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Comunicação Interna para PMEs: qual o segredo?

Durante muito tempo a Comunicação Interna para PMEs foi negligenciada por boa parte dos gestores. Acontece que, de uns anos para cá, muitos perceberam a importância que ela tem para o desenvolvimento de pessoas e a melhoria de processos.

Afinal, os colaboradores podem ser os melhores embaixadores da marca. No entanto, para construir defensores fortes, autênticos e duradouros, é preciso ter um plano estratégico bem definido e estruturado.

Pensando nisso, vamos abordar como trabalhar os conflitos, a necessidade do Diagnóstico, os principais erros cometidos na comunicação, as melhores práticas e outras dicas.

Como identificar gargalos e pontos de melhoria na Comunicação Interna para PMEs?

Na própria rotina de trabalho, você vai lidar com diferentes situações que favorecem a visualização de problemas e, assim, ser capaz de pensar em pontos de melhoria. Entretanto, só observar não é o bastante para descobrir os mais variados entraves que prejudicam a comunicação.

Por isso, alguns recursos são fundamentais, como:

  • Diagnóstico de canais;
  • pesquisa de Comunicação Interna;
  • entrevistas com lideranças;
  • pesquisa com público em geral;
  • análise dos canais já existentes e suas relações com o público interno;
  • pesquisas de clima (para as empresas maiores).

Essas ações são bastante oportunas para manter o foco nos objetivos de qualquer estratégia, além de permitir mais poder na tomada de decisão e facilitar uma visão mais abrangente sobre o cenário atual do seu negócio.

Por que um Diagnóstico é necessário e como fazê-lo?

A realização do Diagnóstico é fundamental para entender as carências de Endomarketing e Comunicação Interna da companhia. Sem uma imersão completa no universo da empresa, é impossível executar um bom trabalho.

Para isso, são feitas pesquisas, entrevistas, análise e Diagnóstico de canais, focus group (entrevistas de grupo focal), entre outras práticas. Dessa forma, é possível identificar as características do público interno: sexo, idade, escolaridade, renda, assuntos de interesse e outros.

O próximo passo é criar um plano para melhorar a percepção dos colaboradores sobre a comunicação exercida. Não existe uma fórmula pronta: cada empresa é analisada isoladamente por meio do perfil social, comportamento da liderança, rotina diária etc.

Como propor uma melhoria nessa comunicação e quais as melhores práticas?

Antes de tudo, para propor melhorias é preciso conhecer o universo da empresa para entender a melhor forma de colocar as ações de Comunicação Interna e Endomarketing em prática.

Mas você deve estar se perguntando: quais práticas são essas? Conheça algumas!

Implantar uma gestão estratégica

Tenha objetivos claros e determine uma estratégia capaz de transformá-los em realidade. Feito isso, você vai ser capaz de direcionar a visão dos colaboradores, alinhar a interação da equipe com todos os departamentos e desenvolver a cultura organizacional.

Incluir a liderança

Os líderes não devem ser vistos como pessoas inacessíveis. Muito pelo contrário. Eles precisam se mostrar abertos ao diálogo cara a cara. A ideia é fazer com que todos se sintam livres para manifestar suas ideias dentro de um espaço coletivo.

Escolher os canais adequados

Existe uma série de fatores que influenciam a escolha dos melhores canais, como: área de atuação, conteúdo da mensagem, tamanho da empresa, quantidade de colaboradores etc. Muitas organizações utilizam mais de um e, ainda assim, não conseguem atingir os objetivos.

Mensurar os resultados

O sucesso de uma estratégia depende de análise constante para ser aprimorado continuamente. Faça isso com uma frequência certa para conferir se os resultados propostos estão sendo alcançados de maneira satisfatória.

Quais são os principais erros na Comunicação Interna que muitas PMEs cometem e como evitá-los?

Falta de investimento

É comum que a causa da falta de investimento seja a baixa percepção sobre a importância da Comunicação Interna. Isso acontece na sua empresa? O resultado disso é uma equipe desmotivada, sobrecarregada e improdutiva. Sem contar o uso de tecnologias ultrapassadas que não ajudam em absolutamente nada.

