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4 coisas que você precisa saber sobre Endomarketing

4 coisas que você precisa saber sobre Endomarketing

Manter os colaboradores alinhados com as estratégias de negócio é uma responsabilidade e tanto. Por isso, adotar o Endomarketing como ferramenta faz parte da necessidade de qualquer organização que deseja melhorar a Comunicação Interna.

Afinal, o sucesso de uma marca não depende apenas de vendas e conversões, mas do nível de satisfação dos empregados. Isso se explica por diversos fatores, mas, principalmente, pelo fato de que pessoas felizes são mais receptivas, simpáticas e produtivas.

No post de hoje, conheça 4 coisas essenciais sobre o Endomarketing! Continue a leitura.

1. O que é Endomarketing?

É o marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como marketing interno. Esse recurso visa à promoção do engajamento dos colaboradores e de todos os envolvidos no desenvolvimento do negócio.  

2. Como o Endomarketing funciona?

Ao contrário do que possa parecer, o Endomarketing não é uma missão exclusiva do departamento de marketing, mas uma ação conjunta que envolve também o setor de Recursos Humanos e, principalmente, a Comunicação Interna da empresa. 

Tudo porque é preciso motivar os trabalhadores para que eles se sintam essenciais no progresso da organização. Para que isso seja feito da melhor forma e todos os objetivos alcançados com êxito, o RH e o time de comunicação reúnem forças para desenvolver atividades capazes de estimular uma maior participação da equipe.

Com isso, é possível torná-la cada vez mais preparada para encarar os desafios do dia a dia. Para você entender melhor, observe o case da Best Buy, um e-commerce norte-americano de produtos eletrônicos. Eles criaram um canal de comunicação muito similar a uma rede social. Nele, todo mundo pode interagir com quem quiser, independentemente da hierarquia. O resultado proporcionou uma queda absurda no índice de rotatividade de funcionários. Isso, claro, pode ser feito com ajuda de uma agência especializada no desenvolvimento do planejamento estratégico e da parte criativa, pois cada empresa é única e tem necessidades diferentes.

3. Quais as vantagens do Endomarketing?

Certamente, você já deve ter visualizado muitos benefícios de investir nessa ideia. Para confirmar as suas suposições, confira estes:

Aumenta a motivação da equipe

Quando um funcionário se sente desvalorizado, ele trabalha por simples obrigação e conta as horas para o expediente terminar. O mesmo não acontece quando ele está motivado.

Uma das vantagens do Endomarketing é a manutenção da motivação. Com ele, a equipe se torna muito mais produtiva e responsável por garantir que todos os processos internos sejam efetuados com mais qualidade e eficiência. Isso soma valor ao produto ou serviço oferecido e chama a atenção dos clientes de forma positiva.

Ajuda na retenção de talentos

Hoje, a rotatividade de funcionários é um dos principais problemas em uma empresa. Afinal, é preciso recrutar outras pessoas e treiná-las sempre que alguém abandona um cargo — fato que causa danos e prejuízos.

Com uma estratégia de Endomarketing bem-feita, os níveis de satisfação dos colaboradores aumentam. Ao mesmo tempo em que as chances de que eles permaneçam por mais tempo também se tornam maiores.

Estimula uma cultura de inovação

Quando os colaboradores estão mais engajados e participativos em relação aos processos da organização, eles têm uma visão mais completa do negócio. Nesse sentido, existe uma abertura maior para debates, troca de ideias e sugestões.

Isso resulta no surgimento de uma cultura voltada para a inovação, uma vez que novos conhecimentos são compartilhados e difundidos.

Promove o aumento das vendas

Ao mesmo tempo em que um funcionário ruim pode transmitir uma imagem negativa da qualidade dos serviços prestados pela empresa, um profissional comprometido possui uma facilidade enorme em divulgar a marca para clientes.

O resultado é notório, pois os vendedores são mais prestativos e isso ajuda a trazer mais clientes e impulsionar as vendas.

Alinha os objetivos do negócio

O Endomarketing também ajuda a alinhar os objetivos do negócio com os das pessoas. Nesse sentido, a Comunicação Interna reforça alguns conceitos como missão, visão e valores. Isso é importante para que o foco não se perca.

Os treinamentos são outra forma de direcionar o aprendizado no sentido de uniformizar as informações. Isso resulta em menos divergências entre o que a instituição deseja e como os colaboradores devem atuar.

Combina com qualquer outra estratégia

Outra vantagem do Endomarketing é que ele combina com qualquer outra estratégia que a empresa queira adotar. Isso significa que pode ser trabalhado em conjunto com ações de marketing de conteúdo ou outras, por exemplo.

É recomendável ainda que ele não seja ignorado ou substituído por outro, mas que seja trabalhado paralelamente. Leve em conta que, independentemente dos seus projetos, os colaboradores precisam de uma liderança capaz de colocá-los para cima.

4. Como aplicar Endomarketing na empresa?

O primeiro passo é definir objetivos e estabelecer um planejamento para determinar o desempenho das ações. Vamos supor que o problema da sua equipe seja desmotivação e baixa produtividade. A partir daí, você pode trabalhar para melhorar, exclusivamente, esses quesitos.

Inclusive, defina as metas a cumprir, prazos e indicadores que vão mostrar a evolução desse processo. Todas essas informações precisam ser documentadas de forma que os resultados sejam monitorados e ajustados conforme as necessidades.

O próximo passo é criar canais de Comunicação Interna para incentivar a troca de saberes e informações. Afinal, é preciso ir além de reuniões e e-mails institucionais para manter a chama da interação acesa.

Isso é importante para horizontalizar os diálogos. Ou seja, em vez de o fluxo comunicativo acontecer do líder para os liderados como se fosse uma ordem, ocorre em diferentes direções, com a participação de todos e com feedbacks valiosos.

Outra ação que deve ser colocada em prática é a adoção de uma política de benefícios. A Vale do Rio Doce, por exemplo, oferece um vale-cultura para que os funcionários adquiram livros ou participem de eventos culturais no tempo livre.

É claro que, para implantar uma estratégia como essa, é preciso, antes de tudo, estudar o perfil da equipe para identificar o prêmio mais apropriado. De nada adiantaria impor uma determinada situação se isso não representasse uma vantagem para quem vai usufruir.

Por isso, não hesite em buscar a parceria de uma agência especializada para ajudar você nessa missão. Além de todos esses aspectos que foram apresentados, também é relevante elaborar regras de reconhecimento baseadas no desempenho individual do colaborador.

Quando uma empresa investe em treinamento, ela tem profissionais mais preparados para o mercado. Assim, eles trabalham com mais qualidade, se sentem satisfeitos e valorizados. Inclusive, você pode desenvolver a sua própria estrutura de ensino.

Como você viu, o Endomarketing oferece muitas vantagens que podem levar a sua empresa para um patamar mais alto. Isso resulta em uma enorme vantagem competitiva para o seu negócio.

O que você faz ou pretende fazer para incentivar a sua equipe a produzir mais e melhor? Deixe um comentário!

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

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