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Aqui você encontra os principais temas do mundo da Comunicação Interna

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P3K patrocina o 16º Congresso de Comunicação Interna

A P3K Comunicação é um dos patrocinadores do 16º Congresso de Comunicação Interna, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2012.

“Obtenha uma visão estratégica da Comunicação Interna”. Essa é a frase de ordem do 16º Congresso, que propõe que os profissionais da área de Comunicação Interna de diferentes segmentos pensem fora da caixa para resolver os desafios do dia a dia.

O evento contará com 30 palestrantes, 2 workshops pré-seminário, 11 palestras e 13 estudos de caso com cases de empresas nos setores de energia elétrica, mineração e siderurgia, construção, petróleo e gás, financeiro, bens de consumo, healthcare e varejo.

Para obter mais informações e a programação completa do evento, acesse www.informagroup.com.br/ci, ou entre em contato com a equipe organizadora pelo telefone (11) 3017-6888 ou email [email protected]

 

 

Intranet – Informações de qualidade

Assim como todos os dias é necessário entrar em alguns portais de notícias na Internet para saber o que de novo há no mundo, é importante manter o público interno informado de tudo o que for de interesse para a organização.

É esse o papel da Intranet nas empresas, fazer com que os colaboradores estejam alinhados com as informações mais importantes a fim de desempenhar seu papel no dia a dia com maior qualidade.

O principal objetivo de uma Intranet é centralizar informações, formulários, documentos e notícias. É através de um bom canal interno que o funcionário recebe os instrumentos para se manter atualizado.

A Intranet deve ser um canal de comunicação direto entre a empresa e seus colaboradores, assim como entre departamentos, o que leva a redução de custos, de impressão e ligações, por exemplo, e mais velocidade na distribuição do que é relevante dentro da empresa.

Além do visual, que deve ter a identidade da empresa, é importante dar atenção especial ao conteúdo. Para ambos os casos, a P3K Comunicação pode ajudá-lo, com a redação de conteúdo de forma dinâmica e direcionada de acordo com o público.

Além dos comunicados oficiais disponíveis, é imprescindível que a informação no ambiente da organização seja tratada na forma de notícia, o que atrai a atenção do colaborador, tornando o conteúdo mais atraente e interessante. Consequentemente, a comunicação interna se torna mais efetiva e eficaz.

Além disso, os comunicados podem ser tratados também em forma de imagens, vídeos, infográficos ou, ainda, com a união de diferentes mídias, com exposição de gráficos dinâmicos, que sempre tornam os números mais atrativos.

Uma Intranet oferece melhores práticas em eficiência operacional. Os empregados terão acesso mais rápido a informações mais precisas. Com melhor conhecimento, colaboradores têm condições de criar melhor relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros.

 

E-mail Marketing é o mais eficaz meio de comunicação

Na hora de eleger um canal que possa iniciar o contato com um público-alvo específico, em termos de promoção, crescimento e evolução de um site, blog ou negócio online, o e-mail markerting pode ser considerado obrigatório.

O e-mail marketing é a mídia mais aceita para receber conteúdo promocional, é muito utilizado pela população economicamente ativa do país e sua audiência é mensurável, uma vez que se pode confirmar a leitura pelo acesso (clique) ou feedback à campanha.

Estudo feito pela Forrester Research, projeta um crescimento contínuo desta mídia nos EUA, atingindo mais de 840 bilhões de mensagens em 2013, cenário que se reproduz também no Brasil.

No conceito de e-mail marketing, devemos associá-lo com a criação de relações, aumento do conhecimento, criação de imagem, proximidade, reputação, credibilidade e bidirecionalidade da comunicação.

Todas essas características facilitam identificar as preferências de cada consumidor e explorar o potencial segmentado em outras comunicações, como e-mail, telefone, SMS e redes sociais.

É claro que, muito além de um cadastro, com endereços de e-mail válidos e que representem seu público-alvo, a informação e a apresentação do material são as peças mais importantes na composição do e-mail marketing.

Alguns dos componentes indispensáveis para que a publicação cumpra seu papel de interação com o público estão:

– Informação clara
– Linguagem criativa, apropriada ao público-alvo
– Aparência atrativa, com layout criativo e aderente ao objetivo

Importante ter em mente que toda comunicação leva em conta o receptor com suas reações, sendo a comunicação uma via de mão dupla. Por isso, o e-mail marketing deve conter as formas de contato com a empresa, como link direto para o site ou página da promoção, e-mail para contato e telefone, quando for o caso.

