• Blog
  • Comunicação Interna para PMEs: qual o segredo?

Comunicação Interna para PMEs: qual o segredo?

comunicação interna para PMEs

Comunicação Interna para PMEs: qual o segredo?

Durante muito tempo a Comunicação Interna para PMEs foi negligenciada por boa parte dos gestores. Acontece que, de uns anos para cá, muitos perceberam a importância que ela tem para o desenvolvimento de pessoas e a melhoria de processos.

Afinal, os colaboradores podem ser os melhores embaixadores da marca. No entanto, para construir defensores fortes, autênticos e duradouros, é preciso ter um plano estratégico bem definido e estruturado.

Pensando nisso, vamos abordar como trabalhar os conflitos, a necessidade do Diagnóstico, os principais erros cometidos na comunicação, as melhores práticas e outras dicas.

Como identificar gargalos e pontos de melhoria na Comunicação Interna para PMEs?

Na própria rotina de trabalho, você vai lidar com diferentes situações que favorecem a visualização de problemas e, assim, ser capaz de pensar em pontos de melhoria. Entretanto, só observar não é o bastante para descobrir os mais variados entraves que prejudicam a comunicação.

Por isso, alguns recursos são fundamentais, como:

  • Diagnóstico de canais;
  • pesquisa de Comunicação Interna;
  • entrevistas com lideranças;
  • pesquisa com público em geral;
  • análise dos canais já existentes e suas relações com o público interno;
  • pesquisas de clima (para as empresas maiores).

Essas ações são bastante oportunas para manter o foco nos objetivos de qualquer estratégia, além de permitir mais poder na tomada de decisão e facilitar uma visão mais abrangente sobre o cenário atual do seu negócio.

Por que um Diagnóstico é necessário e como fazê-lo?

A realização do Diagnóstico é fundamental para entender as carências de Endomarketing e Comunicação Interna da companhia. Sem uma imersão completa no universo da empresa, é impossível executar um bom trabalho.

Para isso, são feitas pesquisas, entrevistas, análise e Diagnóstico de canais, focus group (entrevistas de grupo focal), entre outras práticas. Dessa forma, é possível identificar as características do público interno: sexo, idade, escolaridade, renda, assuntos de interesse e outros.

O próximo passo é criar um plano para melhorar a percepção dos colaboradores sobre a comunicação exercida. Não existe uma fórmula pronta: cada empresa é analisada isoladamente por meio do perfil social, comportamento da liderança, rotina diária etc.

Como propor uma melhoria nessa comunicação e quais as melhores práticas?

Antes de tudo, para propor melhorias é preciso conhecer o universo da empresa para entender a melhor forma de colocar as ações de Comunicação Interna e Endomarketing em prática.

Mas você deve estar se perguntando: quais práticas são essas? Conheça algumas!

Implantar uma gestão estratégica

Tenha objetivos claros e determine uma estratégia capaz de transformá-los em realidade. Feito isso, você vai ser capaz de direcionar a visão dos colaboradores, alinhar a interação da equipe com todos os departamentos e desenvolver a cultura organizacional.

Incluir a liderança

Os líderes não devem ser vistos como pessoas inacessíveis. Muito pelo contrário. Eles precisam se mostrar abertos ao diálogo cara a cara. A ideia é fazer com que todos se sintam livres para manifestar suas ideias dentro de um espaço coletivo.

Escolher os canais adequados

Existe uma série de fatores que influenciam a escolha dos melhores canais, como: área de atuação, conteúdo da mensagem, tamanho da empresa, quantidade de colaboradores etc. Muitas organizações utilizam mais de um e, ainda assim, não conseguem atingir os objetivos.

Mensurar os resultados

O sucesso de uma estratégia depende de análise constante para ser aprimorado continuamente. Faça isso com uma frequência certa para conferir se os resultados propostos estão sendo alcançados de maneira satisfatória.

Quais são os principais erros na Comunicação Interna que muitas PMEs cometem e como evitá-los?

