Em junho, a segunda edição do Impact Comms: comunicação com resultados, reuniu a alta liderança de empresas para um diálogo sobre o que as organizações esperam de nós, profissionais de Comunicação Interna, em um evento híbrido no inovabra habitat e com apoio da Aberje.
O evento faz parte do movimento de mesmo nome, que nasceu em 2023, com a premissa de revisitar o posicionamento da área no mercado e o desejo de transformar a forma como as empresas se comunicam com os seus colaboradores.
Realizado pela P3K Comunicação, Indicafix e Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, o grande papo aberto trouxe insights valiosos sobre a atuação desses profissionais no dia a dia para a geração de uma comunicação que impacta e gera resultados reais.
Com 200 participantes presenciais e mais de 400 pessoas no online, o evento foi um verdadeiro sucesso, proporcionando a todos reflexões que podem transformar a comunicação nas empresas.
O Diretor Executivo da P3K, Elizeo Karkoski, e a fundadora e CEO da Indicafix, Suzel Figueiredo, foram os mediadores das conversas. Rodrigo Cogo, Diretor e Curador de Conteúdo da Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, participou como apresentador do evento.
Neste artigo, compartilharemos alguns dos principais temas abordados e um breve resumo da programação do evento.
Comunicação humanizada traz resultados aos negócios
Após um momento reservado para o café de boas-vindas e networking entre os participantes, o primeiro painel do evento se iniciou, contando com Reynaldo Goto, CCO da BRF, Marcos Ivo, CFO da Klabin, Marcos Matos, Co-Fundador e CEO da eureciclo, como painelistas, e Suzel Figueiredo como mediadora.
Alguns dos principais insights foram:
- A necessidade de a comunicação ser honesta, empática, simples e impactante;
- Para possuir bons resultados, a liderança precisa ter uma boa comunicação com suas equipes, mas precisa ser preparada para tal;
- Apesar de termos técnicos serem necessários para algumas comunicações (como as de Compliance), isso não significa que não possamos aproveitar da criatividade e simplicidade para que seja clara e engajadora;
- A motivação para o engajamento será diferente para cada pessoa. Por isso, a comunicação precisa ser segmentada e personalizada;
- É essencial focar no que realmente é importante ser comunicado e reforçar estes temas sempre que possível, pois somente assim haverá real conexão com a mensagem;
- Todas as atividades precisam ter como foco promover internamente uma maior conexão com o propósito da organização e o trabalho com paixão;
- Engajamento acontece quando se há conexão com uma causa.
Como a comunicação e a inovação podem trabalhar juntas?
No segundo painel do Impact Comms, contamos com Rafaela Provensi, COO da Único, e Bárbara Toledo, Diretora de Consumo e Retail Strategy para a América
Latina da Intel, como painelistas, e Elizeo Karkoski como mediador.
Alguns dos principais insights foram:
- Além de conectar o planejamento estratégico do ano aos indicadores da empresa, é fundamental sempre mensurar as comunicações;
- Ao criar uma campanha, é importante ter clareza dos objetivos e definir logo no início como será feita a mensuração dos resultados, observando assim o engajamento, a compreensão da mensagem e, consequentemente, se a comunicação foi efetiva;
- As áreas de Comunicação Interna precisam se posicionar como parte do negócio, não somente como aquela que cuida da ponta do processo;
- Os profissionais de Comunicação Interna precisam entender profundamente o negócio, visando o seu objetivo estratégico em tudo o que desenvolverem. Assim, a área conquistará espaço na organização e terá uma comunicação que gere resultados.
Profissional que impacta
Para fechar o evento, houve uma surpresa especial ao apresentador do evento, Rodrigo Cogo. Com mais de 30 anos de experiência na área, o profissional atualmente se dedica na gestão de conteúdos para qualificar o mercado e contribui com a formação de profissionais de alto nível.
Por todas as suas realizações, ao longo da sua trajetória profissional, ele inaugura uma nova premiação do Impact Comms, sendo o comunicador que impacta de 2024. O Rodrigo realizou uma publicação em suas redes sociais, com um vídeo do momento, que você pode conferir clicando aqui.
Quer ficar por dentro de mais insights?
Com o diferencial de contar com executivos como painelistas, não apenas profissionais de Comunicação Interna, este evento trouxe insights valiosos para todos os que atuam na área. São tantos que, para evoluir a visão de negócios e da nossa área, apenas um artigo não basta!
Por isso, nas próximas semanas divulgaremos trechos do Impact Comms em nosso Instagram e LinkedIn, para contribuir ainda mais com as divulgações das reflexões do evento. Siga nossas redes e acompanhe para não perder nada.
Você também pode conferir o manifesto da comunicação que impacta clicando aqui e contribuir com a disseminação da mensagem principal do evento, compartilhando em suas redes.
Como o evento ficou gravado, você pode também compartilhá-lo em suas redes por meio deste link.
A primeira edição – 2023
A primeira edição do Impact Comms, realizada em julho de 2023, na B3, também ficou gravada. Se você não assistiu ou deseja relembrar, pode conferir todos os detalhes na cobertura completa e o vídeo na íntegra.
O mercado já enxerga o papel da área na geração de confiança, credibilidade, engajamento e produtividade, que refletem na reputação da empresa e em sua marca empregadora, o que é essencial para a perpetuidade da organização no mercado. No entanto, muitos desafios ainda persistem e nós precisamos evoluir enquanto área e enquanto comunicadores que somos.
Se inspirou e deseja transformar a Comunicação Interna da sua empresa, gerando mais impacto e resultados? Fale com a P3K!