Toda empresa que busca o sucesso precisa acertar na maneira de comunicar com o público interno, por isso, conheça 8 maneiras para se comunicar. É necessário que as mensagens sejam repassadas aos colaboradores de maneira eficiente, transparente e objetiva, sem a interferência de ruídos. Dessa forma, o trabalho flui, os profissionais atuam em conjunto e as metas da empresa são atingidas mais facilmente.
Entretanto, escolher a ferramenta adequada ou a combinação de ferramentas é essencial para garantir que as mensagens pretendidas cheguem de maneira satisfatória aos colaboradores. É necessário que haja planejamento e avaliações constantes, para que, caso necessário, novos rumos sejam tomados. Isso porque a comunicação é fundamental para a estratégia da empresa.
Entre os principais objetivos da Comunicação Interna Empresarial estão: engajar os colaboradores, manter todos atualizados sobre procedimentos, normas e regras de conduta, parabenizar ou comemorar um objetivo atingido, repassar informações importantes, entre outros.
Listamos abaixo oito ferramentas que podem ser utilizadas para a comunicação com o público interno da empresa. Confira quais são elas!
1. E-mail corporativo
Diante de toda a revolução tecnológica, o e-mail corporativo pode parecer ultrapassado, mas ainda é muito utilizado e tem eficácia comprovada. Por meio de disparos automáticos, é possível transmitir a informação a todos os interessados de maneira ágil e simultânea.
Além de poder ser acessado remotamente, o que é uma grande vantagem em razão de propiciar mobilidade aos colaboradores sem prejudicar o recebimento de informações, pode ser consultado a qualquer momento em caso de esquecimento. Além de transmitir informações, como avisos sobre imprevistos ou novidades, o e-mail ainda pode ser usado para agendar e confirmar participações em reuniões corporativas.
2. Drive compartilhado na nuvem
Documentos, planilhas, arquivos de texto, vídeos, apresentações em slides. Todos esses materiais são utilizados diariamente em todas as empresas em ampla atuação, tanto para a realização do trabalho em si quanto para o compartilhamento de informações relevantes.
Adotar drives compartilhados na nuvem é interessante para garantir a comunicação adequada com o público interno de maneira segura e eficiente. Isso porque, na nuvem, os documentos podem ser acessados remotamente por diversos colaboradores simultaneamente e com segurança. A construção do trabalho ou da mensagem a ser repassada é feita em conjunto. Entre os drives mais comuns estão o Google Drive, o DropBox e o Box.
3. Reunião “one on one”
A reunião “one on one” nada mais é do que uma conversa cara a cara. Deve ser feita periodicamente, com foco no colaborador. Nesses encontros, é importante que o gestor fale de maneira segura e séria, repassando as informações necessárias, promovendo feedbacks ou informando sobre projetos futuros. O momento é ideal para ajustar a postura do profissional às expectativas e demandas da empresa.
Também é necessário separar alguns minutos, preferencialmente ao final da conversa, para escutar o colaborador, ouvir possíveis dúvidas e explicitar que o canal de comunicação “one on one” funciona em duas vias.
4. Intranet
A intranet nada mais é do que uma rede corporativa de acesso exclusivo dos colaboradores. Desde gestores até estagiários, todos os contratados podem acessá-la e obter informações padronizadas e relevantes.
Também é possível integrar sistemas, permitindo, por exemplo, a consulta pessoal do relógio de ponto, recebimento de contra-cheques, avisos personalizados ou comunicados gerais, entre outras funcionalidades importantes que facilitam a comunicação com o público interno da empresa.
5. Newsletter
A newsletter consiste em uma espécie de revista da empresa. Deve conter informações bem trabalhadas e relevantes, e atua no estabelecimento de uma conexão entre empresa e colaboradores. Além do papel educativo, promove a valorização dos profissionais.
Pode ser desenvolvida no formato impresso ou digital, e deve ser esteticamente agradável e instigante, para despertar a atenção dos colaboradores e fazer com que desejem ler os textos disponibilizados. Também pode ser utilizada como vitrine para entrevistas com profissionais, apresentação de resultados, disseminação da cultura organizacional, apresentação de metas futuras, entre outras finalidades.
6. Mural de avisos
Os murais de avisos consistem em uma ferramenta offline utilizada pela empresa para se comunicar com o público interno. São estratégicos e de grande valor. Devem ser posicionados em locais previamente estudados, para que sejam vistos com frequência pelos colaboradores durante a jornada de trabalho.
É importante mantê-los fixos, para que tornem-se referência e sejam consultados quase que diariamente pelos profissionais em busca de informações. Como precisam captar a atenção dos colaboradores, devem conter informações claras e objetivas, mensagens curtas e diretas, além de serem esteticamente chamativos e agradáveis.
Precisam ser atualizados constantemente e podem conter avisos pontuais, mensagens de congratulação, dicas de de saúde e bem-estar, informações sobre feriados, etc.
7. Videoconferência
Se a rotina da empresa comporta viagens ou trabalhos externos constantes, apostar na videoconferência para a Comunicação Interna é uma ótima opção. É possível reunir simultaneamente todos os agentes necessários para a conversa a um custo muito baixo. Basta apenas utilizar um dispositivo com câmera e acesso à internet. A videoconferência encurta distâncias e aproxima gestores e colaboradores, permitindo a interação em tempo real.
8. Perfil comportamental
Para garantir a eficácia da comunicação com o público interno, é importante fazer o mapeamento do perfil comportamental. Isso porque a maneira de dialogar com uma equipe pode ser diferente da maneira adequada para transmitir mensagens à outra.
É importante avaliar os colaboradores um a um, e em seguida as equipes uma a uma, para entender melhor qual ferramenta deve ser utilizada para atingir satisfatoriamente os diferentes setores da empresa.
Alguns setores vão responder melhor às ferramentas online, como emails. Já outros vão se identificar com o mural de avisos, por exemplo. O direcionamento é essencial para garantir o êxito na Comunicação Interna.
É crucial ficar atento às tendências de Comunicação Interna e Endomarketing, braço fundamental de qualquer empresa que busque consolidação no mercado. Valorizar e dialogar com os colaboradores é tão importante quanto manter um bom relacionamento com o público externo, fornecedores e clientes, desenvolver um bom produto e inovar.
Mostramos acima oito maneiras de comunicar com o público interno da empresa. É necessário desenvolver uma estratégia eficiente e promover diagnósticos constantes, avaliando se os rumos tomados estão dando os resultados esperados ou se é preciso investir em novas metodologias para garantir a comunicação de maneira eficaz.
Agora que você já conhece algumas ferramentas para comunicação interna da empresa, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais e repassar a informação aos seus colegas de trabalho e amigos?