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Saiba qual é o papel da comunicação na segurança da informação nas empresas

Saiba qual é o papel da comunicação na segurança da informação nas empresas

A transformação digital é um caminho sem volta e estamos cada vez mais conectados. Celulares, computadores, tablets, assistentes virtuais e outras tecnologias já fazem parte das nossas vidas, trazendo uma série de facilidades. Essa realidade também acende um alerta com relação à segurança da informação e à forma como olhamos para os nossos dados. E é fundamental que todos saibam o papel da comunicação na segurança da informação.

É muito importante saber que os dados se tornaram algo muito valioso, já que, com eles, é possível monitorar o comportamento das pessoas, identificar potenciais consumidores e, consequentemente, lucrar. Em um evento sobre o assunto realizado em São Paulo, em 2019, o CEO da Mastercard, Ajay Banga, chegou a afirmar que os dados são o novo petróleo.

E é por conta de todo esse contexto que o número de cibercriminosos – indivíduos mal-intencionados que tentam roubar os dados de pessoas e organizações por meio de ataques virtuais e vazamentos de informações – vem se tornando cada vez maior.

Segurança de dados nas empresas e a Comunicação Interna

Empresas lidam a todo momento com dados de clientes, funcionários e fornecedores, além daqueles sensíveis e estratégicos ao seu próprio negócio, e é por isso que devem estar muito atentas à segurança da informação.

Atualmente, existem inúmeros softwares e mecanismos que ajudam a proteger os sistemas e dados, bem como profissionais que se dedicam exclusivamente a isso dentro das instituições. No entanto, há um ponto crucial que não depende de soluções tecnológicas: o comportamento dos colaboradores. E é aí que a comunicação interna tem um papel estratégico.

Em toda organização, é fundamental que os funcionários estejam familiarizados com os assuntos que fazem parte desse universo, tais como cuidado com senhas, compartilhamento de arquivos, divulgação de informações, armadilhas virtuais (chamadas de phishing), VPN, entre outros, para que ela consiga se blindar de ameaças cibernéticas. E cabe à área de comunicação contribuir para o planejamento e desenvolvimento de ações que divulguem essas questões e promovam a conscientização do público interno, entre as quais podemos desatacar:

  • Elaboração de manuais de condutas, cartilhas e outros materiais permanentes;
  • Realização de treinamentos, debates e workshops com especialistas;
  • Campanhas de segurança da informação.

O papel da comunicação na segurança da informação das empresas é claro. Muitas empresas já têm um nível de maturidade maior com relação ao tema e outras nem tanto. Dessa forma, é válido fazer um diagnóstico para entender quais são as ameaças, além de envolver lideranças e fazer um bom planejamento das estratégias e ações.

E, mais do que comunicar, é necessário ainda engajar as pessoas de forma criativa para que elas abracem a causa. Confira alguns exemplos de campanhas de segurança da informação realizadas pela P3K para a Heineken.

Por fim, vale ressaltar que as campanhas de segurança da informação devem provocar não apenas mudanças pontuais, como uma verdadeira transformação na cultura!

E então, quer falar sobre segurança da informação na sua organização, mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco que vamos te contar como podemos ajudar você!

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

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