Responsabilidade apenas de um gestor

Comunicação eficiente não é uma via de mão única. Ou seja, o gestor sozinho não pode fazer milagres. Todos os setores da empresa (Marketing, Recursos Humanos etc) precisam dialogar entre si, saber ouvir os colaboradores e interagir.

É importante levar em conta que cada um exerce papel essencial na construção e no desenvolvimento do negócio. Portanto, o espírito de equipe é indispensável.

Falta de planejamento e ações estratégicas

Um dos maiores erros é achar que as ações de Endomarketing podem ser feitas aleatoriamente. Assim como é relevante conhecer tudo sobre o cliente externo, é preciso também identificar o perfil do cliente interno.

Só depois da etapa de Diagnóstico é possível desenvolver um planejamento coerente com as necessidades da empresa. Como por exemplo, premiar os colaboradores com uma viagem de férias sem antes estudar a melhor maneira de interagir com ele é perda de tempo e dinheiro.

Encarar a Comunicação Interna como gasto e não investimento

Outro grande equívoco é considerar que o investimento não vai acrescentar nenhuma vantagem para os resultados da empresa. Nesse sentido, o colaborador percebe a diferença entre ser premiado uma vez ou outra e ser reconhecido continuamente pelo bom trabalho. Jamais subestime o poder das ações de Endomarketing.

Não medir a efetividade das ações

Toda estratégia deve ser acompanhada, medida, analisada e melhorada sempre que for necessário. O nível de satisfação dos colaboradores é o combustível para você ter uma equipe de pessoas felizes, amigáveis, produtivas. Por isso, utilize métricas e indicadores de desempenho para medir os resultados.

Quais são as principais ações de Endomarketing e Comunicação Interna que as PMEs devem considerar implementar?

As ações dependem muito de cada cultura, mas podemos citar os 3 momentos principais do papel da comunicação dentro das empresas:

1. Informar

É estabelecer um processo de comunicação que mantenha as pessoas alinhadas. Isso significa ter mais transparência e fazer com que todos participem das mesmas informações sobre a empresa.

2. Comemorar

Comemorar é a essência do engajamento entre as pessoas. O Endomarketing celebra esses acontecimentos que podem ser por meio de uma festa, lembrança ou apenas com atitudes simples, como um protetor de tela especial ou e-mail marketing.

3. Reconhecer

Mérito pelo tempo de serviço, aniversário, destaque profissional, enfim, a comunicação pode estar envolvida nas cerimônias da empresa, fazendo de tudo para que os colaboradores se sintam privilegiados por estarem ali.

Como a P3K atua para ajudar os clientes com necessidades nessa área?

Somos uma agência que atende grandes corporações há mais de 10 anos. Estamos sempre prontos a ajudar pequenas e médias empresas a superarem as expectativas com o sucesso da Comunicação Interna.

Temos como missão promover soluções estratégicas e criativas alinhadas aos objetivos do cliente, fazendo com que ele seja referência em ambiente corporativo. Acreditamos que toda e qualquer comunicação com os colaboradores influencia positivamente no crescimento do negócio.

Utilizamos diversas metodologias, dentre elas Design Thinking, em que abordamos problemas com análise de informações, aprendemos com erros e acertos, desenvolvemos soluções de acordo com as diretrizes da empresa e seus líderes e levamos em consideração o sentimento comum entre os colaboradores.

Como você viu, a comunicação interna para PMEs não é um bicho de sete cabeças. Ao mesmo tempo, é preciso ter conhecimento técnico e as habilidades necessárias para desenvolver um projeto capaz de apresentar resultados concretos.

Que tal implementar processos de comunicação estratégica com os colaboradores e ter mais tempo livre para cuidar de outras demandas? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Dia da Mulher na P3K é pauta para reflexão

Para o Dia Internacional da Mulher, a P3K preparou um encontro cheio de significado, aprendizado e trocas. Recebemos a visita da Gabi Moura, Relações Públicas, ativista, autora e educadora, para falarmos sobre “Questões de gênero: as lutas da mulher na Comunicação e dentro do ambiente Corporativo”.

