• Blog
  • Como a Comunicação Interna fortalece a cultura de segurança nas empresas

Como a Comunicação Interna fortalece a cultura de segurança nas empresas

Como a Comunicação Interna fortalece a cultura de segurança nas empresas

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, somente em 2021 foram registrados 571,8 mil acidentes e 2.487 mortes relacionadas ao trabalho no Brasil, número 30% maior que o do ano anterior. Esse é um dado preocupante que reforça o quanto a cultura de segurança deve ser mais do que uma prioridade nas organizações, independentemente do seu segmento de atuação. Por isso, é importante rever como a Comunicação Interna fortalece a cultura de segurança nas empresas.

Entendemos por cultura de segurança a soma de hábitos, atitudes e comportamentos dos colaboradores que visam diminuir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. E quando uma empresa estimula essa cultura, certamente vê reflexos positivos na saúde, bem-estar e produtividade das suas pessoas.

E qual é a importância da Comunicação nesse cenário?

Para se criar ou reforçar uma cultura de segurança, prevenção de acidentes e respeito à vida em uma empresa, primeiramente é preciso manter os profissionais alinhados aos valores da companhia, hábito que conta com o apoio da Comunicação Interna.

Além disso, algumas iniciativas contribuem muito para que funcionários de todas as áreas, em especial aquelas que envolvem atividades de alto risco, se conscientizem sobre quais são os comportamentos seguros e se sintam engajados a praticá-los. Confira algumas delas:

Campanhas de prevenção

Campanhas com tom emotivo, que mostrem a importância de cada um cuidar da própria segurança e dos colegas para que, ao final do dia, todos possam voltar para suas famílias, costumam tocar as pessoas e ser bastante eficazes.

Elas enfatizam o protagonismo dos funcionários, despertam o senso de equipe e transmitem a mensagem de que valorizar a vida deve ser um compromisso de todos.

Gamificação e premiações

Apostar na gamificação pode ser uma boa opção para que os profissionais assimilem as informações com mais facilidade e de forma lúdica e dinâmica.

Os jogos promovem interação, estimulam a reflexão e incentivam ainda mais os colaboradores a praticarem atitudes seguras. Além disso, a organização pode oferecer prêmios ou reconhecimentos para aqueles que se engajarem e obtiverem as maiores pontuações em determinados desafios, por exemplo. Seja em uma competição saudável entre unidades ou áreas, seja estimulando as pessoas, individualmente, a contribuir com a segurança de todos.

Envolvimento das lideranças

É fundamental engajar os líderes nesse processo. Além de estarem atentos aos potenciais perigos, eles devem ser exemplos, praticando sempre atitudes seguras e influenciando seus times a fazerem o mesmo.

Nesse sentido, a Comunicação Interna também pode contribuir, ajudando a promover uma boa relação entre líderes e liderados, facilitando o diálogo entres as partes e orientando a melhor forma de cascatear informações. Os Diálogos Diários de Segurança (DDS) são oportunidades em que a comunicação pode instrumentalizar os líderes para tocar em temas sensíveis e importantes para todos.

Apoio em treinamentos e eventos

A realização periódica de treinamentos  e eventos como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) também contribui muito para fortalecer as normas de segurança entre os colaboradores, principalmente aqueles recém-chegados na empresa.

Essas são outras ações que podem contar com grande apoio da área de comunicação, no sentido da divulgação e incentivo à participação, além da formatação de modelos atrativos de participação, engajamento e sustentação dos temas trabalhados.

Ouvir feedbacks

Ouvir e valorizar percepções, opiniões e ideias dos funcionários é sempre muito importante, e quando o assunto é segurança, não é diferente. São eles que estão na linha de frente, executam as tarefas no dia a dia e estão expostos aos riscos. Logo, é válido promover ações como pesquisas ou canais de sugestões para que eles possam se expressar e apontar eventuais problemas. A participação das pessoas na construção de conceitos de segurança para cada área/público da empresa contribui em grande escala para o engajamento e desenvolvimento das pessoas.

E você, quer conhecer os projetos e campanhas que já desenvolvemos para fortalecer a cultura de segurança dos nossos clientes e saber como podemos ajudá-lo a fazer o mesmo na sua empresa? Então entre em contato conosco pelo [email protected] ou acesse aqui.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K