• Blog
  • P3K oficializa compromisso com o Observatório da Diversidade na Propaganda

P3K oficializa compromisso com o Observatório da Diversidade na Propaganda

P3K oficializa compromisso com o Observatório da Diversidade na Propaganda

Na última quinta-feira, 27 de abril, a P3K assinou o manifesto e oficializou o seu compromisso público com o Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), ao estar presente em seu evento realizado no Ministério Público de São Paulo, como uma das agências fundadoras.

Fruto da união de um grupo de agências, o ODP é uma entidade setorial fundada oficialmente em 2021 e que visa unir o mercado na construção de metas e programas educativos com a missão de acelerar a inclusão de pessoas mais diversas na publicidade nacional.

O motivo do movimento foi a tramitação do Projeto de Lei 504, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que propunha – de forma inconstitucional – proibir pessoas  LGBTQIAPN+ na propaganda para evitar a “má influência” para crianças e adolescentes. Com a pressão por parte do mercado de comunicação, sociedade civil e de parlamentares, a Alesp decidiu que o projeto retrocedesse e voltasse às comissões onde já havia sido aprovado anteriormente.

Apesar dessa vitória a favor da diversidade na propaganda, o movimento deixou nítida a necessidade de um posicionamento estruturado em prol do avanço das pautas de inclusão de grupos minorizados no mercado publicitário em todas as suas frentes.

O Observatório é formado por dois grupos: as fundadoras, agências líderes no movimento que culminou na criação da entidade e as agências apoiadoras, que se comprometem – junto das fundadoras – a promover internamente as transformações propostas pelo ODP. As agências fundadoras são responsáveis por iniciativas e têm mais poder de decisão nas votações

Para saber mais sobre o Observatório da Diversidade na Propaganda, clique aqui.

No evento, foram discutidas as metas, indicadores e compromissos públicos que serão assumidos pelo ODP este ano. A P3K foi representada pelo Elizeo Karkoski, nosso Diretor Executivo, e Romulo Genova, Especialista de Criação da agência.

Representar as agências de Comunicação Interna, ao assinar o manifesto como uma das fundadoras, é grande motivo de orgulho para nós. Tivemos a oportunidade de ouvir pessoas que fazem parte de grupos diversos e discutimos sobre as nossas metas e próximos passos. Este é um desafio que estamos ansiosos para enfrentar!” – Elizeo Karkoski.

P3K oficializa compromisso com o Observatório da Diversidade na Propaganda

Diretor Executivo da P3K, Elizeo Karkoski, assinando o manifesto do Observatório da Diversidade na Propaganda

Liliane Rocha, da Gestão Kairós, apresentou os resultados do Censo de Diversidade das Agências Brasileiras 2023, que possui dados que demonstram a composição das empresas do setor desde o quadro geral de funcionários, com ênfase em lideranças, incluindo gerências e presidências.

O diagnóstico contou com um público total de 28 agências, entre as fundadoras e apoiadores que compõem o observatório, com uma amostragem de participação que chegou a cerca de 6.266 funcionários, e deixou claro o quanto ainda precisamos evoluir na prática da inclusão em nossas equipes e ampliar a representatividade.

Mesmo sendo homem branco cisgênero, sei por experiência própria que o mercado não é tão acolhedor para pessoas LGBTQIAPN+, e participar como representante desse público com certeza foi valioso, não só pela importância do assunto abordado no evento, mas também o contato e a liberdade de expressão que vi por lá: pessoas como eu, falando sobre algo nosso.” – Romulo Genova.

Para ficar por dentro de como foi o evento, confira a cobertura realizada em nosso Instagram e não deixe de seguir as nossas redes sociais para saber mais sobre Observatório da Diversidade na Propaganda.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K