• Cases

Alpargatas
Redução de inutilizados

Em 2020, a Alpargatas enfrentou um desafio em suas fábricas relacionado ao desperdício de matérias-primas e produção de itens com defeito. Esses materiais, chamados de “inutilizados”, geravam muito resíduo, danos ao meio ambiente e prejuízos financeiros à empresa.

Alpargatas

Então, a Alpa desafiou a P3K a criar uma campanha de conscientização aos seus profissionais para a redução de erros no processo de fabricação e, consequentemente, na quantidade de inutilizados. A Fábrica de Campina Grande (PB), que tem cerca de 8 mil funcionários, apresentou um quadro mais crítico, por isso foi escolhida para a implantação das ações.

Criamos, assim, a LCI (Liga de Combate aos Inutilizados), para despertar nos colaboradores o senso de pertencimento e a luta coletiva de forma lúdica e divertida, e um monstro, que representava os inutilizados e deveria ser combatido pelos membros da liga. Diversas ações foram desenvolvidas entre outubro e dezembro com a intervenção desse “mascote-monstro” na fábrica.

Máscara
Adesivo 1
Adesivo 2
Adesivo 3
Monstro
Monstro machucado

Os funcionários entraram no clima e, como resultado desse engajamento, a fábrica conseguiu reduzir o seu percentual de inutilizados de 11% para menos de 9% em apenas três meses.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Logo P3K