No último 25 de junho, o Teatro Bravos, em São Paulo, sediou discussões importantes para a evolução da Comunicação na era de transições: a 8ª edição do Aberje Trends. O evento contou com o nosso Diretor Executivo, Elizeo Karkoski, como speaker, representando a P3K no painel “O Desafio da Comunicação Interna na Transição de Mídias e Gerações”.
Durante o papo, que abordou as estratégias para conectar e engajar as diferentes gerações, Elizeo esteve ao lado de grandes nomes do nosso segmento, como David Grinberg, VP de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, Rejane Braz, Gerente Executiva de Comunicação do Banco BS2 e Fabrício Biondo, VP de Comunicação Corporativa LATAM da Stellantis.
Para a P3K, participar e apoiar de eventos como esse, como a maior agência de Comunicação Interna e Endomarketing do país, reforça a nossa contribuição para a evolução do nosso segmento. Neste artigo, você pode conferir os principais insights e reflexões deste e de outros painéis do evento, conectados ao nosso universo, além de conferir cases reais de como aplicá-los na Comunicação Interna da sua empresa.
Mensuração, reputação de marca e adaptação às tendências
Vivemos em um mundo altamente volátil, que nos leva a interpretar qualquer novidade como tendência a ser seguida pelos negócios. Porém, cabe aos profissionais envolvidos analisar quais delas realmente geram impactos positivos para a organização.
E para saber quais ações e mudanças estão gerando resultados, mesmo que a longo prazo, é preciso haver mensuração constante. Estamos falando de uma análise de dados contínua, mensal ou até semanal, para compreender verdadeiramente quais são os gaps da comunicação da empresa.
Acessar somente um resumo dos dados anuais pode dificultar a visão real do cenário e fazer com que se percam insights valiosos, que impactam diretamente o negócio, mesmo que de forma intangível. Social listening e pesquisas qualitativas são fundamentais, mas são os dados analisados recorrentemente que apoiam na compreensão da relevância de cada informação.
A Inteligência Artificial é uma inimiga?
Ao discutir tendências, é impossível não mencionar a Inteligência Artificial (IA), que tem sido tanto uma aliada quanto uma adversária para os profissionais de comunicação. O uso da IA ainda é cercado por uma aura de desconfiança, em grande parte devido a sua associação com práticas controversas, como a criação de deep fakes, o temor de substituição de postos de trabalho, a apropriação indevida de conteúdo criativo e o potencial de prejudicar a reputação de marcas por meio da disseminação de notícias falsas.
Mas a verdade não é bem assim. A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa para apoiar a criatividade e produtividade dos profissionais, não substituí-los. No caso da Comunicação Interna, pode ser utilizada de diversas formas que facilitam o dia a dia dos colaboradores e otimizam processos.
A importância de conhecer o seu público
Uma comunicação assertiva necessita de um objetivo claro. A escolha de uma narrativa adequada é essencial para transmitir mensagens que criem conexões genuínas e promovam o engajamento. Porém, para desenvolvê-las de forma mais direcionada e significativa, a equipe de Comunicação Interna precisa possuir uma compreensão profunda do público que receberá as ações.
Neste contexto, o diagnóstico de Comunicação Interna se torna ainda mais relevante, ao permitir uma grande imersão no cenário atual da empresa, além de como os colaboradores entendem a sua cultura organizacional e os canais de comunicação internos da organização.
Não existe mais, necessariamente, uma linguagem unificada para toda a organização. A mensagem é a mesma, mas a linguagem precisa ser adaptada para o tom de voz de cada público, para que se haja interesse e compreensão.
Se possuímos o desejo de impactar positivamente a vida e o cotidiano dos colaboradores, precisamos não apenas oferecer oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades e reconhecer suas contribuições, mas também criar um ambiente que encoraja a expressão de sua individualidade, pois a diversidade traz a inovação. E o primeiro passo é conhecer o seu público.