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Equipe P3K Comunicação que participou do evento

 

marcador

Marcador que foi entregue junto ao livro #MeuAmigoSecreto

 

Com base em referências bibliográficas, relatos, experiências pessoais e no capítulo “Mulheres e Comunicação: um cenário que não desce redondo” do livro #MeuAmigoSecreto, Gabi explorou temas como a representação da mulher na publicidade, questões de gênero e raça na sociedade contemporânea, os desafios e obstáculos dentro do meio corporativo, dentre outros.

 

Companheiros de colaboradoras também compareceram

 

Ao final do nosso bate-papo, todos ganharam o livro #MeuAmigoSecreto como um convite à reflexão sobre esse assunto, que é de interesse coletivo e grande responsabilidade social, além de ser parte das políticas de igualdade de gênero da agência.

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Gabi Moura na sessão de autógrafos!

 

#DiadaMulherP3K #mulheresnacomunicacao #comunicaçãointerna #P3Kcomunicacao #ColetivoNaoMeKahlo #diadamulher2017 #comunicaçãocorporativa

 

 

P3K Comunicação – 8 anos construindo histórias

No dia 15 de outubro de 2008, em uma pequena sala comercial, cinco pessoas entusiasmadas por comunicação e design deram vida à P3K Comunicação.

De lá pra cá, são muitas histórias pra contar.

Histórias de uma relação intensa com a Comunicação Interna e de importantes parcerias firmadas com clientes tão especiais como Bradesco, HEINEKEN Brasil, adidas Group, Restoque S.A, Cargill, Marisa e outras que também fizeram parte da nossa trajetória, como WOW! Nutrition, Ardagh Group, Grupo Ecorodovias, Protege, Petrocoque, Petrobras – Refinaria de Paulínia dentre outros que confiaram no nosso trabalho!

No nosso aniversário de 8 anos, também só temos a agradecer pelo profissionalismo da nossa equipe e respeito entre os colegas, construtores dessa história, que reflete na parceria que vivenciamos e entregamos aos nossos clientes.

Nextel é o novo cliente da P3K Comunicação

A P3K firma mais uma parceria de sucesso e é a agência da área de Customer Operation da Nextel. Entramos para desenvolver um amplo trabalho da Comunicação Interna com a equipe de Operações, formada por cerca de 4300 funcionários de atendimento a clientes e lojas.

A Nextel é uma empresa de comunicação pioneira na junção dos sistemas de rádio e telefonia celular, presente no Brasil há quase 20 anos. Dessa vez, o desafio será atingir um público de profissionais que são colaboradores de outra empresa, mas lidam diretamente com os produtos e clientes Nextel diretamente de Petrolina e Recife.

Dentre as missões que estão por vir, a P3K reformulará a identidade visual da Comunicação Interna dessa área da empresa, criará um novo tom de voz para a conversa com a equipe de Operações, desenvolverá campanhas de incentivo e canais de comunicação para este público, além de produção de conteúdos diversos e apresentações corporativas e treinamentos.

A Nextel é muito bem-vinda ao time P3K, que está confiante de que novos e promissores cases estão por vir!

A P3K Comunicação dá as boas-vindas à Restoque SA

Cliente conquistado em mais um processo de concorrência, a Restoque é um dos principais grupos no segmento de produção e varejo de moda premium. Após recente fusão, a companhia é atualmente composta por renomadas marcas como John John, Dudalina, Rosa Chá e Le Lis Blanc. Com pouco mais de 30 anos de mercado, a companhia é formada por marcas de firme trajetória e, algumas delas, com importante presença em ações responsáveis de cunho sustentável.

A P3K assume o desafio de propor uma reformulação na área de comunicação da empresa. Para isso, a fase de diagnóstico de cenário e clima organizacional já está em andamento. Os próximos passos para um novo momento da Restoque estarão em um Plano de Ação, que pretende otimizar e aperfeiçoar o relacionamento, incentivo, engajamento e atendimento ao público interno, gerando melhorias em toda a escala produtiva do grupo.

A Restoque procurava uma empresa especializada em Comunicação Interna que pudesse agregar valor a este novo momento da companhia e encontrou na estratégia da P3K Comunicação uma parceira.

