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Comunicação empresarial: quando e por que contar com o apoio externo?

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Comunicação empresarial: quando e por que contar com o apoio externo?

A comunicação empresarial é um dos fatores mais importantes no que diz respeito à imagem que uma empresa transmite para todo o seu público. Por estar próxima à estratégia do negócio, a comunicação acaba sendo um fator de suporte ao seu crescimento e obtenção de resultados.

Se esse tema ainda parece um pouco confuso, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que é essa estratégia, qual a sua importância para a empresa, quais são seus principais desafios e como buscar ajuda para torná-la mais eficiente. Continue conosco e descubra tudo o que precisa para alavancar a comunicação empresarial do seu negócio!

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é uma estratégia utilizada pela empresa para se comunicar com os seus públicos de interesse. Ela tem como característica a variação de acordo com o tempo e também com o comportamento dos indivíduos, exigindo diferentes esforços e linguagens.

A forma como nos comunicamos hoje, por exemplo, com agilidade e disponibilidade de informações, não tinha a mesma viabilidade há 10 anos. O modo como as pessoas consumiam também mudou. Da mesma forma, as demandas internas das empresas estão cada vez mais específicas.

Logo, o ideal é que a comunicação empresarial ande de mãos dadas com a visão da empresa, se entrelace à sua missão e aos seus valores. Isso vai garantir que ela atenda e acompanhe o planejamento estratégico, além de levar às pessoas as informações que elas precisam sobre o negócio.

Além disso, uma comunicação empresarial eficiente é munida de boas ferramentas. O plano de comunicação é a primeira delas, a partir do qual a empresa define os seus próximos passos em relação ao assunto.

Qual é a importância dela para a empresa?

Uma má comunicação pode causar diversos prejuízos a uma empresa. Portanto, esse é o ponto inicial pelo qual ela se faz extremamente necessária. Muitas vezes, equipes não conseguem atingir seus objetivos, as relações interpessoais andam de mal a pior e a própria direção da empresa não consegue se fazer entender.

Todos esses acontecimentos são consequências de uma comunicação ineficaz, provavelmente lenta e até distorcida. Mas, para entender melhor como esse processo funciona, é importante compreender o básico sobre uma comunicação bem-feita.

Comunicar não é o mesmo que falar

Uma boa comunicação não significa apenas falar sobre tudo aquilo que precisa ser abordado. Vai muito além disso. O primeiro passo para uma comunicação eficaz é conseguir emitir uma mensagem de tal forma que, ao final do processo, o receptor compreenda o que você tentou dizer.

Isso é muito diferente de simplesmente emitir uma frase sem se preocupar com a forma como as pessoas vão interpretá-la. Porém, nem só de fala é composta a comunicação. A maior parte dela é sobre a capacidade de ouvir e entender o que está sendo dito.

Desse modo, uma empresa que não consegue ouvir e compreender o feedback de seus colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros etc., não consegue se comunicar com eficácia. O grande trunfo da comunicação está na resposta que conseguimos obter com aquilo que falamos. Para isso, é preciso ouvir.

Portanto, quando o seu público não entende o que você está tentando comunicar, não é ele que está errando. Esse é um sinal de que a sua empresa não está sendo efetiva na forma de emitir suas mensagens. Por isso, uma comunicação empresarial eficaz é capaz de conquistar muitos benefícios.

Uma empresa que consegue provocar feedbacks produtivos de seu público e escutá-lo consegue:

  • desenvolver soluções de valor;
  • aproveitar oportunidades efetivas;
  • estabelecer relacionamentos pautados na confiança;
  • corrigir falhas de forma mais ágil;
  • conhecer melhor o mercado;
  • crescer de forma progressiva;
  • melhorar seu faturamento.

Portanto, com uma comunicação empresarial alinhada às estratégias da empresa, é possível conquistar melhores resultados. Mesmo assim, existem pontos que merecem atenção redobrada, como você verá no próximo tópico.

Quais são os principais desafios enfrentados?

