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Como promover a gestão de conteúdo da Comunicação Interna e corporativa?

Como promover a gestão de conteúdo da Comunicação Interna e corporativa?

Para melhorar o relacionamento entre colaboradores e todos os setores da empresa, a Comunicação Interna torna-se essencial. O que pouca gente sabe é que uma das estratégias para que esse relacionamento seja eficiente é a gestão de conteúdo para Comunicação Interna. Afinal, como promover a gestão de conteúdo da Comunicação Interna e corporativa?

Quando se trata desse tipo de ação, seja de comunicação, seja de marketing, o primeiro público-alvo que vem à mente é o externo. Dessa forma, o público interno nem sempre é lembrado, o que pode causar um grande problema às empresas. Afinal, esses colaboradores é que fazem o negócio funcionar, não é verdade?

Sem uma boa comunicação que, de fato, os envolva, as estratégias dificilmente alcançarão os resultados esperados. Um profissional desinformado e desmotivado não será produtivo. Todos esses problemas podem ser resolvidos com a comunicação. Mas, para isso, é necessário que a empresa faça uma excelente gestão de conteúdo.

Caso tenha se interessado pelo assunto, continue este artigo até o final. Além de saber como fazer uma boa gestão dos conteúdos, entenda um pouco mais sobre a Comunicação Interna. Acompanhe!

Qual a importância da Comunicação Interna?

A boa gestão da Comunicação Interna traz muitos ganhos para a empresa e melhora a qualidade de vida no trabalho. Para convencê-lo do quanto ela pode ser benéfica para seu negócio, listaremos 3 de suas principais vantagens a seguir:

1. Melhora o clima organizacional

O clima organizacional de uma empresa é influenciado positiva ou negativamente por uma série de fatores. O principal deles pode ser considerado o nível de satisfação dos colaboradores em relação a alguns aspectos, como a interação com outros profissionais, a valorização do trabalho desenvolvido por eles e a política da empresa — o que inclui a Comunicação Interna.

A equipe que se identifica com a cultura do negócio e ainda é incentivada a desenvolver boas relações interpessoais, além de agir de forma cooperativa, fará questão de correr atrás das metas e objetivos propostos, vestindo a camisa da empresa.

Dessa forma, entre os desafios da Comunicação Interna enfrentados pelos responsáveis por essa área, está a redução do distanciamento entre setores, que tem como consequência um time fortalecido, sintonizado e que trabalha com o mesmo objetivo.

Isso é tudo que a empresa deseja para o seu ambiente interno, pois esse clima favorece e melhora a identidade corporativa.

2. Eleva o nível de produtividade

O aumento do nível de produtividade pode ser considerado um dos principais benefícios da Comunicação Interna, unanimidade entre gestores e empresários. Todos querem uma produção eficiente, em tempo hábil e sem muitas falhas, com o objetivo de render o lucro esperado.

Assim, comumente, as equipes passam a ser mais produtivas, afinal, conhecem melhor a empresa e as suas metas, e são tratadas de forma positiva por seus superiores, recebendo boas orientações e abertura para dar opiniões e tirar dúvidas. Toda essa transformação pode ser considerada uma consequência do bom clima organizacional, citado logo acima.

3. Reduz a taxa de rotatividade

Uma forte tendência em organizações que prezam pela boa Comunicação Interna é a diminuição da taxa de rotatividade. Quando existe esse bom entrosamento entre a empresa e público interno, além do bom relacionamento entre a própria equipe, há uma motivação maior e um entendimento real do papel de cada um dentro da organização. Dessa forma, o tempo de permanência dos profissionais tende a ser maior.

A partir do momento que tudo está correndo bem, não existem motivos internos para que o colaborador queira se desligar da empresa e procurar alguma que o valorize mais, por exemplo.

Por essa razão, é imprescindível que se tenha um foco na comunicação organizacional, com o objetivo de que os relacionamentos sejam aprimorados, as atividades sejam bem reconhecidas e os resultados passem a ser almejados por todos. Assim, as empresas passam a ter colaboradores realizados, cujo foco dentro do negócio seja o mesmo: alcançar metas e objetivos, com a imagem da empresa em alta.

Quais as melhores estratégias de Comunicação Interna?

Para que possamos nos aprofundar na gestão de conteúdo corporativo para Comunicação Interna, é necessário conhecermos as melhores estratégias. Continue a leitura e confira um passo a passo para gerir a CI!

1. Faça um plano e determine os objetivos

O primeiro passo é elaborar um Diagnóstico de Comunicação Interna, que deve conter as principais metas dessa prática dentro do seu negócio. Uma pergunta fundamental nesse sentido é “o que você quer atingir?”.