Tudo deve ser pensado e planejado de acordo com os objetivos da campanha que tem como um dos instrumentos o e-mail marketing. Por isso, estabeleça a meta, selecione um público e a P3K Comunicação desenvolve as peças que conquistarão seus clientes! Podemos ajudar a definir a linguagem e o visual que mais atenda às necessidades da sua empresa, seja no planejamento de uma campanha, promoção ou comunicação com um público-alvo específico.

 

 

Blogs corporativos agregam valor às empresas

É por meio de um blog que a empresa tem condições de melhorar o relacionamento com o cliente e ter sua imagem amplificada, garantindo a reputação que a organização precisa ter.

Comunicação Interna melhora a colaboração

A comunicação é uma via de mão dupla. Dentro das Organizações, já foi o tempo em que a comunicação era verticalizada, em que apenas as diretrizes da empresa eram levadas até os funcionários sem levar em consideração os anseios ou, até mesmo, o entendimento das mensagens.

Em uma empresa, é importante que as diretrizes sejam comunicadas de modo a facilitar a interação entre colaboradores e estratégias, levando e trazendo informações que agreguem valor à produtividade.

A comunicação exerce um extraordinário poder no equilíbrio, desenvolvimento e expansão das empresas, devendo constituir-se em uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções. Para tal, devemos levar em consideração, inclusive, o ambiente organizacional, cultura da empresa e linguagem adequada para públicos específicos.

Nesse cenário, é essencial que todas as etapas do processo sejam cumpridas a fim de planejar a melhor estrutura de comunicação interna de acordo com as necessidades da empresa. E tudo começa com o diagnóstico. Uma entrevista com as principais áreas envolvidas na geração de conteúdo deve identificar que informações serão levadas e através de que canais.

Nada de imposição de doutrinas, mas, ao contrário, promover o envolvimento dos colaboradores com uma ideia que beneficiará toda a empresa. Comunicação interna como forma de correlacionar aprendizagem organizacional.

A vantagem em se ter uma equipe de consultoria em comunicação interna é poder desenvolver iniciativas inovadoras, com textos criativos e design inovador, aderente a cultura organizacional, dando uma nova roupagem às principais informações de forma a envolver a equipe com uma ideia.

A P3K Comunicação pode fazer isso pela sua empresa, agregando design, planejamento e atendimento das necessidades. Seja para uma campanha de endomarketing específica ou para o desenvolvimento de uma área, ou ainda para a produção e implantação de meios que facilitem a comunicação da sua empresa, conte conosco!

A integração começa com o manual de boas-vindas e com uma boa estratégia de Comunicação Interna

Projetos de integração durante as primeiras semanas de trabalho desenvolvem um papel fundamental para adaptação do novo colaborador. Estes são os primeiros contatos com a estrutura organizacional, imagem, reputação e cultura da companhia. É a partir desses elementos que o funcionário sente vontade de vestir a camisa da empresa!

O papel da CI na integração de um novo colaborador é estratégico.  A produção de um bom conteúdo, que deixe clara todas as informações que o colaborador precisa saber em um primeiro momento, é fundamental. Faz parte do trabalho de Comunicação Interna, junto com áreas parceiras como Gestão de Pessoas, acertar o tom desse “amor à primeira vista”, e pode ser por meio de materiais mais inovadores, como um vídeo storytelling, até os mais simples e efetivos, como o manual de boas-vindas.

O manual é um dos mais importantes instrumentos de integração do novo colaborador à rotina da empresa. É através das informações contidas nele que as dúvidas desse público poderão ser minimizadas, além de facilitar sua inserção no mundo da organização.