Assim como qualquer outra área, a comunicação empresarial também tem seus desafios a serem superados. Eles podem surgir de diferentes formas, em vários momentos. No entanto, separamos os principais para que você os conheça:

Descomplicar o óbvio

Muitas empresas querem apostar em sistemas robustos de comunicação, com tecnologias complexas e uma linguagem rebuscada, tomando exatamente o rumo oposto ao objetivo da comunicação empresarial.

Nesse caso, quanto mais simples, transparente e intuitiva for a comunicação e suas plataformas, mais fácil será transmitir a mensagem desejada.

Engajar a equipe

Confiança e engajamento são coisas a serem conquistadas e, para isso, é preciso reduzir ao máximo os ruídos da Comunicação Interna. Para isso, procure não deixar espaço para interpretações dúbias: seja específico e direto.

Alinhar com a estratégia

A estratégia do negócio precisa ser bem comunicada e, para isso, é preciso alinhar a comunicação empresarial a ela para otimizar os resultados. É importante estabelecer metas claras e investir em um canal de comunicação eficaz.

Por que contar com uma empresa especializada?

A maior parte das empresas que consegue atingir sucesso é dotada de um público interno satisfeito. O segredo? Produtividade e um bom clima organizacional — boa parte disso, responsabilidade de uma comunicação empresarial eficiente.

Porém, nem sempre a empresa tem condições de realizar esse processo internamente. Portanto, para acompanhar as mudanças e as inovações do mercado, busca uma solução com empresas especializadas.

Quando buscar ajuda externa?

Uma empresa especializada normalmente é bem-vinda quando o objetivo é alcançar uma comunicação leve, efetiva, com estratégias criativas, dinamismo e muita interatividade. Nesses casos, fica difícil a própria empresa conseguir implantar tudo isso sem um setor específico voltado para o objetivo. Sinal de que é hora de buscar ajuda externa!

Além disso, a própria situação da empresa passa a emitir sinais de que a comunicação não vai bem, como:

  • clima organizacional desestabilizado, com frequentes conflitos e discussões;
  • profissionais desmotivados, estressados e desanimados;
  • dificuldade em lidar com crises (financeiras, produtivas etc.);
  • produtividade insatisfatória;
  • falta de entendimento na emissão e recepção de informações.

Portanto, em termos de custos, agilidade e expertise de mercado, a melhor opção é procurar uma empresa especializada.

Como escolher a empresa certa?

A escolha da empresa certa vai exigir a observação de diversos fatores, entre eles:

  • habilidades técnicas pelas quais a empresa é conhecida;
  • casos de sucesso que a empresa já alcançou;
  • clientes que a empresa tem e os depoimentos gerados por eles;
  • saúde financeira do negócio (situação junto ao Sintegra, Sefa etc.);
  • comparação entre o preço do serviço e a entrega acordada.

Quais são os benefícios?

Nós sabemos que contratar uma empresa especializada em comunicação empresarial resulta em um investimento significativo. No entanto, o custo-benefício é realmente atrativo. Veja só:

Multidisciplinaridade

Uma empresa especializada geralmente investe em ferramentas, ações e treinamentos integrados a diversas áreas, conta com experiência com diferentes tipos de empreendimentos e busca ideias combinadas que compõem soluções inovadoras.

Clareza

Se a sua empresa já apresenta alguma falha na Comunicação Interna, provavelmente será difícil superá-la com as mesmas abordagens de sempre. Portanto, uma equipe com um olhar externo pode contribuir muito para gerar clareza sobre a situação atual do negócio.

Domínio da tecnologia

A tecnologia é um elemento que pode tomar muito tempo caso a sua empresa não contrate um especialista — que têm domínio de diversas ferramentas atualizadas, como TV corporativa, blog, chatbots, canal de vídeos etc..

Como vimos, é importante contar com alguém que saiba o suficiente sobre Comunicação Interna, que tenha experiências de outros negócios e, por isso, uma visão mais ampla. Além disso, que domine ferramentas capazes de gerar inovação para o processo. Com isso, sua empresa só tem a ganhar!

Você ficou com alguma dúvida sobre comunicação empresarial? Entre em contato conosco e deixe-nos ajudar a levar essa solução para a sua empresa!​

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