• Blog
  • Impact Comms reúne alta liderança para diálogo sobre o que esperam dos profissionais de Comunicação Interna

Impact Comms reúne alta liderança para diálogo sobre o que esperam dos profissionais de Comunicação Interna

Impact Comms reúne alta liderança para diálogo sobre o que esperam dos profissionais de Comunicação Interna

Em junho, a segunda edição do Impact Comms: comunicação com resultados, reuniu a alta liderança de empresas para um diálogo sobre o que as organizações esperam de nós, profissionais de Comunicação Interna, em um evento híbrido no inovabra habitat e com apoio da Aberje.

O evento faz parte do movimento de mesmo nome, que nasceu em 2023, com a premissa de revisitar o posicionamento da área no mercado e o desejo de transformar a forma como as empresas se comunicam com os seus colaboradores.

Realizado pela P3K Comunicação, Indicafix e Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, o grande papo aberto trouxe insights valiosos sobre a atuação desses profissionais no dia a dia para a geração de uma comunicação que impacta e gera resultados reais.

Com 200 participantes presenciais e mais de 400 pessoas no online, o evento foi um verdadeiro sucesso, proporcionando a todos reflexões que podem transformar a comunicação nas empresas.

O Diretor Executivo da P3K, Elizeo Karkoski, e a fundadora e CEO da Indicafix, Suzel Figueiredo, foram os mediadores das conversas. Rodrigo Cogo, Diretor e Curador de Conteúdo da Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, participou como apresentador do evento.

Neste artigo, compartilharemos alguns dos principais temas abordados e um breve resumo da programação do evento.

Comunicação humanizada traz resultados aos negócios

Após um momento reservado para o café de boas-vindas e networking entre os participantes, o primeiro painel do evento se iniciou, contando com Reynaldo Goto, CCO da BRF, Marcos Ivo, CFO da Klabin, Marcos Matos, Co-Fundador e CEO da eureciclo, como painelistas, e Suzel Figueiredo como mediadora.

Impact Comms 2024

Alguns dos principais insights foram:

  • A necessidade de a comunicação ser honesta, empática, simples e impactante;
  • Para possuir bons resultados, a liderança precisa ter uma boa comunicação com suas equipes, mas precisa ser preparada para tal;
  • Apesar de termos técnicos serem necessários para algumas comunicações (como as de Compliance), isso não significa que não possamos aproveitar da criatividade e simplicidade para que seja clara e engajadora;
  • A motivação para o engajamento será diferente para cada pessoa. Por isso, a comunicação precisa ser segmentada e personalizada;
  • É essencial focar no que realmente é importante ser comunicado e reforçar estes temas sempre que possível, pois somente assim haverá real conexão com a mensagem;
  • Todas as atividades precisam ter como foco promover internamente uma maior conexão com o propósito da organização e o trabalho com paixão;
  • Engajamento acontece quando se há conexão com uma causa.

Como a comunicação e a inovação podem trabalhar juntas?

No segundo painel do Impact Comms, contamos com Rafaela Provensi, COO da Único, e Bárbara Toledo, Diretora de Consumo e Retail Strategy para a América

 

Latina da Intel, como painelistas, e Elizeo Karkoski como mediador.

Impact Comms 2024

Alguns dos principais insights foram:

  • Além de conectar o planejamento estratégico do ano aos indicadores da empresa, é fundamental sempre mensurar as comunicações;
  • Ao criar uma campanha, é importante ter clareza dos objetivos e definir logo no início como será feita a mensuração dos resultados, observando assim o engajamento, a compreensão da mensagem e, consequentemente, se a comunicação foi efetiva;
  • As áreas de Comunicação Interna precisam se posicionar como parte do negócio, não somente como aquela que cuida da ponta do processo;
  • Os profissionais de Comunicação Interna precisam entender profundamente o negócio, visando o seu objetivo estratégico em tudo o que desenvolverem. Assim, a área conquistará espaço na organização e terá uma comunicação que gere resultados.

Profissional que impacta

Impact Comms 2024

Para fechar o evento, houve uma surpresa especial ao apresentador do evento, Rodrigo Cogo. Com mais de 30 anos de experiência na área, o profissional atualmente se dedica na gestão de conteúdos para qualificar o mercado e contribui com a formação de profissionais de alto nível.

Por todas as suas realizações, ao longo da sua trajetória profissional, ele inaugura uma nova premiação do Impact Comms, sendo o comunicador que impacta de 2024. O Rodrigo realizou uma publicação em suas redes sociais, com um vídeo do momento, que você pode conferir clicando aqui.

Quer ficar por dentro de mais insights?

Com o diferencial de contar com executivos como painelistas, não apenas profissionais de Comunicação Interna, este evento trouxe insights valiosos para todos os que atuam na área. São tantos que, para evoluir a visão de negócios e da nossa área, apenas um artigo não basta!

Por isso, nas próximas semanas divulgaremos trechos do Impact Comms em nosso Instagram e LinkedIn, para contribuir ainda mais com as divulgações das reflexões do evento. Siga nossas redes e acompanhe para não perder nada.

Você também pode conferir o manifesto da comunicação que impacta clicando aqui e contribuir com a disseminação da mensagem principal do evento, compartilhando em suas redes.

Como o evento ficou gravado, você pode também compartilhá-lo em suas redes por meio deste link.

A primeira edição – 2023

A primeira edição do Impact Comms, realizada em julho de 2023, na B3, também ficou gravada. Se você não assistiu ou deseja relembrar, pode conferir todos os detalhes na cobertura completa e o vídeo na íntegra.

O mercado já enxerga o papel da área na geração de confiança, credibilidade, engajamento e produtividade, que refletem na reputação da empresa e em sua marca empregadora, o que é essencial para a perpetuidade da organização no mercado. No entanto, muitos desafios ainda persistem e nós precisamos evoluir enquanto área e enquanto comunicadores que somos.

 

Se inspirou e deseja transformar a Comunicação Interna da sua empresa, gerando mais impacto e resultados? Fale com a P3K!

Rafaela Borges

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K