A primeira estratégia de conteúdo é definir quais assuntos deverão ser abordados no manual de boas-vindas. Para começar, fale da missão, visão e dos valores da empresa, assim como um breve histórico, o ramo de atividade, os produtos e/ou serviços integram essa primeira parte. Em seguida, reúna informações úteis ao desempenho profissional, como apresentação de departamentos, regras de conduta, direitos e deveres, benefícios etc. Outro ponto que não pode faltar, sendo um dos principais benefícios do manual de boas-vindas, é que ele exponha como as coisas na empresa devem funcionar, deixá-lo a par da cultura interna antes mesmo de começar as atividades. É importante ainda que mensagens de motivação sejam distribuídas pelo conteúdo do manual de boas-vindas, inclusive com texto assinado pelo principal representante da empresa, seja fundador(a), diretor(a) ou superintendente, lembrando que as pessoas são parte importante da organização.

Todas essas informações, assim como outras necessárias, devem ser organizadas no manual de boas-vindas com layout adequado, imagens interessantes que representem a linguagem visual da empresa, assim como textos diretos e curtos que refletem o tom de voz da Comunicação Interna.

Lembrando que não há uma formula pronta, é necessário que cada empresa tenha o seu manual alinhado com o ramo de atividade, políticas, cultura, público interno (perfil dos colaboradores) etc. É possível, inclusive, que algumas empresas tenham manuais de boas-vindas específicos para cada setor. No manual de boas-vindas da P3K Comunicação, por exemplo, constam 10 mandamentos, ou seja, algumas dicas da nossa cultura, assim como informações sobre políticas de RH, de segurança de informação, política de redes sociais, regras para organização de arquivos digitais e estrutura de diretórios dos servidores, entre outras informações relevantes para nosso dia a dia.

Nós também podemos te ajudar a montar o seu manual de boas-vindas! Nosso projeto começa com pesquisa, passa pela seleção de conteúdo e criação de textos e termina no design e diagramação. Consulte-nos, temos uma equipe preparada para te atender!

 

Terceirização da Comunicação

Seguindo as tendências do mercado em diversos setores, a comunicação passa a ter cada vez mais relevância nas corporações e também nas empresas de médio e pequeno porte. Um departamento de Comunicação Corporativa, com profissionais qualificados e sempre disponíveis para o pronto atendimento, representa um significativo aumento de eficácia das ações, afinal o departamento de comunicação trabalha em conjunto com todas as áreas da empresa, interligando e integrando suas atividades.

Em contrapartida, um departamento exclusivo de comunicação demanda um investimento alto, principalmente para a contratação de jornalistas, publicitários, designers e ainda oferecer recursos técnicos e materiais para seu funcionamento, ou seja, criar uma empresa paralela de outro ramo.

A área de recursos humanos da maioria das empresas não tem conhecimentos específicos que permitam estabelecer critérios e parâmetros para a seleção e contratação desses colaboradores, especialmente pelo perfil dos profissionais, que podem acabar desmotivados com baixas perspectivas de planos de carreira, por exemplo.

Empresas e profissionais da comunicação precisam de constante atualização devido aos frequentes avanços das mídias, das novas tecnologias, e das ferramentas de informação.
Nesse processo entram as empresas terceirizadas de comunicação, que oferecem, entre outros benefícios, profissionais capacitados e um grande leque de serviços, inclusive contando com todos os softwares necessários para o desenvolvimento de campanhas e materiais de qualidade.

As agências de comunicação podem avaliar e selecionar profissionais qualificados, oferecendo a oportunidade do plano de carreira, cursos de especialização e todos os recursos necessários para o desenvolvimento das mídias, motivando e conquistando altos níveis de qualidade no trabalho da equipe.

Além de organizar a comunicação interna, as agências se dedicam a zelar pela imagem, acompanhar iniciativas de marketing, criar e oficializar padrões de comunicação, sempre alinhadas com os objetivos da empresa.

A relação com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores é uma tarefa de comunicação essencial para o bom funcionamento de uma empresa, independente do porte ou ramo de atividade.

Uma comunicação fraca ou inconsistente compromete a imagem de uma empresa diante de seu público interno e externo, dificultando a execução das atividades e prejudicando seu desempenho no desenvolvimento de novos projetos.

Por todos esses motivos, a contratação de uma empresa que seja responsável pelo planejamento e produção de sua comunicação, possibilita a manutenção de uma equipe motivada, stakeholders alinhados aos seus princípios empresariais e clientes satisfeitos com a transparência de seus propósitos e visibilidade dos produtos.

