Você quer implementar processos de comunicação estratégica com os empregados, mas não sabe por onde começar? Para ter resultados satisfatórios, antes de tudo é necessário investir em relacionamento com o cliente, este é o diferencial que você deve procurar em uma agência.
Afinal, não basta liderar uma equipe. É preciso adotar uma comunicação eficiente, capaz de dar suporte e oferecer todas as condições para o grupo colocar o plano em prática. É assim que a produtividade aumenta e os processos fluem.
Neste artigo, vamos mostrar por que é importante gerenciar bem as relações, como a agência atua nesse sentido e o que a P3K pode fazer para a sua empresa prosperar. Acompanhe.
Entenda por que é importante investir em relacionamento com o cliente
A qualidade da comunicação corporativa é fundamental para qualquer gestão que valorize as pessoas como o principal patrimônio da empresa. Isso exige estratégia para a sua marca se relacionar bem em diferentes pontos de contato.
Quando você demonstra que se importa, oferece informações relevantes e acompanha de perto o desenvolvimento individual ou coletivo, fica mais fácil conquistar a confiança do cliente.
É claro que, para manter o público fiel, é preciso dar continuidade ao marketing interno. O ciclo nunca termina. É por isso que algumas empresas são mais queridinhas que outras: sabem que é preciso reacender a chama da paixão diariamente para o relacionamento não esfriar.
Ao mesmo tempo, outra vantagem de investir é ter a oportunidade de receber feedbacks valiosos de pessoas que estão vivenciando o dia a dia da organização. Se você analisar cada feedback recebido e utilizar essas informações para melhorar os pontos falhos, vai perceber o verdadeiro poder da comunicação.
Saiba como deve ser o relacionamento entre a agência e você
O papel da agência de marketing não é enxergar a sua empresa como uma organização que deseja obter sucesso em determinada campanha, mas um organismo vivo que está em constante processo de evolução.
O relacionamento entre ambos deve ser o mais próximo e transparente possível. Os profissionais devem trabalhar para entregar o que está acima das expectativas. Além disso, devem mostrar qual a melhor opção no cenário atual e apontar as ferramentas mais adequadas. Tudo adaptado ao contexto, objetivos e posicionamento.
Conheça os diferenciais da P3K no relacionamento com o cliente
A P3K Comunicação tem 10 anos de experiência e know-how em Comunicação Interna e Endomarketing. A equipe começa pela identificação do Diagnóstico, que é um processo investigativo sobre as percepções do público interno a respeito da comunicação na empresa. Ela analisa os canais para identificar pontos de melhoria.
A satisfação do cliente é percebida a cada campanha construída. Até porque os profissionais fazem questão de perguntar se ele está gostando do resultado e como está se sentindo em relação ao projeto. Essa troca ajuda a analisar a necessidade de ajustar detalhes que são relevantes para o alcance dos objetivos.
A agência também faz o levantamento de dados para a tomada de decisão e definição dos principais indicadores de performance. Outro diferencial é o follow up periódico, ferramenta de feedback que alinha o relacionamento e a efetividade dos projetos.
Uma das plataformas mais utilizadas é a de gestão de projetos. Por meio de login e senha, os clientes têm acesso a qualquer informação sobre as campanhas. É possível acompanhar as ações em tempo real, deixar um comentário, participar das ideias etc.
Com o histórico de atividades disponível, fica mais fácil fazer alterações, substituir algum dado relevante ou organizar um trabalho remoto fora da agência. Isso representa mais praticidade e autonomia para quem dá e recebe suporte.
A P3K se vê como a própria extensão do cliente. Prova disso é a assessoria desenvolvida para marcas famosas. Na Restoque SA foi feito um book de Diagnóstico funcional com a realização de entrevistas individuais para entender a realidade de CI.
O objetivo era integrar duas empresas: uma com a comunicação estruturada e outra não. Após uma análise, foi possível identificar o tom de voz ideal e os melhores meios para falar com o público: mural, portal, e-mail marketing e outros.
A partir dessas ferramentas, a agência implantou a Comunicação Interna na companhia de uma maneira estratégica e, principalmente, de forma unificada.
Com a adidas aconteceu algo parecido, uma vez que a marca queria se reposicionar para reforçar a cultura do esporte entre os empregados. Um dos objetivos foi estabelecer uma maior conexão entre equipe e atletas apaixonados pela marca.
Para proporcionar a todos os profissionais a vivência do esporte, a P3K Comunicação desenvolveu dinâmicas capazes de fazer os colaboradores vivenciarem a experiência e mostrarem o poder transformador do esporte na vida das pessoas.
Por meio do engajamento nas ações promovidas, os atletas selecionados tiveram a oportunidade de gravar um vídeo contando a sua história e se tornaram embaixadores da crença central ao longo da campanha. Ao final, reuniram seis histórias contadas em formato de microssérie.
Com tudo isso, foi possível alcançar o objetivo de manter os colaboradores alinhados e conectados aos assuntos que são relevantes e mais estratégicos para todas as filiais da adidas do Brasil, nos níveis regional e global.
Outra ação foi a produção de uma newsletter chamada Three Stripes Times com a curadoria dos assuntos que foram destaque na companhia. Aliás, hoje esse é o principal canal de comunicação da adidas do Brasil com os colaboradores.
Enviada por e-mail, em HTML e com um layout atrativo, as mensagens facilitam o acesso às informações e diminuem os gaps de comunicação. Todas as matérias ficam hospedadas na intranet, que recebe cerca de 1.000 acessos mensais. Quem não tem acesso ao computador recebe a versão mural.
Como você viu, é importante investir em relacionamento com o cliente de forma planejada. A qualidade da comunicação reforça o sentimento de valorização das pessoas como principal patrimônio da empresa. Isso exige estratégia para a sua marca se relacionar bem em diferentes pontos de contato. Pense nisso!
Percebeu como a P3K Comunicação pode revolucionar a cultura organizacional do seu empreendimento e fazê-lo prosperar? A agência vai te ajudar com Diagnóstico, Planejamento, Campanhas e Ações, Gestão de Conteúdo e Canais. Por isso, vamos bater um papo! Entre em contato conosco agora mesmo.