Terceirização da Comunicação


Seguindo as tendências do mercado em diversos setores, a comunicação passa a ter cada vez mais relevância nas corporações e também nas empresas de médio e pequeno porte. Um departamento de Comunicação Corporativa, com profissionais qualificados e sempre disponíveis para o pronto atendimento, representa um significativo aumento de eficácia das ações, afinal o departamento de comunicação trabalha em conjunto com todas as áreas da empresa, interligando e integrando suas atividades.

Em contrapartida, um departamento exclusivo de comunicação demanda um investimento alto, principalmente para a contratação de jornalistas, publicitários, designers e ainda oferecer recursos técnicos e materiais para seu funcionamento, ou seja, criar uma empresa paralela de outro ramo.

A área de recursos humanos da maioria das empresas não tem conhecimentos específicos que permitam estabelecer critérios e parâmetros para a seleção e contratação desses colaboradores, especialmente pelo perfil dos profissionais, que podem acabar desmotivados com baixas perspectivas de planos de carreira, por exemplo.

Empresas e profissionais da comunicação precisam de constante atualização devido aos frequentes avanços das mídias, das novas tecnologias, e das ferramentas de informação.
Nesse processo entram as empresas terceirizadas de comunicação, que oferecem, entre outros benefícios, profissionais capacitados e um grande leque de serviços, inclusive contando com todos os softwares necessários para o desenvolvimento de campanhas e materiais de qualidade.

As agências de comunicação podem avaliar e selecionar profissionais qualificados, oferecendo a oportunidade do plano de carreira, cursos de especialização e todos os recursos necessários para o desenvolvimento das mídias, motivando e conquistando altos níveis de qualidade no trabalho da equipe.

Além de organizar a comunicação interna, as agências se dedicam a zelar pela imagem, acompanhar iniciativas de marketing, criar e oficializar padrões de comunicação, sempre alinhadas com os objetivos da empresa.

A relação com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores é uma tarefa de comunicação essencial para o bom funcionamento de uma empresa, independente do porte ou ramo de atividade.

Uma comunicação fraca ou inconsistente compromete a imagem de uma empresa diante de seu público interno e externo, dificultando a execução das atividades e prejudicando seu desempenho no desenvolvimento de novos projetos.

Por todos esses motivos, a contratação de uma empresa que seja responsável pelo planejamento e produção de sua comunicação, possibilita a manutenção de uma equipe motivada, stakeholders alinhados aos seus princípios empresariais e clientes satisfeitos com a transparência de seus propósitos e visibilidade dos produtos.