Sem dúvida, a Comunicação Interna é uma área que vem ganhando visibilidade nas empresas, por conta dos bons resultados que têm apresentado em diferentes companhias, de diversos ramos. Até por isso, atualmente, é comum que o foco, ao falar da área, seja planejamento, canais e resultados, como já postamos no nosso blog. Mas isso vai muito além da criatividade, afinal, o que é preciso para superar desafios de criação em Comunicação Interna?
Do planejamento ao resultado, há processos que envolvem muitos colaboradores e muitas áreas para que os objetivos sejam alcançados, e um deles é a Criação. Compartilhando aspectos que já conhecemos da comunicação externa (Publicidade e Marketing), a CI ainda é um campo pouco explorado, com muito a ser realizado, onde os profissionais criativos da área têm encontrado seus próprios desafios:
Você, sendo cliente ou criação, se identificou com esse cenário?
Como agência especializada em Comunicação Interna, consultamos nossos profissionais criativos e listamos algumas dicas para contornar os desafios da criação na área. Confira!
Desvende o cliente
A falta de guia ou direcionamento exclusivo para CI é um gap que a área de criação sempre enfrenta, por isso mergulhar no universo do cliente e descobrir a linguagem visual e verbal, ou seja, como a empresa se comunica com seus colaboradores, é essencial para um boa entrega.
Faça parte do planejamento
O envolvimento da equipe de criação no planejamento é fundamental para tirar ações do papel e alcançar os objetivos esperados.
Abuse da criatividade
Não é clichê! Essa é a chave para tornar os trabalhos significativos e estratégicos. É preciso percorrer caminhos alternativos para alcançar as expectativas do cliente com um orçamento limitado.
Busque a integração da equipe e cliente
O processo criativo em equipe é sempre mais divertido e frutífero. As trocas diárias são fundamentais para a melhor solução nas entregas, acrescentando muito ao design final.
Aqui na P3K Comunicação acreditamos que Comunicação Interna é o caminho para empresas mais humanas e mais transparentes, e o processo criativo é parte fundamental para alcançar os valores intangíveis – como engajamento e senso de pertencimento -, dentro de um público tão diverso de uma companhia: da liderança ao público operacional. Conheça mais sobre nós aqui.