A Importância de envolver terceiros no Endomarketing

Incrível como se tem falado das estratégias e elementos do endomarketing. Sinal que há interesse por parte das empresas em conquistar e motivar o público interno através de ferramentas de comunicação.

Na internet é possível encontrar sugestões de ações voltadas ao endomarketing e dicas para criação e utilização de veículos, mas, há pouca divulgação sobre o envolvimento de terceiros nas campanhas de divulgação.

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário divulgou que o Brasil tem mais de 8 milhões de trabalhadores terceirizados, cerca de 9% da população ativa do país. Em parte devido essa prestação de serviço estar relacionada à produtividade, qualidade e baixo custo.

Seja qual for o instrumento utilizado, se a estratégia estiver vinculada a mão de obra (e indiretamente sempre estará), é preciso definir o posicionamento da empresa quanto ao relacionamento com os profissionais.

Embora não participem do quadro de funcionários, os colaboradores terceirizados também são influenciados pelo clima organizacional e inseri-los no ambiente corporativo pode trazer benefícios. Afinal, eles também precisam ser encarados como clientes internos, pois estão fisicamente e psicologicamente inseridos no dia a dia da empresa cliente.

Se encararmos a empresa como um barco, quem está a bordo precisa remar com a mesma força e senso de direção dos demais, não importa de que portos vieram os marinheiros, é preciso remar!

O envolvimento e a produtividade de funcionários e terceiros irá depender do exercício da liderança e do posicionamento com relação à comunicação interna para que seja possível direcionar pessoas a um objetivo com credibilidade, gerando uma relação respeitosa onde se possa dirimir conflitos com imparcialidade e garantir que a motivação seja estimulada em todas as direções.

Quer receber mais conteúdo como este?
Assine nossa newsletter: