Ele achava que tinha uma rotina atribulada até que o seu pequeno chegou, em 2023. “A gente não faz ideia do tamanho da demanda. Você acha que sabe tudo, que se preparou para tudo, mas é só cuidando da criança que é possível saber o quanto é necessário se dedicar a um serzinho que acabou de nascer”. Esta fala é do Marcelo Matos, Gerente de Comunicação para uma multinacional de tecnologia e pai do Sam, de 1 ano e 4 meses.
Marcelo foi o convidado especial da P3K, na Roda de Conversa do Dia dos Pais, realizada com o nosso time, no dia 9 de agosto. Contando com a mediação de um dos nossos Diretores de Arte, Luiz Orozco, pai de duas meninas, o papo girou em torno dos desafios da paternidade nas mais diversas famílias.
Essa iniciativa faz parte das nossas ações voltadas para a evolução da pauta de Diversidade e Inclusão “Juntos e juntas pela nossa evolução”. Além de sermos uma das agências signatárias do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), trabalhamos para avançar em diversas frentes que se refletem não só na nossa cultura, mas na maneira como conduzimos nossos negócios e campanhas junto aos nossos clientes, contribuindo para que a diversidade e a inclusão seja uma prática diária.
Vamos compartilhar aqui algumas das principais reflexões discutidas durante a Roda de Conversa do Dia dos Pais na P3K:
Licença parental
Nos últimos anos, o conceito de parentalidade aos poucos vem ganhando destaque nas discussões corporativas. Ainda bem! Sabemos que temos muito a avançar, mas esta é uma conquista que está evoluindo, mesmo que a passos lentos. Marcelo e seu marido são um exemplo positivo de políticas positivas de diversidade nas organizações. Eles contaram com a licença parental, condição importante para cuidarem do filho recém-nascido. “Meu marido ficou de licença por 6 meses e eu por 18 semanas. Eu ainda pude dividir: tirei a metade quando o Sam nasceu e o restante depois do retorno do meu marido ao trabalho. Para o formato da minha família, que é composta por dois pais homens, esse momento foi fundamental para o bem-estar de todos em nossa casa”, comentou Marcelo.
Extensão da Licença Paternidade
O fato de a licença paternidade ser, em regra, de 5 dias, em caso de casais heteroafetivos, favorece a ideia ultrapassada de que o pai é apenas um mero ajudante da mãe e a mulher deve gozar de mais dias de licença para dedicar esse tempo aos cuidados do filho, perpetuando assim a nossa condição de desigualdade de gênero.
Sem uma licença parental, para que homens e mulheres possam cuidar dos filhos, será muito difícil mudar o cenário atual. A criação de vínculos afetivos com os pais nos primeiros meses de vida da criança impacta seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de estar relacionada ao bem-estar da família como um todo. Na P3K, nossa licença paternidade é de 20 dias, uma extensão que tem sido fundamental para nossas pessoas que se tornam pais, neste momento tão especial.
“Eu, como pai, ainda hoje, não sou reconhecido na escola das minhas filhas como ponto de contato para qualquer necessidade. A coordenação da escola só liga para as mães das meninas, em qualquer situação. A minha filha do primeiro casamento tem 11 anos e mora comigo, não com a mãe. E é para a mãe que a escola liga, mesmo a gente reforçando que é para mim que precisam ligar. Seguem um padrão mental. Por isso vemos que ainda falta muito para mudarmos esse cenário. Os pais precisam ser considerados neste lugar de cuidado desde sempre, para virarmos a chave da desigualdade entre gêneros”, comentou Luis Orozco durante o papo.
Datas celebrativas: Dia dos Pais faz sentido?
A configuração tradicional de família, como pai, mãe e filhos, está longe de ser a única. Para as empresas preocupadas em se posicionar de forma diversa e inclusiva, algumas datas comemorativas passaram, necessariamente, por uma revisão. Afinal, diversidade e inclusão exigem atitudes coerentes das organizações.
Não faz mal manter o dia dos pais no calendário de endomarketing, desde que a data seja abordada de forma respeitosa e acolhendo todas as configurações familiares. Algumas organizações já adotam o Dia da Família, no lugar de Dia das Mães ou Dia dos Pais. A data, 15 de maio, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. É uma forma de valorizar todos os tipos de parentalidade e formação de famílias.
Comunicação Interna e a Diversidade e Inclusão
Além de considerar as datas celebrativas de Diversidade e Inclusão no seu calendário de ações, a área de Comunicação Interna costuma ser uma das que mais fomentam a transformação cultural dentro das organizações. Por esse motivo, ela é essencial para ajudar a colocar em prática ações de diversidade, equidade e inclusão.
Isso porque, além da criação de uma identidade para os programas de diversidade e inclusão e estratégias de comunicação das iniciativas, a área contribui na educação das pessoas na pauta, tanto das lideranças quanto dos colaboradores.
Quer saber como a Comunicação Interna pode contribuir de maneira efetiva para a promoção de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo para todas as pessoas? Fale com a maior agência de Comunicação Interna e Endomarketing do Brasil, que é uma das fundadoras do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP): fale com a P3K!