A partir disso, é necessário pensar, de uma forma global, na atual situação da sua empresa, no que é preciso melhorar e em quais são as principais questões que chateiam os profissionais — o que será fundamental para a elaboração de conteúdo!

Os objetivos variam de empresa para empresa, mas é possível citar alguns daqueles que mais se destacam:

  • cultura organizacional alinhada com toda a equipe;
  • nível de satisfação dos colaboradores elevado;
  • diminuição da taxa de turnover;
  • melhora das relações interpessoais, além do clima organizacional;
  • abertura de espaço para as equipes dentro das estratégias da empresa.

2. Simplifique diálogos

Para que a Comunicação Interna seja eficiente, o diálogo entre as equipes não pode ser muito longo. É necessário ter clareza e objetividade. Esse tipo de ferramenta costuma ser aplicado a fim de simplificar todo o processo de comunicação, de modo que ele se torne mais eficiente e todas as informações sejam compreensíveis.

Seja na reunião, palestra ou no conteúdo que você produzirá, os textos e discursos devem ser alinhados de modo que todos os participantes e leitores entendam: dos gestores aos estagiários.

Um bom exemplo é quando o setor financeiro precisa se comunicar com os profissionais de marketing, no entanto, a linguagem utilizada é bastante técnica. Por essa razão, é necessário simplificar o discurso para que todos entendam de maneira mais objetiva.

3. Seja transparente

Como dito, a comunicação deve ser sintética e coerente. Dessa mesma forma, quem a aplica deve ser bastante transparente. Esconder situações que ocorrem na empresa, ou têm a ver com os seus resultados ou a reputação, contribuirá para que surjam desentendimentos, fofocas, entre outras questões indesejadas.

A sugestão é que os profissionais estejam sempre atualizados, não só a respeito de boas notícias, como também de ruins. Essa é uma das maneiras mais eficientes de se conquistar a confiança dos colaboradores, que se sentirão valorizados e agirão com mais comprometimento.

Para que toda a equipe esteja sempre por dentro dos assuntos, o adequado pode ser pode ser produzir conteúdo nos formatos de vídeo, newsletter, jornal mural, revista e boletim físico, ou em redes sociais internas. Percebeu a quantidade de ferramentas?

Para uma boa gestão de todo o conteúdo produzido na Comunicação Interna, nos aprofundaremos a seguir sobre essa questão. Acompanhe!

O que é gestão de conteúdo?

A gestão de conteúdo em comunicação é todo o processo de organizar, armazenar e consolidar de maneira eficiente as peças necessárias para compor um conteúdo — seja ele em formato de textos, imagens, vídeos ou infográficos — em apenas um lugar e uma única vez. Esse local pode ser chamado de sistema de gerenciamento de conteúdo.

Imagine só que você esteja desenvolvendo informações para que seus colaboradores entendam mais sobre os resultados da empresa. É necessário pesquisar referências dentro da corporação e imagens relevantes que atraiam para a leitura, além de desenvolver infográficos para apresentar aqueles números de maneira mais prática.

Todas as informações podem ser armazenadas em uma pasta exclusiva daquele tema, para que o processo de organização seja mais simplificado e a montagem do conteúdo seja mais interessante e completa.

Como fazer a gestão de conteúdo corporativo de maneira eficiente?

A falta de tempo não pode ser desculpa nem um problema para que você produza conteúdos de qualidade para a Comunicação Interna e corporativa. Abaixo, selecionamos algumas dicas práticas para que você faça o gerenciamento e a produção de conteúdo para esse público da sua empresa!

1. Pesquise

A partir do momento em que você identificou os assuntos de maior interesse do seu público interno, é necessário produzir conteúdos de maneira que instigue as pessoas, a partir de abordagens únicas. Parte da qualidade do que você produzirá está em fazer algo original, ao contrário do que apenas republicar de outros sites ou copiar materiais já lançados por outras empresas.

No entanto, não basta você adotar uma abordagem única e interessante! É necessário que o seu material seja bem-feito. Por essa razão, as pesquisas extensas e em fontes seguras antes de criar o conteúdo são fundamentais. Assim, é possível apresentar para seus profissionais um conteúdo atrativo e simples de entender.

2. Assine newsletters de sites relevantes

Quer acelerar todo o processo de organização e criação de conteúdo? Assine newsletters de sites relevantes! A partir do momento em que você se inscreve nesses sites que considera mais alinhados aos seus objetivos, os textos são enviados ao seu e-mail sempre que é feita alguma nova postagem.

Esse item é um complemento do anterior, pois você receberá diretamente na sua caixa da entrada excelentes fontes para a sua pesquisa, de sites relevantes e que são referências no assunto que interessam aos seus profissionais. Novamente, salve nas pastas designadas àquele assunto. Isso contribuirá para que você reduza o tempo realizando novas pesquisas.