Por isso, a P3K apoiou a Alpargatas, um de seus clientes, a realizar uma campanha para impulsionar os colaboradores a participarem da pesquisa de Diversidade e Inclusão que, devido à sua aplicação global, precisou ser pensada considerando públicos com realidades e culturas diferentes. A ação permitiu uma reestruturação do Programa de Diversidade da empresa e provou, na prática, a importância de uma comunicação assertiva e segmentada.
Influenciadores internos e o mundo digital
Hoje, ao planejarmos uma ação, não pensamos apenas no canal em que ela será divulgada, como era no passado. Um grande fator para as decisões é o público que a comunicação deve atingir e qual a estratégia para conquistar este objetivo.
Partindo desse raciocínio, algo que vêm ganhando grande relevância são os influenciadores internos, que trazem a liberdade (com responsabilidade) para os colaboradores compartilharem as suas experiências com a empresa, assim como as campanhas do momento.
Essa estratégia, quando implantada em uma empresa preparada para esta inclusão, possibilita que a comunicação chegue até onde os colaboradores estão, com o uso de redes sociais e uma linguagem mais próxima, além de uma visão ampla e multiplataforma, influenciando por meio da informação.
Como demonstrado no benchmarking de influenciadores internos realizado pela P3K, esta é uma estratégia de engajamento cada vez mais utilizada na Comunicação Interna, Cultura e Marca Empregadora e vai ao encontro com a tendência de comunicação feita de pessoas para pessoas. Neste sentido, uma pesquisa realizada pela Nielsen, líder global em medição, dados e análises de audiência, reforça esse movimento: pessoas confiam mais em pessoas do que em marcas.
Por que ter uma liderança comunicadora?
Não poderíamos deixar de citar o principal ponto das últimas pesquisas de tendências da Aberje. Na edição de 2024, engajar as lideranças como comunicadores foi tido como o maior desafio enfrentado por 64% das organizações. Então, como atingir um maior alcance da liderança, garantindo autenticidade e efetividade?
Para os painelistas do evento, tudo começa na escuta ativa e no desejo de aprender e entender, que deve ser cultivado e desenvolvido nos líderes das organizações. O segredo é não ter receio de compartilhar experiências, fracassos e superações. O líder não é um herói inalcançável e não precisa ser visto como tal.
Com humildade, sinceridade e transparência, mesmo em momentos de crise, a liderança conseguirá atingir uma conexão muito mais genuína com seus liderados, possibilitando uma comunicação mais engajadora e significativa.
Para identificar os gaps e oportunidades, desenvolvendo um plano de ação para sanar os desafios e impulsionar as fortalezas de cada líder, desenvolvendo as suas skills, a P3K oferece um serviço completo, com opções para treinamentos, workshops, sensibilização e conteúdos para manutenção e desenvolvimento contínuo. E, claro, com mensuração do sucesso da estratégia.
Comunicação como alavanca para impulsionar o negócio
Algo que foi reforçado diversas vezes durante o evento foi a capacidade que a Comunicação Interna possui para impulsionar os resultados das organizações, com ferramentas como o storytelling, a conexão com a cultura e a estratégia da empresa, bem como com a proposta de valor ao colaborador — o EVP (Employee Value Proposition).
A Comunicação Interna é a catalisadora dos benefícios de se trabalhar na empresa e o propósito da organização, pois os torna palpáveis para os colaboradores. Um exemplo disso é o case que a P3K desenvolveu para a Techint, para a divulgação do seu programa de bem-estar.
Na P3K, seguimos desafiando os limites da comunicação, levando agilidade para a comunicação dos nossos clientes, sempre alinhados à cultura organizacional, e pensando em como cada público receberá e entenderá a mensagem. O que se torna possível por um importante motivo: conhecemos bem as empresas com as quais trabalhamos e estamos sempre atentos às tendências do nosso segmento.
Agradecemos novamente a Aberje pela parceria e oportunidade de estar presente neste evento, onde nossa equipe pôde reencontrar alguns dos nossos parceiros, como Rodrigo Cogo (Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede) e Alessandra Becker (Fale Consultoras), além de nossas clientes da Mosaic e do Grupo CCR.
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