Imagine um mundo onde as respostas para as perguntas frequentes dos colaboradores são instantâneas, o clima organizacional é monitorado em tempo real, os novatos são guiados de forma didática para aprender sobre a Cultura e os processos da área, e a comunicação é personalizada para cada funcionário.
Há pouco tempo, isso era coisa de “Black Mirror”, mas esse lugar, que sempre foi o sonho de todo profissional de RH ou Comunicação Interna que já respondeu quinze vezes em menos de uma hora “Quando cai o VR?”, já é realidade para muitos profissionais, graças à Inteligência Artificial.
A Inteligência Artificial, ou IA, tem se mostrado uma ferramenta poderosa para empresas, revolucionando como elas interagem com clientes, fornecedores, parceiros e, claro, seus colaboradores.
Cada vez mais integrada às estratégias das organizações, incluindo as de Comunicação Interna e Externa, a IA vem facilitando o diálogo no ambiente interno e impulsionando os resultados de muitos negócios.
Tecnologias avançadas estão sendo usadas para melhorar a eficiência, a personalização e o alcance das mensagens dentro e fora do ambiente corporativo. Os principais benefícios incluem: automação de processos, análise de sentimentos e personalização de conteúdo.
Se você ainda não sabe como usar IA para causar um impacto positivo e transformar a sua CI, continue lendo. Neste artigo, vamos explorar as possibilidades e alguns cases de sucesso de empresas que já aderiram a essa transformação.
Inteligência artifical na Comunicação Interna
Chatbots e Assistentes Virtuais
Pense neles como uma forma do colaborador poder tirar dúvidas a qualquer momento. Esses robôs proativos podem ser implementados direto na plataforma de mensagens já utilizada internamente, como aplicativos de Comunicação Interna e Experiência do Colaborador, Redes Sociais Corporativas, aplicativos de mensagem ou chats internos.
E muitas são as possibilidades, como responder perguntas frequentes dos funcionários, tornar o onboarding mais eficiente, trazendo dicas e orientações nos primeiros dias e obtendo dados das dúvidas mais comuns, ajudando a identificar falhas e assuntos que precisam ser reforçados.
Além de melhorar a experiência do colaborador, proporcionando respostas rápidas e precisas aos colaboradores, os chatbots liberam tempo dos profissionais de RH ou Comunicação Interna para que eles foquem em demandas mais estratégicas e complexas.
Análise de sentimentos
A IA pode ser como um termômetro do clima organizacional, colhendo feedbacks anônimos, analisando as interações e identificando tendências de satisfação ou insatisfação, permitindo intervenções rápidas e direcionadas.
Automação de processos
Imagine nunca mais ter que enviar aquele e-mail lembrando a todos de bater o ponto corretamente ou avisando que o holerite já está disponível.
A IA faz tudo isso por você, deixando sua vida muito mais fácil com a automação de tarefas como envio de comunicados, agendamento de reuniões e coleta de feedbacks.
Personalização da comunicação
A IA pode segmentar a comunicação conforme o perfil e as necessidades de cada colaborador. A tecnologia auxilia também na acessibilidade no mundo digital. Há ferramentas que podem ler o que está escrito para alguém com deficiência visual e escrever o que for dito para dar uma resposta ao remetente, por exemplo.
Desta forma, é possível fazer com que as mensagens não só cheguem para todos, como também favorecer a diversidade e inclusão.
Cases de sucesso
Unilever
A Multinacional introduziu um chatbot que responde dúvidas comuns dos colaboradores. O resultado? Funcionários mais felizes e um RH mais eficiente.
Segundo a Unilever, houve uma redução de 50% no tempo de resposta para questões frequentes.
IBM
Usando IA para analisar feedbacks, a IBM conseguiu melhorar significativamente o ambiente de trabalho, agindo de forma proativa com base nos dados coletados. Em um estudo de caso, a IBM relatou uma melhora de 25% no índice de satisfação dos colaboradores após a implementação da IA.
Vodafone
Com assistentes virtuais automatizando processos de RH, como agendamentos de entrevistas, a Vodafone viu um aumento na eficiência e uma redução nos custos operacionais. A empresa reportou uma redução de 30% no tempo gasto em processos administrativos.
A Inteligência Artificial na Comunicação Interna não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam manter-se competitivas e inovadoras. A IA oferece ferramentas poderosas para melhorar a eficiência, personalização e impacto das comunicações internas, beneficiando tanto os colaboradores quanto a organização como um todo.
Eleve a sua CI com as inteligências da P3K
Na P3K, estamos sempre à frente, desafiando os limites da Comunicação com colaboradores.
Nossos especialistas criam estratégias criativas com foco no que sua empresa precisa e em trazer resultados tangíveis para as pessoas e para o negócio.
Quer saber mais como transformar a Comunicação com os seus colaboradores?
Clique aqui e converse com a gente!
Artigo originalmente publicado no CI Transforma, da Dialog, aqui.