Falta de investimento

É comum que a causa da falta de investimento seja a baixa percepção sobre a importância da Comunicação Interna. Isso acontece na sua empresa? O resultado disso é uma equipe desmotivada, sobrecarregada e improdutiva. Sem contar o uso de tecnologias ultrapassadas que não ajudam em absolutamente nada.

Responsabilidade apenas de um gestor

Comunicação eficiente não é uma via de mão única. Ou seja, o gestor sozinho não pode fazer milagres. Todos os setores da empresa (Marketing, Recursos Humanos etc) precisam dialogar entre si, saber ouvir os colaboradores e interagir.

É importante levar em conta que cada um exerce papel essencial na construção e no desenvolvimento do negócio. Portanto, o espírito de equipe é indispensável.

Falta de planejamento e ações estratégicas

Um dos maiores erros é achar que as ações de Endomarketing podem ser feitas aleatoriamente. Assim como é relevante conhecer tudo sobre o cliente externo, é preciso também identificar o perfil do cliente interno.

Só depois da etapa de Diagnóstico é possível desenvolver um planejamento coerente com as necessidades da empresa. Como por exemplo, premiar os colaboradores com uma viagem de férias sem antes estudar a melhor maneira de interagir com ele é perda de tempo e dinheiro.

Encarar a Comunicação Interna como gasto e não investimento

Outro grande equívoco é considerar que o investimento não vai acrescentar nenhuma vantagem para os resultados da empresa. Nesse sentido, o colaborador percebe a diferença entre ser premiado uma vez ou outra e ser reconhecido continuamente pelo bom trabalho. Jamais subestime o poder das ações de Endomarketing.

Não medir a efetividade das ações

Toda estratégia deve ser acompanhada, medida, analisada e melhorada sempre que for necessário. O nível de satisfação dos colaboradores é o combustível para você ter uma equipe de pessoas felizes, amigáveis, produtivas. Por isso, utilize métricas e indicadores de desempenho para medir os resultados.

Quais são as principais ações de Endomarketing e Comunicação Interna que as PMEs devem considerar implementar?

As ações dependem muito de cada cultura, mas podemos citar os 3 momentos principais do papel da comunicação dentro das empresas:

1. Informar

É estabelecer um processo de comunicação que mantenha as pessoas alinhadas. Isso significa ter mais transparência e fazer com que todos participem das mesmas informações sobre a empresa.

2. Comemorar

Comemorar é a essência do engajamento entre as pessoas. O Endomarketing celebra esses acontecimentos que podem ser por meio de uma festa, lembrança ou apenas com atitudes simples, como um protetor de tela especial ou e-mail marketing.

3. Reconhecer

Mérito pelo tempo de serviço, aniversário, destaque profissional, enfim, a comunicação pode estar envolvida nas cerimônias da empresa, fazendo de tudo para que os colaboradores se sintam privilegiados por estarem ali.

Como a P3K atua para ajudar os clientes com necessidades nessa área?

Somos uma agência que atende grandes corporações há mais de 10 anos. Estamos sempre prontos a ajudar pequenas e médias empresas a superarem as expectativas com o sucesso da Comunicação Interna.

Temos como missão promover soluções estratégicas e criativas alinhadas aos objetivos do cliente, fazendo com que ele seja referência em ambiente corporativo. Acreditamos que toda e qualquer comunicação com os colaboradores influencia positivamente no crescimento do negócio.

Utilizamos diversas metodologias, dentre elas Design Thinking, em que abordamos problemas com análise de informações, aprendemos com erros e acertos, desenvolvemos soluções de acordo com as diretrizes da empresa e seus líderes e levamos em consideração o sentimento comum entre os colaboradores.

Como você viu, a comunicação interna para PMEs não é um bicho de sete cabeças. Ao mesmo tempo, é preciso ter conhecimento técnico e as habilidades necessárias para desenvolver um projeto capaz de apresentar resultados concretos.

Que tal implementar processos de comunicação estratégica com os colaboradores e ter mais tempo livre para cuidar de outras demandas? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Trackback do seu site.