Confira os insights para evitar o excesso de informações (infoxicação) na Comunicação Interna colhidos no 3º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com os Colaboradores.
Você dispara no mínimo e-mails com comunicados na sua empresa e sempre com textão? Manda ainda um volume bom de chamadas no WhatsApp, um alerta no Teams, mais um conteúdo na rede social corporativa, também na TV, dentre outros canais? Os colaboradores relatam que não conseguem consumir todo o volume de informação que é compartilhada diariamente? Então você tem o desafio de combater a infoxicação. Mas o que é isso?
Infoxicação é um termo dado para o excesso de informação, que tem se tornado uma constante em nossas vidas profissionais e pessoais. Este fenômeno não apenas sobrecarrega nossas capacidades cognitivas, mas também eleva os níveis de ansiedade, afetando a saúde mental e a produtividade no trabalho.
Este foi o tema do painel que a P3K participou no 3º Fórum das Empresas que Melhor se Comunicam com os Colaboradores, uma iniciativa realizada pela Melhor RH e plataforma Negócios de Comunicação. Nosso Diretor Executivo, Elizeo Karkoski, esteve ao lado de Marcelo Consetino, da Toyota do Brasil e Luciane Reis, da Nutrien Soluções Agrícolas, dialogando sobre estratégias para lidar e diminuir a infoxicação nas organizações.
Neste artigo, trouxemos alguns dos insights valiosos que foram compartilhados:
CONHECIMENTO DO PÚBLICO-ALVO
É crucial entender que a informação deve ser direcionada e relevante, evitando a sobrecarga de comunicações não essenciais.
CURADORIA DE CONTEÚDO
As equipes de comunicação devem atuar como curadoras, selecionando e articulando informações que suportem os objetivos estratégicos da organização.
ESCUTA ATIVA
Ouvir atentamente as necessidades e os feedbacks dos colaboradores é fundamental para ajustar a comunicação e torná-la mais eficaz.
PRIORIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Definir claramente quais informações são prioritárias e estratégicas ajuda a alinhar a comunicação aos objetivos da empresa.
USO ADEQUADO DOS CANAIS
Adaptar as mensagens aos canais mais apropriados para cada tipo de informação, garantindo que o conteúdo seja entregue de maneira eficiente.
MENSAGENS-CHAVE E CONCISÃO
Focar nas mensagens essenciais sobre tópicos relevantes, evitando dispersão e redundância.
ABORDAGEM ESTRATÉGICA
Reduzir o volume de comunicações por meio de estratégias pensadas para maximizar o impacto com menos conteúdo.
MENSURAÇÃO QUALITATIVA
Priorizar avaliações qualitativas que forneçam insights mais profundos sobre o impacto da comunicação.
LIDERANÇA COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO
Reconhecer e capacitar líderes como agentes chave na disseminação de informações importantes.
PROGRAMAS DE INFLUENCIADORES
Implementar iniciativas de influenciadores internos, para promover a democratização da informação e melhorar o fluxo comunicacional dentro da organização.
Agradecemos à Melhor RH e à Plataforma de Comunicação pelo espaço colaborativo e enriquecedor.
Para aqueles que não puderam participar ao vivo, podem assistir à gravação completa com todos os insights e ensinamentos no Youtube clicando aqui.