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Promova mais integração e a produtividade com a Comunicação Interna

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Promova mais integração e a produtividade com a Comunicação Interna

Investir na comunicação com o público é essencial para uma marca. São as ações, propagandas e ferramentas do tipo que permitem que ela ganhe a visibilidade, admiração e, principalmente, a confiança de clientes e fornecedores.

No entanto, de nada adianta a instituição se mostrar encantadora para seu público externo se não conta com um público interno coeso e que compartilha de seus ideais.

A postura adotada para com o mundo deve estar alinhada com aquela praticada no ambiente de trabalho, já que os colaboradores são verdadeiros representantes do negócio e influenciam sua reputação e credibilidade.

No post de hoje explicamos como a Comunicação Interna pode promover a integração e a produtividade dos colaboradores, otimizando os resultados da empresa como um todo. Acompanhe!

A Comunicação Interna e suas estratégias

A Comunicação Interna é uma subárea da comunicação integrada, tendo por objetivo principal o monitoramento do compartilhamento de informações no ambiente corporativo e fortalecimento das ações dos profissionais do negócio de forma estratégica.

Essas informações, por sua vez, podem estar relacionadas com mensagens que propaguem os valores, a visão e a missão da instituição, bem como com táticas de posicionamento no mercado ou recomendações dadas a certo grupo de profissionais da empresa, como metas ou orientações para um setor.

Neste sentido, ela é ferramenta útil para eliminar ruídos no ambiente corporativo e garantir que os colaboradores estejam devidamente alinhados com os discursos e metas da organização, ao passo que estabelece para eles condutas desejáveis que vão de encontro com o que é pregado pela empresa.

Uma boa estratégia de Comunicação Interna, desta forma, analisa os canais do negócio (redes sociais corporativas, mural impresso, intranet, TV corporativa etc) e avalia seu funcionamento periodicamente, a fim de garantir que as mensagens transmitidas cheguem a seu público sem nenhum problema.

A importância da Comunicação Interna para a atividade-fim de uma empresa

Manter uma Comunicação Interna estratégica é essencial para qualquer empresa, já que apenas assim ela é capaz de alinhar seus setores e fazer com que cada colaborador tenha bem definido qual é o seu papel na cadeia de processos do negócio. Mas não é só isso! Entenda o que ela pode fazer para a atividade-fim da companhia:

Alinhar discurso e objetivos

Manter a Comunicação Interna funcional é a melhorar maneira de garantir que os colaboradores comungarão dos valores e missão da empresa, bem como que acompanharão os posicionamentos e discursos oficiais da companhia.

Contar com profissionais que conhecem os valores do negócio e que também prezam por eles é a melhor maneira de garantir que qualquer tipo de incoerência ou mal entendido não ocorrerá.

Além disso, manter uma boa Comunicação Interna pode fazer com que os colaboradores trabalhem em função dos objetivos do negócio em longo e curto prazo, o que afeta diretamente o rendimento da empresa, já que faz com que trabalhem de maneira mais focada e sempre visando o alcance dos desafios que lhe foram propostos.

Aumentar a produtividade e integração

Ao fazer com que o time trabalhe de forma coesa para alcançar o que for proposto pela empresa, é comum que erros ou atrasos em projetos que tenham como causa a falta de integração do pessoal deixem de existir, o que acaba por tornar a produção mais qualificada e eficiente.

Aumentar a motivação e diminuir a rotatividade na empresa

Investir em Comunicação Interna é uma atitude que o setor de RH da sua companhia também deve apoiar, afinal, a transparência no repasse de informações, alinhamento quanto às metas e integração entre times é capaz de fazer com que os colaboradores sintam-se mais motivados e, consequentemente, fiquem mais engajados com suas tarefas.

Além disso, influencia positivamente no clima organizacional da instituição, evitando conflitos e diminuindo também a taxa de rotatividade na empresa, o que contribui para otimizar seus resultados.

Como a Comunicação Interna deixa os setores das empresas mais eficientes

Uma boa comunicação é capaz de aproximar polos distantes, já que uma mensagem pode ser enviada e recebida integralmente em questão de segundos. Essa possibilidade é um grande trunfo sobretudo para companhias que contam com diversos setores, afinal, todos fazem parte de um mesmo processo para se chegar a um mesmo resultado.

A aproximação dos colaboradores, assim, é primordial para que a empresa crie um ambiente harmonioso, aumente o sentimento de pertencimento e satisfação de cada um e ainda torne seus processos internos mais eficientes, o que faz com que seu público interno fique devidamente alinhado ao público externo.

Para tanto, é importante criar mudanças não apenas nos canais de comunicação, mas também no ambiente corporativo, já que os espaços físicos de trabalho devem refletir a realidade globalizada e interconectada que as empresas já têm. Vale fazer um almoço em ocasiões especiais, comemorações pelo alcance de metas etc.

Os problemas causados pela falta de ações em Comunicação Interna

Grande parcela dos administradores ainda não reconhecem a importância do investimento em uma boa estratégia de Comunicação Interna e não contam com profissionais especializados no assunto para fortalecer os canais de seu negócio.

Canais de comunicação bagunçados podem fazer com que mensagens oficiais da empresa e comunicados importantes acabem não chegando para todos os destinatários ou, pior ainda, que as mensagens não estejam de acordo com o original, o que pode atrapalhar todo o processo produtivo da instituição.

A missão, os valores e objetivos da empresa podem estar impressos em crachás e cartazes, mas de nada adianta isso se os seus profissionais não os internalizam e praticam no dia a dia em sua rotina de trabalho, afinal, eles são verdadeiros representantes do negócio.

Lembre-se: grandes diferenças entre a maneira de pensar da instituição e de seus profissionais podem fazer com que eles não tenham um sentimento de união e pertencimento, trazendo resultados ruins e diminuindo a produtividade, além de afetar o clima organizacional e criar um ambiente de trabalho bem desconfortável.

Agora que você já sabe como a Comunicação Interna pode promover mais integração e produtividade em uma instituição, que tal também conhecer as melhores práticas para otimizá-la em seu negócio? Boa leitura!

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