3. Salve o que for relevante de maneira adequada

Salvar aqueles conteúdos relevantes no seu computador pode contribuir para que você não perca as informações. Mas salvar no seu HD (disco rígido) pode fazer com que ele fique lotado com tantas informações, além de afetar o desempenho da sua máquina. Isso sem falar dos defeitos que podem levar à perda de todo o material.

Uma maneira prática, segura e eficiente de resolver esse problema é salvar essas informações na nuvem. Utilize aplicativos e ferramentas que contribuam para que você organize todo esse material encontrado em suas pesquisas, e deixe o seu ambiente de trabalho bem organizado e flexível.

4. Utilize métodos para acelerar o desenvolvimento

As etapas de pesquisa e produção podem ser mais demoradas no início. No entanto, caso seja você mesmo o responsável pela produção de conteúdo, com o tempo, práticas e estudos adequados, esses processos podem se tornar naturalmente mais rápidos e eficientes.

Mas, enquanto isso não acontece, você pode se isolar em um lugar tranquilo, silencioso e com conforto, e acompanhar a evolução do seu ritmo de desenvolvimento.

Caso faça produção de textos, estruture o artigo e, quando estiver escrevendo, preocupe-se apenas com a escrita, deixando a edição e revisão para depois. Assim, você não perderá a linha de raciocínio.

5. Divulgue o conteúdo

Depois de juntar todo o conteúdo, informações e imagens, criar e editar as suas informações, é o momento de divulgar para seus colaboradores. Existem vários canais por onde fazer isso, entre eles, o e-mail. Faça títulos atrativos com o objetivo de despertar interesse em clicar e descobrir o conteúdo contido naquele canal.

Divulgue também nas redes sociais internas da empresa, ou na Intranet. Como dito, a seguir, nos aprofundaremos sobre os possíveis canais de informações que podem ser utilizados.

Qual a importância da produção de conteúdo para a Comunicação Interna?

Muito além do que apenas informar as ações da empresa à equipe, é necessário lembrá-la constantemente do seu funcionamento e procedimentos, assim como reforçar missão, visão e valores do seu negócio.

De que forma o material está sendo desenvolvido para a divulgação do conteúdo? Quais canais estão sendo utilizados para comunicação dentro da sua empresa? Você sabe o quão importante é estimular o diálogo e a troca de informações de maneira simples e prática?

Assim como o marketing para o público externo precisa oferecer conteúdo correto a essas pessoas, o Endomarketing deve direcionar a mensagem ao público interno considerando cada perfil, para que se atinja o alvo com exclusividade, alcançando o objetivo planejado. Afinal, nem todos têm os mesmos interesses, não é verdade? O estagiário tem necessidades diferentes em relação a alguém de hierarquia mais alta, por exemplo.

De acordo com esse conceito, os materiais devem passar por uma espécie de filtro, ser personalizados e estar alinhados aos departamentos e seus respectivos membros. Além disso, há o tom de voz, que deve estar de acordo com o canal escolhido.

A parte visual pode ser explorada em vídeos e em peças que exigem a exploração de imagens, enquanto o e-mail depende de recursos mais textuais, para que a leitura fique clara e objetiva, conforme ressaltamos anteriormente. É fundamental transformar a plataforma adotada em um facilitador para qualquer envolvido dentro da empresa.

O fluxo das informações deve dar transparência a todos os processos internos e promover o orgulho das pessoas em pertencerem àquela equipe. Esses são alguns dos bons benefícios da gestão de conteúdo de uma Comunicação Interna, comprovando a eficiência do investimento em materiais de divulgação apropriados e voltados para os profissionais do seu negócio.

Por aumentar as oportunidades de manter os colaboradores mais próximos, produtivos, engajados e informados sobre qualquer direcionamento da empresa, a Comunicação Interna eficaz influencia diretamente a melhoria dos resultados financeiros do negócio.

Quais as melhores práticas para gestão de conteúdo na Comunicação Interna?

O primeiro passo para a gestão de conteúdo corporativo na Comunicação Interna é estudar o seu público. A partir do momento em que você traça o perfil, é possível descobrir como atrair a atenção daquele time para acompanhar tudo que foi produzido, participar das ações e dialogar sobre os acontecimentos e tomadas de decisão.

A seguir, listaremos as melhores práticas para uma gestão eficiente.

1. Inove

Novas tecnologias são desenvolvidas a cada dia que passa, enquanto outras são aperfeiçoadas. A partir desse cenário, é importante que o gestor de comunicação empresarial se mantenha sempre atualizado para que haja inovação no âmbito interno.

