• Blog
  • Qual a importância da Comunicação Interna para a certificação GPTW?

Qual a importância da Comunicação Interna para a certificação GPTW?

Qual a importância da Comunicação Interna para a certificação GPTW?

Saiba que a interação com os colaboradores é importante para o reconhecimento GPTW

O Great Place to Work divulgou o ranking com as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2022. A consultoria leva em conta a percepção dos colaboradores enquanto ao clima organizacional. Muitos fatores motivam os colaboradores a fazerem uma boa avaliação, mas um ponto em comum das empresas consideradas um bom lugar para trabalhar, e que recebem a certificação GPTW, é qual a importância que dão para a Comunicação Interna.

Nós, da P3K, temos orgulho de ser uma empresa certificada pelo GPTW como um bom lugar para trabalhar. O selo foi conquistado em 2021 e renovado este ano. Em nosso blog, detalhamos essa conquista. Com base nesta experiência e na nossa expertise, listamos os principais motivos (entre muitos outros) pelos quais a Comunicação Interna é importante para o clima organizacional. Spoiler: eles vão além do certificado e do ranking GPTW.

7 pontos em que a Comunicação Interna contribuiu para o clima organizacional

  1. Aumenta o engajamento: quando estão por dentro das notícias e informações, os colaboradores conseguem se sentir parte da empresa. Isto aumenta o nível de satisfação e o senso de pertencimento.
  2. Eleva a produtividade: ao conhecer os rumos da empresa, os colaboradores podem vislumbrar as perspectivas a longo prazo também na construção da própria carreira e, com isso, se dedicar mais.
  3. Diminui os ruídos: conquista boa é conquista compartilhada. Essa é uma máxima aqui na P3K. A construção do clima organizacional começa quando todos falam a mesma língua.
  4. Facilita a integração dos novos colaboradores: todos devem iniciar a jornada conhecendo a história e os valores da empresa. Quem chega deve receber as informações de forma correta, concisa e sem falhas. A Comunicação Interna é uma super aliada no processo de
  5. Diminui o turnover: aumentando o engajamento, os colaboradores se sentem menos motivados a procurar outras oportunidades. Além disso, ninguém quer deixar uma empresa com um bom clima organizacional à toa, certo?
  6. Melhora a imagem da empresa: os colaboradores refletem o clima organizacional que há na empresa por onde passam. Eles se tornam uma espécie de embaixadores da empresa, muitas vezes de forma natural, e Isto impacta na relação com clientes, fornecedores etc.
  7. Reforçam a marca empregadora: na hora de atrair novos talentos, o fato de se ter um bom clima organizacional passa a ser um excelente argumento para atração. Com o maior número de interessados, é mais fácil escolher os profissionais mais preparados.

Resumindo…

Os seres humanos são comunicadores natos. Querendo ou não, os colaboradores vão se comunicar. O que diferencia as empresas consideradas um bom lugar para trabalhar é que elas aproveitam esse potencial humano natural a seu favor, exercitando a transparência, a liderança acessível, a humanização, o reconhecimento e a celebração.

No LinkedIn do GPTW e da P3K você acompanha as maiores novidades no campo da comunicação interna. Vale a pena seguir.

Já vimos a importância da Comunicação Interna para o clima organizacional. Agora, veja também os pontos estratégicos para melhorar o diálogo com os colaboradores, que pode levar sua empresa a ser reconhecida pelo GPTW.

Dicas na hora de usar a Comunicação Interna para melhorar o clima organizacional:

  • Enxergue as pessoas por trás dos crachás.
  • Envolva os líderes. Eles são essenciais no uso dos canais e na replicação das mensagens.
  • Conheça bem sua equipe. Só assim você vai saber como e por onde interagir com eles.
  • Defina quais são os objetivos da sua estratégia, incluindo métricas contabilizáveis.
  • Identifique colaboradores com perfil de influência e potencialize sua atuação.

E aí? Ficou inspirado a começar agora a transformar a interação com os colaboradores? Fale com a P3K e veja como podemos ajudar você a melhorar o ambiente na sua empresa com Comunicação Interna. Lembre-se que ser certificada e/ou entrar no ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar é consequência, o mais importante é ver o clima organizacional transformado e os incríveis benefícios que isto vai trazer para o seu negócio.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K