Durante este período de parceria pretendemos trabalhar com o fortalecimento da identidade do grupo sem suplantar suas marcas. Através de um concreto planejamento de comunicação interna estratégica, vamos contribuir com a construção de uma nova cultura organizacional, trabalhando todos os pilares que sustentam o negócio: o varejo, a produção fabril, o atacado e o backoffice.

Como a CI pode atuar para minimizar o impacto de notícias negativas

Redução de pessoal, corte de benefícios, necessidade de realocação de funcionários. Estas são algumas situações delicadas e que acabam se tornando desfavoráveis para a alta administração de uma empresa, pois afetam diretamente a vida das pessoas. Apesar do desconforto e da insatisfação serem inevitáveis, a atuação da Comunicação Interna pode minimizar (e muito) estes reflexos.

Além de trazerem mudanças desagradáveis para os funcionários, estas situações geram uma expectativa muito grande que é agravada pela falta de informação. É nessa hora que um plano de comunicação eficiente – elaborado desde o começo do processo em parceria com os setores responsáveis – faz toda a diferença!

A gestão de mudanças está intrinsecamente ligada à atuação da Comunicação Interna. A força de trabalho precisa ser informada de todas as etapas do processo por meio dos mais diversificados veículos para evitar, dessa forma, os boatos e rumores da chamada “rádio peão”. O pior cenário para um momento de desmobilização ou de corte de benefícios, por exemplo, é que os funcionários fiquem sabendo das notícias por canais não oficiais.

Por pior que seja a informação, ela precisa ser disseminada antecipadamente e da maneira mais completa possível para evitar falsas expectativas. Sabe-se que muitas dessas informações são estratégicas para a empresa e, por isso, há uma certa relutância por parte da alta administração em disseminá-las. Mas é exatamente neste momento de decisão que o profissional de Comunicação Interna pode atuar, auxiliando a empresa na definição das estratégias.

Para minimizar os impactos das notícias negativas várias ações de comunicação podem ajudar, como uma mensagem do presidente da empresa ou de um representante da área de RH (no formato mais adequado ao público, como uma carta ou até mesmo um vídeo), a disponibilização de um canal direto para tirar dúvidas dos funcionários ou ainda a criação de um hotsite específico para explicar as mudanças. Cada situação é peculiar e exigirá expertise do profissional de Comunicação Interna para apontar quais os veículos mais adequados e o cronograma das ações.

ARTIGO PUBLICADO EM 16/05/16 NO SITE DA ABERJE.

P3K lidera ranking de pequenas agências de Comunicação Corporativa

O Anuário da Comunicação Corporativa 2016 da Mega Brasil foi lançado no dia 19/05 e está recheado de P3K!

Elizeo Karkoski, diretor de novos negócios, Camila Piva, diretora de inovação e tendências, e Laryssa Martins, responsável pelo Núcleo de Planejamento e Conteúdo, deram entrevista sobre como veem o cenário atual da Comunicação Interna no Brasil e de quais são as tendências daqui para frente. A matéria foi publicada na versão impressa e estará disponível em breve na versão online!

Além da entrevista, temos um anúncio produzido especialmente para a publicação.

Mas, a surpresa maior está aqui: a P3K assumiu a primeira posição no ranking das pequenas agências de Comunicação Corporativa no Brasil! Isso significa que nossos esforços em conquistar o mercado fazendo as melhores entregas em parceria com nossos clientes dá mesmo resultado!

A Mega Brasil define o ranking baseando-se em indicadores econômicos, número de funcionários e de clientes, além de relevância no mercado.

Estamos muito felizes com todas essas novidades!!!

Transformando resultados subjetivos em objetivos

Uma campanha de comunicação interna tem como premissa o subjetivo. Busca despertar sentimentos, reflexões, mudanças de comportamento ou até mesmo de cultura organizacional. Porém, ao final de uma campanha, na fase de mensuração dos resultados, não é mais o subjetivo que está em pauta. É o objetivo, o resultado concreto, a contribuição efetiva das ações para o negócio da empresa. E como o profissional de comunicação interna lida com esta dicotomia? Como transformar o subjetivo em objetivo?

