Provavelmente, você já ouviu falar de cores que estimulam o relaxamento, o apetite ou, ainda, sobre aquelas geram certo alerta a fim de atrair atenção. E quem nunca se deparou com um grande cartaz, vídeos explicativos e amostras grátis de comidas, perfumes, maquiagens, entre diversos outros produtos?
A esse tipo de estratégia damos o nome de marketing sensorial. Ela consiste em atrair e conquistar o público por meio de estímulos aos seus sentidos, que são, visão, audição, olfato, tato e paladar. A visão e a audição são os sentidos que, se bem estimulados, conquistam mais pessoas.
Todavia, este artigo não vai tratar da atração do público externo, mas do público interno. Você sabia que o uso do marketing sensorial também é capaz de atrair talentos e engajar os profissionais? Isso mesmo! Vamos explicitar, neste post, quais são os artifícios para fazer Endomarketing estimulando os sentidos dos colaboradores.
Vídeos de Endomarketing institucionais
Os vídeos de Endomarketing são estratégias de marketing sensorial muito bacanas. Em vez de ter uma pessoa falando sobre um assunto que precisa ser exposto, pode ser realizada a transmissão de um vídeo interativo.
Esses vídeos têm a característica de gerar conhecimento e transmitir informações de forma leve, didática e descontraída, prendendo a atenção dos profissionais, sendo claro e direto ao transmitir as ideias.
Cartazes motivacionais
Colocar cartazes motivacionais nos corredores da corporação é uma ótima estratégia. A cada semana, um tema pode ser escolhido para ser colocado em um quadro de avisos. Por exemplo, se tema da semana for saúde mental, um texto que aborde o tema pode ser redigido e exposto.
Com isso, os profissionais vão se sentir mais abertos e produzir conversas mais profundas. As conversas nutridas nos momentos de intervalo também são fonte de estímulo ou desânimo. Dessa forma, contribuir com temas que podem gerar assuntos interessantes é uma estratégia sábia para aprimorar a qualidade de reflexão dos profissionais.
Além disso, demais cartazes, desejando um bom dia de trabalho ou com uma frase de motivação, podem mudar o dia de uma pessoa e fazer com que ela, até mesmo, encontre soluções para seus problemas pessoais.
Intervenções teatrais usando marketing sensorial
Como foi exposto, a visão e a audição são os sentidos que mais atraem o público. Por isso, realizar o marketing sensorial por meio de grupos teatrais é uma estratégia muito inteligente. Inclusive, muitas empresas usam esses grupos para dar informações de utilidade pública, tais como a importância do exame da mama ou de próstata.
Abordar assuntos delicados de maneira lúdica é um modo bem gentil de deixar as pessoas confortáveis e abertas àquele tema. Além disso, esse tipo de abordagem pode ser feito apenas com o intuito de gerar entretenimento aos colaboradores, como depois ou antes de uma fase tensa. Alternar a tensão com esses momentos mais leves é um excelente estimulante.
Sabemos que, nesse mercado cada vez mais exigente e competitivo, fica difícil evitar situações que geram estresse. Todavia, cuidar para que o colaborador não esteja exposto apenas a isso é uma demonstração de valorização muito grande. Afinal, contribuir para a saúde mental de um indivíduo é uma atitude nobre e que deve ser cada vez mais difundida.
Grupos de exercício coletivo
O dia a dia corporativo é um convite ao sedentarismo e, com isso, muitas vezes os colaboradores desenvolvem dores musculares ou sofrem de lesão por esforço repetitivo.
Por isso, criar grupos de exercício coletivo é benéfico tanto para liberar a endorfina — que é o hormônio do prazer e se produz por meio de atividades físicas — quanto para gerar disposição e contentamento nos indivíduos.
Vale a pena separar alguns minutos no início do expediente a fim de os colaboradores fazerem alongamentos, instruídos por uma profissional capacitada.
Dessa forma, eles vão se sentir mais aptos a realizar suas tarefas de maneira positiva e livres de incômodos. Além disso, ao movimentar o corpo, as pessoas tomam uma postura mais aberta e ativa, o que os estimulará a serem mais compreensivos e proativos.
Jogos e competições internas
Jogos e competições internas são formas de unir e motivar as pessoas. Vale lembrar que essas dinâmicas devem ser conduzidas de maneira saudável, de forma a fazer com que todos colaborem entre si e possam sair beneficiados em maior e menor grau.
Realizar bingos, buscas na intranet, produzir um álbum e fazer com que os colaboradores “troquem figurinhas”, entre outras brincadeiras simples, são capazes de gerar extremo entusiasmo nas pessoas.
Os indivíduos têm o instinto natural da competição e se estimulam por meio de desafios. Logo, fornecê-los de maneira divertida e descontraída é muito benéfico para o desenrolar saudável das atividades organizacionais.
Comemoração de datas festivas e aniversários
Realizar uma confraternização mensal para agraciar os aniversariantes do mês é uma excelente estratégia de Endomarketing. Assim, você gera integração entre as pessoas e mostra que se lembrou delas. Além disso, oferecer brindes em datas comemorativas, tais como, chocolate em época de Páscoa, faz com que, de fato, o profissional se sinta em casa.
Isso ajuda a minimizar a pressão do dia a dia corporativo e a recordar que, mais do que gerar resultados, os colaboradores também criam histórias e fazem parte do alicerce que rege os sucessos da organização em comunhão com as próprias conquistas.
Dessa forma, caso precise comparecer ao trabalho em alguma data comemorativa, o indivíduo não fica tão desanimado ou insatisfeito, pois sabe que será acolhido e poderá aproveitar a temática daquele dia.
Como vimos, agregar o marketing sensorial às estratégias de Endomarketing é uma atitude muito sábia para engajar os profissionais e mostrar a eles o quanto são importantes.
Além disso, é possível auxiliá-los a sair da rotina e a criar memórias favoráveis dentro da corporação. Eles passam a se sentir parte integrante, atuando com mais engajamento. Portanto, os resultados aumentam e o clima organizacional se dá de maneira saudável.
E então, gostou do nosso post? Como se dão as estratégias de Endomarketing em sua empresa? Você conhecia o marketing sensorial? Deixe um comentário e conte suas experiências!