78º Seminário Nacional SPCs

A P3K Comunicação esteve presente no 78º Seminário Nacional de SPCs (SPC Brasil e você é Garra e Ação!), o evento aconteceu em Brasília nos dias 31/03 e 01/04 e reuniu cerca de 500 pessoas.

A P3K Comunicação foi responsável pela criação da nova campanha Garra e Ação e da identidade visual do evento.

A temática motivacional foi escolhida após um amplo estudo junto com o marketing do SPC Brasil. Segundo o dicionário GARRA quer dizer: empenho em fazer algo, e AÇÃO: poder de efetuar uma atividade (movimento, energia).
Sabemos que para alcançar objetivos é preciso empenho, movimento e energia, podemos dizer então que precisamos de GARRA e AÇÃO!

As palavras também são citadas em um trecho do hino da nação lojista, que a partir desse evento será cantando pelas pessoas do SPC Brasil com muito mais vibração.

O evento contou com o ilustre convidado Rodrigo Pimentel ex capitão do BOPE e roteirista do filme Tropa de elite, que falou sobre “como montar uma tropa de elite!”, também esteve presente o presidente do SPC BRASIL Roberto Alfeu que falou sobre a fórmula do sucesso (pessoas) e o presidente da CNDL Roque Pellizzaro.

Foram divulgados os novos vídeos, que já podem ser vistos no canal SPC Brasil do Youtube https://www.youtube.com/user/spcbrasilcomunica

Onde está a comunicação?

Vivemos e respiramos comunicação. Repetimos essa máxima com tanta certeza que nem pensamos sobre sua influência em nossa rotina… Então que me deparei com a informação de que 60% das nossas ações diárias estão ligadas à comunicação. Será?

1. Falar ao telefone

2. Responder a um e-mail

3. Conversar nos corredores

4. Fechar negócios

5. Participar de reuniões

6. Fazer uma apresentação

7. Compartilhar informações com a equipe

8. Dar entrevistas jornalísticas

Precisamos dar atenção a nossa maneira de nos comunicar. Peter Drucker escreveu que 60% de todos os problemas administrativos resultam de ineficácia na comunicação. Hoje, com o mundo cada vez mais globalizado, informatizado e repleto de mídias sociais é preciso atenção dobrada com a comunicação, esteja ela relacionada à pessoa ou empresa.

Algo mudou?

Parece que, enfim, algo mudou na Área de Comunicação… Googlando por novidades me deparei com a frase: ‘o atendimento (e não a propaganda) é a verdadeira alma do negócio’. Desculpe-me se há alguém que não concorda com a colocação, mas, desde que o pós-vendas caiu no gosto popular, o consumidor não é mais o mesmo.

Sem dúvidas isso é bom. Afinal, quem quer ser mal atendido em uma negociação desde o primeiro contato?

Por isso que são traçadas estratégias para estimular e preparar àqueles que têm contato direto com o público. Que fique claro que não se trata de carisma. Mas, da prestação de um serviço conforme o combinado, respeitando o contrato, antecipando equívocos e sendo ágil na oferta de soluções.

Neste contexto, a Comunicação deve captar a essência da necessidade do cliente, sugerindo outras opções de negócios conforme o perfil identificado. Munir o profissional de ferramentas de apoio e de divulgação da própria marca é parte do negócio.

Não esqueça a propaganda, mas, valorize sua marca através do melhor divulgação: sua equipe!

Se atender bem é uma arte, vale lembrar-se do ditado: “Atender bem para atender sempre!”.

A Importância de envolver terceiros no Endomarketing

Incrível como se tem falado das estratégias e elementos do Endomarketing. Sinal que há interesse por parte das empresas em conquistar e motivar o público interno através de ferramentas de comunicação.

Na internet é possível encontrar sugestões de ações voltadas ao endomarketing e dicas para criação e utilização de veículos, mas, há pouca divulgação sobre o envolvimento de terceiros nas campanhas de divulgação.

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário divulgou que o Brasil tem mais de 8 milhões de trabalhadores terceirizados, cerca de 9% da população ativa do país. Em parte devido essa prestação de serviço estar relacionada à produtividade, qualidade e baixo custo.

Seja qual for o instrumento utilizado, se a estratégia estiver vinculada a mão de obra (e indiretamente sempre estará), é preciso definir o posicionamento da empresa quanto ao relacionamento com os profissionais.

