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Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: os desafios da diversidade nas organizações!

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: os desafios da diversidade nas organizações!

Como signatária do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), a P3K tem um compromisso com promoção da Diversidade e Inclusão. Isso se reflete não só na cultura da agência, mas também na maneira como conduzimos nossos negócios e campanhas junto aos nossos clientes, garantindo que a diversidade e a inclusão seja uma prática diária.

Por isso, no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, realizamos uma roda de conversa online com o nosso time, mediada pela especialista de Diversidade e Inclusão da Neoenergia e nossa cliente, Vivian Romanelli, para explorarmos os desafios que ainda enfrentamos na jornada de construção de ambientes corporativos mais diversos e inclusivos.

Reflexões da Roda de Conversa

Vivian compartilhou as práticas da Neoenergia, além de sua experiência e insights valiosos sobre Diversidade e Inclusão nas organizações, abordando como realizar ações efetivas para tornar o ambiente profissional realmente mais igualitário, com respeito e oportunidades para todos. E destacou alguns desafios:

“A gente faz sensibilização sobre diversidade e inclusão há muitos anos, mas chega um momento que a gente percebe que são sempre as mesmas pessoas que estão lá. Então, a gente começou a pensar em formas de falar de diversidade com pessoas que não queriam saber desse tema.”

Para ela, o engajamento com a diversidade não deve ser visto como um evento isolado, mas como parte integrante da estratégia e da cultura empresarial.

Estratégias para uma verdadeira cultura de D&I

É preciso que a inclusão permeie todas as práticas de negócios, se mantendo um compromisso constante com a evolução das políticas de D&I e abordagens que incluam:

Educação e treinamento contínuo

Assegurar que todos os funcionários recebam formação regular sobre diversidade, equidade e inclusão.

Políticas claras de D&I

Implementar e manter políticas que promovam um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo.

Comunicação aberta e suporte

Fomentar um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para expressar suas identidades e discutir questões de diversidade.

Ações práticas de engajamento

Realizar eventos, workshops e discussões frequentes que mantenham o tema em evidência.

Ações afirmativas

Para mexer os ponteiros e realmente promover mudanças, é necessário que se implante programa afirmativo voltado para públicos considerados minorizados no mundo corporativo e garantir o acolhimento, o respeito e a promoção do desenvolvimento dessas pessoas internamente.

Pesquisa e diagnóstico de D&I

Realizar censo e diagnóstico é uma ótima forma de garantir que as ações e estratégias de D&I estão sendo efetivas e percebidas, além de saber como melhorar continuamente.

Um exemplo é o projeto que a P3K realizou em parceria com a Alpargatas. A campanha garantiu um engajamento massivo dos colaboradores em uma pesquisa abrangente. O objetivo foi entender as percepções e experiências de D&I dentro da empresa, fornecendo direcionadores que ajudaram a moldar políticas internas mais inclusivas.

A Alpargatas buscou implementar iniciativas que assegurassem não apenas a inclusão, mas também a equidade no desenvolvimento de carreira das pessoas da organização, com a visão de que um ambiente diverso é essencial para a inovação e crescimento sustentável da empresa.

A realidade LGBTQIA+

Dados de uma pesquisa do Infojobs mostram a realidade enfrentada por profissionais LGBTQIA+ nas empresas brasileiras. Conforme o levantamento, ainda há muito a se fazer para garantir que o universo corporativo se torne mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas.

  • Cerca de 95% dos entrevistados percebem preconceitos velados no ambiente de trabalho, que representam barreiras reais ao crescimento profissional.
  • 82% afirmaram que nunca estiveram em organizações com programas específicos para a contratação ou desenvolvimento de profissionais LGBTQIA+
  • 67,3% relataram ter enfrentado preconceito durante processos seletivos.

Esses dados mostram que ainda muito a avançar nessa pauta para podermos não apenas alcançar a diversidade nos ambientes corporativos, mas também expandir o alcance dessas discussões para além das mesmas vozes e audiências, atingindo a sociedade como um todo.

Discussões como essas da Roda de Conversa da P3K são um caminho promissor para outras empresas e instituições celebrem a diversidade em todas as suas formas, no discurso e na prática.

Se você quer implementar estratégias eficazes para evolução da comunicação em diversidade e inclusão, conte com a P3K, a maior agência de comunicação interna do país. Clique aqui e entre em contato com a gente!

P3K Caíque Nogueira

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