Empresas que investem em conteúdo nas redes sociais mantém relacionamento direto com consumidor

O consumidor assume hoje a postura de Prosumer, ou seja, um agente que assume postura ativa nas relações de consumo com as empresas. Atuante nas redes sociais, o cidadão é tanto consumidor quanto produtor de conteúdo.

Por isso, se torna cada vez mais imperativo que as empresas assumam o controle na gestão de conteúdo das redes sociais. Não há mais espaço para amadorismo. É necessário que ele supra o leitor com informações úteis sobre seus produtos, políticas e intenções no mercado.

Inclusive, ao entrar em redes sociais como facebook e twitter, a empresa deve estar preparada para monitorar a citação de seu nome na rede, assim como responder às sugestões, reclamações e perguntas dos consumidores.

Alguns ingredientes são indispensáveis nesse relacionamento, dentre eles a honestidade, tanto no relacionamento, como na opinião e identidade da empresa, é essencial para que haja confiança do consumidor de que a empresa realmente está disposta a ouvi-lo.

Para alcançar esses objetivos, a P3K Comunicação pode ajudá-lo com o planejamento, levantamento de público, redação, gerenciamento e monitoramento das redes sociais.

O conteúdo deve estar alinhado às políticas e identidade da empresa, partindo do pressuposto de que a comunicação com o público será de mão dupla. A empresa gera conteúdo, mas também responde à interação dos consumidores.

Outra iniciativa que ajuda a agregar valor às postagens é otimizar o conteúdo para que a experiência seja melhor quando compartilhada, especialmente com a segmentação de “tribos” de interesse.

Há formas de aumentar o compartilhamento de posts e tirar o melhor proveito das redes sociais, seja com a utilização de mídia paga, seja envolvendo todo o público interno no compartilhamento. Se o assunto é relevante e o colaborador faz questão de estar envolvido com o nome da empresa, o compartilhamento se torna ainda mais pessoal e ativo.

Estar nas redes sociais é mais do que um diferencial, é trazer a personalidade da empresa para mais perto do seu público/consumidor.