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Dia da Consciência Negra: desafios das pessoas negras na sociedade e nas organizações e o papel das pessoas aliadas na evolução

Dia da Consciência Negra: desafios das pessoas negras na sociedade e nas organizações e o papel das pessoas aliadas na evolução

Se você é uma pessoa negra deve ter milhões de histórias de discriminação, desrespeito e preconceito vivido ao longo da sua jornada. Se você não é, basta imaginar que ainda hoje pessoas negras precisam mudar o seu cabelo para se enquadrar em um padrão profissional.

Essa é uma realidade que muitas organizações estão trabalhando para mudar. O caminho é longo, mas a agenda de equidade e inclusão racial tem evoluído muito no mundo corporativo nas últimas décadas. Este e outros pontos foram tratados na Roda de Conversa que a P3K realizou com a sua equipe, no dia 21 de novembro, como parte das suas ações do Dia da Consciência Negra.

Thais Patrício, Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo CCR, participou do papo, que contou com a mediação do Diego Bremer, Analista Financeiro da P3K. Além de histórias e reflexões sobre os desafios que as pessoas negras enfrentam na sociedade e no mundo do trabalho, a conversa girou em torno da importância da união de todos para promover ambientes mais acolhedores, diversos, equitativos e inclusivos nas organizações.

Importância da Comunicação Interna para evolução da Diversidade e Inclusão nas organizações

A relevância da Comunicação Interna na pauta de Diversidade e Inclusão nas empresas também foi abordada. A convidada citou o case que a P3K co-construiu junto ao Grupo CCR, criação da campanha de diversidade e inclusão da empresa, contando com pessoas diversas e um especialista no tema em todo o processo de elaboração. O Pertencer, programa de diversidade e inclusão do grupo, nasceu na sede P3K, em uma sprint intensa, que deu origem ao nome, manifesto e identidade visual que abraça todos os pilares de diversidade abordados pela companhia.

Sobre a roda de conversa

Essa iniciativa faz parte das nossas ações voltadas para a evolução da pauta de Diversidade e Inclusão “Juntos e juntas pela nossa evolução”. Neste ano, realizamos cinco rodas de conversa abordando os diversos recortes de diversidade que temos na sociedade.

Além de sermos uma das agências signatárias do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), trabalhamos para avançar em diversas frentes que se refletem não só na nossa cultura, mas na maneira como conduzimos nossos negócios e campanhas junto aos nossos clientes, contribuindo para que a diversidade e a inclusão seja uma prática diária.

Vamos compartilhar aqui algumas das principais reflexões discutidas durante a Roda de Conversa do Dia da Consciência Negra na P3K:

Desafios das pessoas negras na sociedade

Apesar dos progressos em diversas áreas, a presença e a ascensão das pessoas negras no mercado de trabalho, especialmente em cargas de liderança, ainda são muito inferiores a de pessoas brancas.

As barreiras enfrentadas pelas pessoas negras no ambiente corporativo são legados das desigualdades históricas e estruturais. O histórico de escravidão no Brasil, que gerou o racismo estrutural e a exclusão social, ainda impactam o acesso à educação, saúde e emprego. A discriminação racial muitas vezes ainda se manifesta de forma sutil, através de preconceitos implícitos, microagressões e falta de oportunidades para o desenvolvimento.

“Eu nunca passo por revista no aeroporto quando estou com o meu marido, que é branco, mas quando eu não estou com ele, sempre sou revistada, por exemplo”, comentou Thais.

Barreiras da equidade e inclusão racial nas organizações

Avançar na equidade racial dentro das organizações exige mais do que boas intenções. Requer ações concretas e comprometidas, desde a alta liderança até as equipes operacionais, para garantir que todos tenham as mesmas chances de ingresso e sucesso nas empresas, sem discriminação ou obstáculos relacionados.

Os principais obstáculos da promoção da equidade nas organizações são, segundo Thais, os vieses inconscientes das pessoas, ou seja, preconceitos implícitos e o mito da meritocracia “São esses pontos que a gente precisa combater e não é uma tarefa fácil. As pessoas ainda acreditam muito que o esforço é o único fator de progresso das pessoas, como se todos tivéssemos as mesmas 24 horas e partíssemos do mesmo lugar. E na prática, a gente sabe que não é assim”, comentou Thais.

É importante que as pessoas brancas, como aliadas, se conscientizem da relevância da sua voz e ação para combater o racismo e a falta da diversidade nos ambientes corporativos. “Eu costumo dizer que para uma pessoa branca entender os seus privilégios é só fazer o teste do pescoço: olhar ao redor e ver se tem pessoas negras fazendo o que você está fazendo. Está num restaurante, tem pessoas negras sentadas comendo como você, ou elas estão te servindo? Está num ambiente corporativo, existem pessoas negras em posições de liderança, ou estão somente nos cargos de entrada na companhia? É importante que os brancos usem a sua voz e os seus privilégios para mudar a realidade”, explicou.

Datas celebrativas: Dia da Consciência negra faz sentido?

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma oportunidade para reconhecer e celebrar a diversidade, bem como discutir a importância da promoção da justiça social e a equidade racial. Para as empresas preocupadas em se posicionar de forma diversa e inclusiva, algumas datas comemorativas passaram, necessariamente, por uma revisão. Afinal, Diversidade e Inclusão exigem atitudes coerentes das organizações.

Comunicação Interna e a Diversidade e Inclusão

Além de considerar as datas celebrativas de Diversidade e Inclusão no seu calendário de ações, a área de Comunicação Interna costuma ser uma das que mais fomentam a transformação cultural dentro das organizações. Por esse motivo, ela é essencial para ajudar a colocar em prática ações de diversidade, equidade e inclusão.

Isso porque, além da criação de uma identidade para os programas de diversidade e inclusão e estratégias de comunicação das iniciativas, a área contribui na educação das pessoas na pauta, tanto das liderança quanto dos colaboradores.

Quer saber como a Comunicação Interna pode contribuir de maneira efetiva para a promoção de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo para todas as pessoas? Fale com a maior agência de Comunicação Interna e Endomarketing do Brasil, que é uma das fundadoras do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP): fale com a P3K!

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