Planejar uma campanha, definir o público-alvo e buscar as melhores ferramentas de comunicação são atividades já intrínsecas no dia a dia do profissional de comunicação interna. Mas a etapa final, de mensuração dos resultados, ainda representa uma lacuna das áreas de CI, interferindo, de certo modo, nas decisões da alta administração relativas aos gastos com comunicação.

No mundo corporativo, tudo é mensurado. Gastos com projetos, materiais, produção, logística… tudo isso é levado em consideração na hora de avaliar os resultados financeiros da empresa. E com as campanhas de comunicação interna não pode ser diferente. Demonstrar a contribuição de cada campanha para o alcance das metas corporativas (custo x benefício) é fundamental para que a alta administração perceba a importância das ações de CI.

Para isso, a preocupação com a mensuração dos resultados deve permear todas as etapas de uma campanha, começando já na fase de planejamento. Quais ações serão utilizadas e como posso medi-las? Tal ferramenta/veículo me possibilita obter uma avaliação posterior? Tenho como atingir meu público-alvo em todas as etapas da campanha, principalmente depois de concluídas as ações?

Por exemplo, em uma campanha que tenha como objetivo melhorar o absenteísmo, é necessário que no início haja um diagnóstico, que seja tirada uma foto da situação atual para que se possa comparar no futuro, assim, podemos medir a efetividade e até mesmo planejar correções no curso da campanha. Quanto mais se mede, mais parâmetros temos para medir.

Os profissionais têm ao seu alcance diversas ferramentas para mensurar resultados. Pesquisas qualitativas e quantitativas, entrevistas, comparação de dados pré e pós campanha, percepção dos líderes, número de acessos a publicações, compartilhamentos em redes sociais, entre outras. E todas elas ajudam a transformar uma percepção subjetiva em uma informação concreta.

Avaliar os resultados de maneira estruturada traz benefícios significativos para a comunicação interna: a percepção de que os veículos e a linguagem utilizados foram ou não adequados ao público-alvo; o reconhecimento, por parte da alta administração, da função estratégica da CI; informações para planejar campanhas futuras; um maior conhecimento do ambiente organizacional e, principalmente, subsídios para responder à clássica pergunta: – Quanto vale a comunicação?

Artigo publicado em 16/05/16 no site da Aberje.

Grupo Protege agora é cliente P3K Comunicação

A P3K Comunicação tem sido convidada a participar de vários processos de concorrência para atendimento de projetos de Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing nas maiores empresas do país. Neste ritmo, temos o prazer de atender um projeto inovador do Grupo Protege: a Universidade Corporativa.

A Universidade Corporativa representa uma nova política educacional do Grupo Protege. Dentre diversas fontes para formação e aperfeiçoamento, os colaboradores poderão realizar cursos online em trilhas de aprendizado específicas para cada cargo. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacitação, reduzir custos e aumentar a produtividade de todos os segmentos da empresa.

De acordo com o Gerente Corporativo de Recursos Humanos e Comunicação do Grupo Protege, Jorge Tavares de Almeida, a P3K será importante para o alcance dos objetivos do projeto. “Nós não temos fornecedores, e sim parceiros. Acreditamos que apenas uma parceria real pode encontrar soluções customizadas para atingirmos bons resultados”, diz.

Com 45 anos de história, o Grupo Protege atua em todas as regiões do País, com empresas de diferentes segmentos. A Protege e a Proforte atuam com segurança patrimonial e transporte de Valores; a Provig realiza capacitação e treinamento de profissionais do segmento; a Protege Segurança Eletrônica é responsável pela aplicação de tecnologia em segurança, em projetos para o mercado; a Protege Serviços oferece terceirização de mão de obra; e a Proair realiza serviços auxiliares nos aeroportos.

“Diante de tal diversidade, o Grupo Protege pretende construir uma história de sucesso com a parceria da P3K Comunicação”, afirma Jorge Tavares.

O projeto se estende até o fim deste ano e promete ser um case de sucesso.

