• Blog
  • Cultura organizacional: qual a importância e como implementar?

Cultura organizacional: qual a importância e como implementar?

Cultura organizacional: qual a importância e como implementar?

Investir na capacitação e contratação de bons colaboradores, escolher um nicho lucrativo, ter um bom produto, priorizar o marketing e adotar as inovações da tecnologia. Todos esses fatores são importantes para desenvolver uma empresa de sucesso.

Entretanto, não são os únicos. A cultura organizacional é extremamente relevante e capaz de determinar quais rumos uma empresa vai tomar, de que forma vai crescer e impactar não apenas o mercado, mas seus colaboradores.

Ela nada mais é do que a junção das políticas interna e externa da empresa, das crenças, dos hábitos, dos valores éticos e morais e dos comportamentos. Ela permeia a maneira com que os colaboradores desenvolvem seus trabalhos tanto inseridos em suas equipes quanto com clientes ou fornecedores.

É a cultura organizacional que dita e delimita quais são as diretrizes para o sucesso, pois elucida a todos sobre quais são os objetivos da empresa, de que forma os colaboradores devem agir para atingi-los e o que é esperado deles. Aliada a uma boa gestão de pessoas, resulta em aumento do comprometimento da equipe, melhor desempenho das funções e maiores produtividade e lucro.

Quer saber como implementar a cultura organizacional de maneira profissional na sua empresa? Confira as dicas que listamos abaixo!

Faça um Diagnóstico

O primeiro passo para implementar a cultura organizacional é fazer um Diagnóstico da sua empresa. Conheça quem são seus colaboradores e de que forma eles atuam. Perceba de que maneira a empresa é vista internamentee pelos clientes.

A seguir, pergunte-se quais valores éticos e morais devem permear o trabalho, e, principalmente, quais são os objetivos e a missão da empresa. Caso suas respostas sejam diferentes da realidade vivenciada atualmente, você saberá que terá muito trabalho pela frente.

Estabeleça um significado

Após o Diagnóstico, e com base nas respostas anteriores sobre como você deseja que a empresa seja vista interna e externamente, qual é a missão dela, de que forma deseja que os colaboradores se comportem e façam seus trabalhos, quais palavras devem ser associadas a ela, entre outras, você será capaz de estabelecer um significado.

Entendendo esse significado, é hora de definir um pilar, a base para que a cultura organizacional desejada comece a ser implantada na empresa.

Invista em logomarca, faça ações de marketing interno e externo para fortalecer o nome da empresa entre os colaboradores e clientes, dissemine frases motivacionais que sejam alinhadas aos objetivos corporativos.

Explicite quais são a missão e os valores da empresa e torne-os visíveis. Para isso, utilize banners, informativos em murais, poste textos na intranet, enfim, faça com que a mensagem chegue de maneira clara a todos os interessados.

Acerte nas contratações

Com a cultura organizacional definida e em processo de disseminação, é necessário verificar quais colaboradores não a incorporaram ou apresentam muita resistência. Esse fator deve ser considerado em avaliações de desempenho e é crucial para a decisão sobre um possível desligamento de colaborador.

Caso essa seja a decisão, é necessário contratar em seguida. Os novos colaboradores devem ser familiarizados com a importância da cultura organizacional e precisam se identificar com a da sua empresa.

Dessa forma, vão vestir a camisa, trabalhar mais e melhor, aumentar a produtividade da empresa como um todo e crescer profissionalmente junto com ela.

Identifique as lideranças

Líderes de equipes são responsáveis pelo sucesso da implementação da cultura organizacional, sendo necessário identificá-los e vê-los como aliados para a obtenção de sucesso. Faça reuniões para briefing, explique claramente quais são os objetivos da empresa, repasse os valores e a missão.

Garanta que a empresa e os líderes estejam “na mesma página” e, então, atribua a eles a função de inserir suas respectivas equipes dentro da cultura organizacional desejada.

São os líderes quem lidam diretamente e diariamente com os demais colaboradores, sendo eles os mais indicados tanto para difusão da cultura como para percepção de possíveis problemas nesse processo.

Promova treinamentos

Os treinamentos e as viagens corporativas de incentivo são importantes para a difusão adequada da cultura organizacional. Nesses momentos, colaboradores ficam unidos e são tomados por um sentimento de equipe, de time, de corresponsabilidade não apenas pelo sucesso da empresa em si, mas pelo sucesso também do colega.

Sair um pouco da atmosfera corporativa ajuda em sua assimilação, faz com que os colaboradores foquem na mensagem que a empresa deseja transmitir e explicita o quanto de investimento é feito neles.

Palestras motivacionais, dinâmicas de grupo e eventos festivos são maneiras bem-sucedidas para assimilação da cultura organizacional.

Defina rituais

Os rituais e estilos comportamentais devem estar diretamente relacionados com a cultura organizacional. Se sua empresa defende o crescimento dos colaboradores, opte por promover algum que tenha tido destaque e mereça o cargo ao invés de trazer um novo líder de fora.

Esse ritual reforça a cultura e serve como exemplo aos demais profissionais. Rotinas engessadas de trabalho vêm perdendo espaço no mercado e, por isso, é importante mostrar-se flexível.

Se sua cultura organizacional prega a modernidade, que tal implementar um dia da semana em que não seja necessário utilizar roupas muito formais? Ou permitir, nas sextas-feiras, que seus colaboradores saiam 30 minutos mais cedo?

Rituais assim explicitam a todos qual é a cultura organizacional da empresa, engaja os colaboradores e faz com que eles trabalhem felizes. Tudo isso, como já dito anteriormente, reflete nos resultados.

Defini-la e implementá-la dentro de uma empresa não é algo simples. É necessário ter paciência e cuidado. Estabelecer bem quais rumos devem ser tomados, quais são os objetivos e de que forma conquistá-los é necessário para a obtenção de sucesso.

Existem consultorias de RH e agências que trabalham com Comunicação Interna e que podem auxiliar nesse processo. O primeiro passo é perceber como faz falta ter uma cultura organizacional adequada e bem difundida.

Depois disso, com foco e mudanças de postura, é possível transformar a rotina na empresa, engajar os colaboradores, disseminar valores compatíveis, ter uma boa imagem diante do mercado e fazer com que a empresa seja um local de referência e desejado por muitos profissionais.

Com ela, é possível fazer com que todos vistam a camisa, busquem crescer junto e produzir cada vez melhor, levando a empresa a obter mais sucesso.

Agora que você já sabe o que é a cultura organizacional e como implementá-la, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais? Dessa forma, seus colaboradores e amigos também vão aprender um pouco mais sobre esse quesito tão importante para o crescimento da empresa!

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K