• Blog
  • Criatividade: mais que um valor, uma habilidade que buscamos desenvolver

Criatividade: mais que um valor, uma habilidade que buscamos desenvolver

Criatividade: mais que um valor, uma habilidade que buscamos desenvolver

Em um mundo em que parece que já foi feito e criado de tudo, empresas e profissionais têm buscado novas ferramentas para se destacar. A criatividade — assim como a inovação são algumas delas — mais do que um valor, ela é uma habilidade que buscamos desenvolver.

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom, e sim uma habilidade que pode ser desenvolvida. Todos nascemos com esse potencial e podemos encarar a criatividade como a capacidade humana de promover alterações no mundo, dando forma a ideias, solucionando problemas e apresentando alternativas para várias situações da vida.

Aqui na P3K Comunicação, tentamos promover um ambiente que fomenta a criatividade, onde seja possível utilizar todo repertório que se tem da vida (social, profissional, cultural) para gerar uma ideia inovadora em prol de alguma demanda.

Para isso, buscamos aplicar algumas técnicas mesmo na correria do dia a dia que, às vezes, inviabiliza a aplicação de um processo completo. Vamos conhecer um pouquinho sobre elas?

Brainstorm

Um clássico que, no português, podemos chamar de chuva de ideias — e porque não toró de ideias?! Essa técnica de criatividade ganhou fama no ramo da publicidade e serve para dar fluxo à mente e considerar qualquer ideia, sem prejulgá-las. Só a partir de um volume de ideias obtidas, passa-se para eliminação do inadequado.

Design Thinking

É uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa em uma perspectiva de empatia máxima com seus interessados. Nela, as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto — não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito).

Mapa mental

É um diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente, para facilitar o processo de memorização. Ele começa com um tema central, o qual evolui por meio de linhas ou “ramos” relacionando com subtópicos do tema.

Método dos 6 chapéus

A técnica dos seis chapéus, criada por Edward Bono, ajuda não só na solução de problemas ou na criação de novas ideias, mas organiza a dinâmica desde a definição do problema até o acompanhamento do plano de ação.

Chapéu Branco: olhar para os fatos sem fazer juízos de valor.

Chapéu Vermelho: expressar sentimentos fortes e intuitivos.

Chapéu Preto: examinar os obstáculos e as razões pelas quais a ideia anterior não tenha funcionado.

Chapéu Amarelo: ver os benefícios de um projeto ou de uma ideia.

Chapéu Verde: pensar novas alternativas de ideias, fazer provocações e sugerir mudanças.

Chapéu Azul: identificar o chapéu que você vai precisar usar em cada momento.

Essas são algumas técnicas que ajudam a P3K Comunicação a criar e inovar nos jobs. Além delas, outras coisas como ouvir música, meditar, mudar de ambiente ou, até mesmo, dormir bem podem influenciar nas ideias criativas. Dá para acreditar?

Se você gosta do tema, acompanhe nosso blog e conheça nossos cases.

 

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K