Dia Internacional da Mulher na P3K

Mais do que comemorar as conquistas já alcançadas, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para trazer reflexão e ampliar as mensagens e reivindicações de quem luta pelos direitos das mulheres todos os dias. Afinal de contas, ainda há muito a ser feito!

Nós da P3K acreditamos no potencial transformador da comunicação e por isso este ano nos abrimos para ouvir das mulheres da P3K a opinião de cada uma acerca do que seria para elas um motivo a mais para comemorar.

Convidamos a ilustradora Pri Ferrari para abraçar conosco esse projeto e ela desenvolveu uma ilustração para cada mulher P3K, acompanhada da frase enviada. Todas que completaram a frase “Só vou comemorar quando…” viram suas ilustrações no mural do Labhour, nosso portal corporativo interno.

Neste Dia da Mulher, mais do que agradecê-las, reforçamos o compromisso de fazer a nossa parte na luta para alcançar a equidade de gênero.

Estamos nessa causa!

P3K é a nova agência de Comunicação Interna da HEINEKEN do Brasil



A P3K Comunicação é a agência de Comunicação Interna da HEINEKEN Brasil desde o início de 2016. A parceria é fruto da participação de um processo criterioso de concorrência realizado pela empresa no ano anterior.

A agência fica responsável pelo planejamento de campanhas, apoio estratégico às ações de endomarketing e Comunicação Interna, além de ter profissionais dedicados para produção de conteúdo e cobertura de eventos, assim como desenvolvimento e aplicação de identidade visual para todas as campanhas, atendendo também outras áreas internas, como Cervejarias e equipe Comercial em seus desafios diários de comunicação em todo o Brasil.

Para Elizeo Karkoski, diretor de novos negócios da P3K Comunicação, “a P3K está com a HEINEKEN Brasil como uma extensão da sua própria área de Comunicação Interna. Nosso intuito é apoiar o cliente na disseminação de seus objetivos estratégicos. Um colaborador engajado e que conhece a empresa onde trabalha percebe sua relevância no processo e a empresa alcança resultados cada vez mais visíveis e mensuráveis.”

O novo cliente fixo confirma a relevância da P3K como agência especializada em Comunicação Interna e Endomarketing, que tem como estratégia atender grandes clientes com equipes dedicadas. Hoje, atende adidas Group, Cargill e Grupo Ecorodovias, além de diversos departamentos dentro do Banco Bradesco, sempre com destaque para apoio na estratégia e produção.

adidas Group no Brasil tem a P3K como agência de Comunicação Interna para 2016

A adidas Group do Brasil é parceira da P3K Comunicação, agência especializada em Comunicação Interna Estratégica, desde meados de 2015 com vários projetos em andamento, especialmente a newsletter quinzenal do grupo.

Para 2016, a parceria se amplia e a agência agora é a responsável pelo planejamento e produção das ações estratégicas apoiando a área de Comunicação Interna da adidas Group por todo o ano, além de continuar inovando na produção de uma newsletter que mantenha o público interno jovem e descontraído sempre interessado no conteúdo.

“Acreditamos que uma Comunicação Interna forte é fundamental para conquistar produtividade, engajamento, retenção, entrega do planejamento estratégico da empresa e retorno financeiro. Com a parceria da P3K queremos reforçar ainda mais nossa estratégia de comunicação interna e continuar contribuindo para o crescimento do negócio da adidas Group no Brasil”, disse Leticia Baumann, Internal Communication Manager da adidas Group no Brasil.

Para Elizeo Karkoski, diretor de novos negócios da P3K Comunicação, “o negócio da P3K Comunicação é apoiar nossos clientes na efetivação do alinhamento estratégico dentro da companhia por meio de planejamento e mensuração, incluindo a criatividade na equação para encantar os colaboradores”.

O novo cliente fixo confirma a relevância da P3K como agência especializada em Comunicação Interna, que tem como estratégia atender grandes clientes com equipes dedicadas. Hoje, atende WOW! Nutrition, Refinaria de Paulínia (Replan) – Petrobras, B2W (Submarino Viagens), Grupo Ecorodovias, além de diversos departamentos dentro do Banco Bradesco, sempre com destaque para apoio na estratégia e produção.