Embora não participem do quadro de funcionários, os colaboradores terceirizados também são influenciados pelo clima organizacional e inseri-los no ambiente corporativo pode trazer benefícios. Afinal, eles também precisam ser encarados como clientes internos, pois estão fisicamente e psicologicamente inseridos no dia a dia da empresa cliente.

Se encararmos a empresa como um barco, quem está a bordo precisa remar com a mesma força e senso de direção dos demais, não importa de que portos vieram os marinheiros, é preciso remar!

O envolvimento e a produtividade de funcionários e terceiros irá depender do exercício da liderança e do posicionamento com relação à comunicação interna para que seja possível direcionar pessoas a um objetivo com credibilidade, gerando uma relação respeitosa onde se possa dirimir conflitos com imparcialidade e garantir que a motivação seja estimulada em todas as direções.

O sucesso nos instrumentos de Comunicação Interna

Hoje é comum observar nas empresas o uso de ferramentas de comunicação: informativos online, jornal mural, jornal interno, banners, e uma série de outros veículos destinados à comunicação em massa. Mas será que as pessoas usam esses canais da maneira correta?

Primeiramente é indispensável seguir uma padronização lingüística que facilite o atendimento e relacionamento com todos os níveis hierárquicos corporativos e valorize os profissionais sem que aparente existir bajulação para com a executiva empresarial. Mas o sucesso dos instrumentos de comunicação ainda depende de outros 5 fatores: diversidade, planejamento, conteúdo relevante, visual atraente e opção de feedback.

Diversidade

A criação deve ser inovadora, buscando atingir o imprevisível. É necessário surpreender o público quanto à utilização dos veículos de comunicação. Como exemplo: ao invés de criar um banner na intranet, utilize um floor-door na entrada do prédio. Importante que, independente do meio de comunicação, o foco esteja voltado ao conteúdo qualitativo.

Planejamento
O planejamento deve ser feito a partir da definição dos assuntos a serem veiculados: social, ambiental, esportivo, produtos e serviços da empresa, motivação, interesse feminino, interesse masculino, saúde, tendência de mercado da empresa. Com o foco identificado, é hora de planejar o lançamento. Vale fazer uma agenda anual onde cada assunto tem sua data de lançamento e expiração. É na fase de planejamento que são definidas as campanhas internas, ligadas as metas da empresa.

Conteúdo relevante
O conteúdo para as peças deverão atender as expectativas da empresa e dos funcionários. É válido o estudo da cultura local para que seja traçado o perfil do público interno. Com os dados apurados, deve-se definir como e quando comunicar. Obviamente alguns temas despertam mais interesse que outros. No caso dos temas que despertam menor interesse é necessário estimular ainda mais o receptor. Para isso são adotadas técnicas específicas, como por exemplo: layout mais atrativo, texto mais objetivo, linguagem HQ, elaboração de campanhas específicas, quizz, estímulos através de premiações, etc.

Visual atraente
Uma peça bem planejada e elaborada transmite mais credibilidade e atratividade. Já que estamos falando do nosso público interno, porque não utilizar do mesmo capricho e preocupação estética das campanhas de publicidade da empresa? Seu público merece esta preocupação. Fugir da imagem de comunicação amadora traz inúmeros benefícios aos departamentos de comunicação interna, como visibilidade e credibilidade. Se comunicar visualmente da maneira correta pode proporcionar inúmeras mudanças, já que as cores e formas carregam em si códigos e sensações de linguagem visual importantes para obter êxito nas campanhas.

Opção de feedback
Manter canais de comunicação abertos faz com que o público interno tenha a percepção de que sua opinião, seja ela para elogios, criticas ou sugestões é de grande valia. Com esse conhecimento, as Áreas de Comunicação podem identificar os pontos a serem explorados e/ou melhorados. A opção do feedback e da participação dos públicos internos é importante para lembrar a todos que o papel da comunicação é ser bilateral, participativa e enriquecedora para todos os níveis hierárquicos da empresa.

Seguindo esses passos, com muita dedicação, você poderá estar seguro de que a mensagem será transmitida e compreendida!
O sucesso de seus instrumentos de comunicação é resultado da sua maneira de se comunicar, visualmente e emocionalmente.