado objetivo, como: motivar a equipe, transmitir conhecimentos ou simplesmente despertar um senso de competição saudável entre as pessoas.

Esse método também é muito usado em treinamento de equipes. Além disso, favorece uma cultura de cooperação, proporciona desafios de forma divertida e motivação para o cumprimento de metas.

Saiba por que contratar uma agência

As ações de Comunicação Interna não podem acontecer de maneira aleatória. Primeiro de tudo, é recomendável analisar a realidade da empresa, a sua estrutura e o perfil do público interno antes de adequar as tendências do mercado.

Poder contar com o apoio de uma agência é ter mais segurança em delegar essa tarefa para alguém com expertise e conhecimento na área. Com essa parceria, é possível ter uma visão abrangente de oportunidades e pontos de melhoria.

Para desenvolver um plano de comunicação, nós da P3K, fazemos um Diagnóstico completo, com o objetivo de compreender a funcionalidade dos veículos de comunicação disponíveis, o tom de voz mais adequado e as mensagens-chave que precisam ser trabalhadas, para então propor o melhor formato de conteúdo para a sua empresa.

Trabalhamos com campanhas divididas em ondas com métodos de abordagem que mantêm a atenção do colaborador. É uma estratégia mais didática que traz a mensagem de um jeito mais leve capaz de despertar a curiosidade como, por exemplo: “o que mais tem por vir?”.

Como você viu, o conteúdo para Comunicação Interna é algo que merece ser planejado de acordo com o tipo de público, mensagem e objetivo. Fora isso, cada canal tem uma característica distinta e, na maioria das vezes, é preciso adaptar o material. Com essas dicas em prática, a sua equipe vai se sentir parte da vida orgânica da empresa. Pense nisso!

Somos profissionais apaixonados pela construção de narrativas estratégicas e criativas que contribuem para a felicidade das pessoas dentro das organizações. Entre em contato conosco agora mesmo e mostraremos como transformar isso em realidade.