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O que é o senso de pertencimento nas empresas e por que ele é tão importante?

O que é o senso de pertencimento nas empresas e por que ele é tão importante?

O senso de pertencimento nas empresas é visto no momento em que o profissional passa a vestir a camisa da corporação. Ter colaboradores com esse sentimento é de extrema relevância para o engajamento da equipe, o aumento da produtividade e a melhoria do clima organizacional.

Muitos funcionários passam a maior parte de seus dias no ambiente de trabalho, por isso é indispensável que esse local seja agradável e desperte o desejo de contribuição e crescimento. É preciso explicitar que o sucesso do negócio representa, consequentemente, o sucesso do funcionário. Dessa forma, será possível conquistar aliados para atingir o sucesso.

Fazer uso das ferramentas de Endomarketing é fundamental para satisfazer o público interno. Neste artigo, vamos apresentar algumas dessas etapas para estimular a força de trabalho e os motivos da relevância de se atentar para a criação do senso de pertencimento nas empresas.

Melhore a Comunicação Interna

Comunicação Interna é de extrema importância para desenvolver o senso de pertencimento nas empresas. É por meio dela que os profissionais da empresa se relacionam e expõem suas considerações. Além disso, por meio da Comunicação Interna, os líderes da companhia transmitem suas expectativas e solicitações sobre o negócio.

Quando esse processo não está bem alinhado, muitos mal-entendidos podem ser gerados. Por isso busque desenvolver sempre a qualidade na comunicação, tenha empatia para compreender o ponto do outro, aplique e receba feedbacks com abertura e sabedoria, não aja de forma rude e desenvolva o hábito da escuta ativa. Ouvir também é se comunicar e escutar o outro com atenção e consideração é indispensável.

Defina uma visão para a equipe

Muitas vezes, uma equipe se desestimula por não conseguir ver o sentido do trabalho que está sendo realizado. Para isso não acontecer, crie uma visão para o seu time. Busque definir como, em quanto tempo e aonde a equipe deve chegar. Estabeleça, ainda, o que o grupo terá de benefício ao conquistar essa meta.

Ao criar esses objetivos de forma realista e realizável, além de ampliar o sucesso na gestão, produtividade e obtenção de resultados, aumenta-se também a motivação dos funcionários bem como a união da equipe, em prol de um objetivo comum que será positivo a todos.

Estabeleça um plano de carreira

Os profissionais da atualidade já não se contentam apenas com a estabilidade em uma corporação, eles estão em busca de crescimento e reconhecimento. Por isso, ter um plano de carreira é indispensável para promover o senso de pertencimento nas empresas. Demonstre aos seus funcionários até onde eles podem chegar, o que devem fazer para crescer dentro da companhia e em quanto tempo podem subir de cargo.

Dessa forma, o colaborador pode ampliar cada vez mais sua dedicação e capital intelectual para crescer na organização. Vale lembrar que só devem ser apresentadas ao profissional promessas que a empresa tem certeza que conseguirá cumprir. Caso contrário, a probabilidade de gerar descrédito e desânimo é imensa.

Um processo de Endomarketing que valorize os benefícios da organização como diferencial na carreira dos colaboradores também pode ser bem interessante.

Promova momentos de descontração

É um equívoco acreditar que no ambiente corporativo cabe apenas a seriedade. Muitas vezes para amenizar o clima de cobranças e datas, é interessante usar ferramentas de Endomarketing para criar momentos de descontração entre os colaboradores.

Busque promover um momento para jogos, tais como bingo, no qual os colaboradores serão premiados. Ou pequenas confraternizações, seja de aniversário ou ocasionada pelo alcance de uma meta em equipe.

Mostre ao time que eles são vistos como seres humanos e não como máquinas geradoras de resultados. Deixe claro que a corporação os valoriza e atua em prol do seu bem-estar e de sua satisfação com o dia a dia de trabalho. Dessa forma, os colaboradores passam a trabalhar com menos tensão e mais interesse em progredir e agir positivamente dentro da empresa.

Aprimore os processos de integração

No momento em que um novo profissional dá início à sua carreira na organização, é importante se atentar ao modo como esse indivíduo será integrado ao restante da equipe. Essa entrada é o ponto-chave para o bom ou mau desempenho desse colaborador. Trabalhar para que ele se sinta à vontade, esteja alinhado à cultura organizacional e passe também a vestir a camisa da corporação é essencial para a manutenção do sucesso da equipe.

Para que isso ocorra, informe tudo o que for possível de forma clara e objetiva. Dê um tempo para que o funcionário possa se sentir à vontade, apresente-o aos demais membros da equipe e aos setores da organização de um modo geral. Escolha um membro veterano para ficar de apoio ao novato por um tempo, de modo que consiga sanar dúvidas sérias sobre sua prática e esteja aberto para questionamentos e apontamentos feitos pelo novo funcionário.

Atue de forma ética e transparente

É inútil seguir todos os passos citados sem que o passo atual seja incorporado com extremo comprometimento. Por mais que as metas estejam em evidência e os resultados precisem ser entregues, nunca haverá justificativa para atos antiéticos na rotina corporativa. Deixar isso alinhado aos colaboradores é uma das formas mais eficientes de promover o senso de pertencimento nas empresas.

Busque agir de forma justa e transparente, encontre caminhos para chegar ao objetivo que sejam corretos e que não contribuam para a derrota de ninguém. Promova sucesso sem prejudicar terceiros, dessa forma, além de vitórias você obtém também aliados. E ter aliados é saber que terá com quem contar no momento em que ocorrerem possíveis complicações.

Como vimos, o senso de pertencimento nas empresas é gerado por meio da melhoria da Comunicação Interna, atrelada à visão, justiça e transparência no dia a dia do profissional. Cuide do Endomarketing de sua corporação da mesma forma que você se empenha nas estratégias externas e terá resultados imensuráveis. Dessa forma, sua equipe vai se mostrar engajada, confiante e satisfeita; agindo de forma intensiva para a obtenção de retornos cada vez mais positivos e para a criação de ideias inovadoras.

E então? Está pronto para promover o sentimento de pertencimento em sua equipe? Que tal ajudar seus amigos a fazer o mesmo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

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