O importante, porém, é que não abandone canais tradicionais, como os quadros de avisos, newsletters, e-mail, entre outros, mas adote abordagens que os tornarão mais eficientes. Ou seja, é necessário fugir do senso comum para se destacar perante os colaboradores.

2. Invista em uma equipe eficiente

Para que você produza bons conteúdos para o seu público interno, é necessário que tenha uma equipe eficiente e disposta a atingir os resultados almejados. Caso contrate uma agência (abordaremos mais adiante), essa equipe ficará responsável por todo o contato com a empresa contratada, sendo a ponte de comunicação entre seu negócio e esses profissionais qualificados.

Engana-se quem pensa que precisa contratar novas pessoas para formar esse time. É possível realocar aquelas que tenham esse perfil, montando um processo seletivo interno com esse objetivo. Esses profissionais transmissão de informações para a produção de conteúdo e por reuniões de pauta com a empresa terceirizada.

3. Faça vídeos para engajar a equipe

As novas tecnologias podem agir como diferenciais, somadas ao que já for utilizado para a comunicação. Entre aquelas que estão transformando a maneira de se comunicar, está o formato audiovisual.

Ele oferece mais do que apenas um texto e as imagens contribuem para fixar a informação. A partir desses vídeos, é possível tornar a comunicação mais humanizada e rápida de ser assimilada, evitando mal-entendidos ou fofocas diante de falsas interpretações.

Está em dúvida sobre quais formatos utilizar? Produza uma “TV interna”, em que colaboradores abordem os mais  diversos temas em formato de entrevista. Seria uma forma de engajar profissionais, com a imagem e a credibilidade dos próprios participantes dos projetos: eles mesmos.

4. Adote uma TV corporativa

Com o objetivo de atrair a audiência interna, você pode adotar a TV corporativa. Um canal rico em imagens e ilustrações, ágil, moderno e integrado, que permite fazer atualizações rápidas. Ou seja, é ideal para gerar valor e prestigiar o público que faz parte da organização.

Para atingir todo o público, é importante escolher estrategicamente os pontos onde os aparelhos estarão instalados. Dê preferência àqueles locais já frequentados diariamente por grande parte dos colaboradores, como refeitórios, salas de descanso e elevadores.

Além de informar, isso estimulará todos da empresa a interagirem e contribuírem com o formato. Inclusive, tais vídeos podem ser inseridos na TV corporativa, intranet ou em aplicativo. Pesquise e opte pela melhor opção!

5. Treine os profissionais para a gestão de conteúdo

Não basta ter uma equipe motivada e engajada caso ela não seja capacitada, não é verdade? Para isso, invista no treinamento dos seus colaboradores para que eles tenham bons argumentos nas tomadas de decisão, e, nos casos de contratação de especialistas, saibam o que a agência contratada está oferecendo e tenham bons respaldos nas reuniões de pauta.

Por que contratar uma agência?

Para uma comunicação corporativa adequada, é importante contar com uma equipe capacitada, até mesmo para o constante diálogo com a agência especializada que assumir essa missão. Porém, essas ações de Comunicação Interna não podem acontecer de modo aleatório. É recomendável que se analise a realidade da empresa e sua estrutura, e que se saiba exatamente qual é o perfil do público interno.

Dessa forma, poder contar com o apoio de uma agência é ter mais segurança para delegar essa tarefa para a profissionais com expertise e conhecimento na área. A partir da parceria entre equipe interna e essa empresa, é possível obter uma visão muito mais abrangente de oportunidades e pontos de melhoria.

Com o objetivo de desenvolver todo esse plano de comunicação, a P3K realiza um Diagnóstico completo, para que se compreenda a funcionalidade dos veículos de comunicação disponíveis, o tom de voz a ser utilizado e as principais mensagens que precisam ser trabalhadas. Só a partir daí são propostos os melhores formatos de conteúdo.

Entre os diferenciais de nossa empresa, que auxiliará sua estratégia de produção de conteúdo para a comunicação interna, destacamos a plataforma de gestão, que deixa todo o processo transparente e organizado para os nossos clientes: qualidades essenciais para uma boa gestão da comunicação.

Percebeu que promover a gestão de conteúdo da Comunicação Interna e corporativa não é complicado? Contando com uma agência que divida bem as campanhas e domine os métodos de abordagem com exatidão, tudo tende a ficar ainda mais simples e eficiente. Com a escolha da estratégia correta para trazer mensagens que despertem a curiosidade do colaborador, você conquistará apenas resultados positivos para o seu negócio.

Por essa razão, caso tenha ficado alguma dúvida ou se deseja conhecer melhor os nossos serviços, entre em contato conosco!

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