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Como a comunicação estratégica atua e contribui para a rentabilidade?

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Como a comunicação estratégica atua e contribui para a rentabilidade?

Hoje, apesar do avanço das tecnologias, muitos gestores têm dificuldade para atingir seu público-alvo. O fato é que diversos fatores influenciam o crescimento de uma empresa, mas, sem dúvidas, um dos mais importantes é a comunicação estratégica.

Ela é um dos quesitos que determina o sucesso ou o fracasso do negócio. Isso porque a eficácia dos processos depende de como você consegue transmitir a mensagem para a audiência e a maneira de se comunicar está diretamente relacionada à cultura organizacional.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de comunicação estratégica, como promover, qual a contribuição para a rentabilidade do negócio e como a P3K pode ajudar a otimizar os seus resultados. Acompanhe!

O que é comunicação estratégica?
É um recurso que utiliza o planejamento de todas as ferramentas capazes de permitir o fluxo das informações de interesse dos colaboradores de uma organização. Ao contrário do que possa parecer, comunicar não é apenas integrar, mas também envolver e gerar valor.

Como promover comunicação estratégica dentro das organizações?
Três perguntas ajudam a identificar uma abordagem correta de comunicação estratégica: O quê?, Como? e Quem? A primeira determina que tipo de mensagem a empresa quer transmitir. No caso de públicos diferentes, é natural que seja necessário diversificar e adequar as mensagens, bem como o jeito de comunicar.

A segunda, por sua vez, aponta para a escolha do melhor canal e o tom de voz a ser adotado. Tudo vai depender do tipo de informação e do perfil de público. Por exemplo, o mesmo texto que é usado para informar pessoas com alto nível de ensino não funciona para quem tem baixa escolaridade.

Já a terceira pergunta é voltada para o conhecimento detalhado sobre a audiência. É a etapa mais importante, pois as metas e objetivos são pensados especialmente para atingir essas pessoas.

Convém considerar que toda Comunicação Interna de sucesso passa por alterações, principalmente depois de analisar pesquisas que diagnosticam a sua eficiência na prática.

Esse Diagnóstico inclui dados como: a caracterização da empresa (história, missão, valores e outros), mercado, clientes, concorrentes, produtos, distribuição, vendas e publicidade.

O método exige organização e programações de acordo com o tempo. Isso significa que a construção de um calendário é indispensável para facilitar a avaliação objetiva dos resultados e a comparação dos avanços.

De que forma isso contribui para a rentabilidade do negócio?
Quem investe na comunicação estratégica garante diversos benefícios. Conheça os principais:

Fortalece a opinião pública
É muito bom quando a empresa conquista o reconhecimento das pessoas. Investir na divulgação de valores prova que você não está interessado somente no lucro, mas em criar uma identidade, interagir e trocar ideias.

Divulga a marca
A comunicação estratégica ajuda a divulgar a marca, uma vez que os colaboradores são os principais cartões de visita de uma organização. Os resultados são mais engajamento e propaganda espontânea.

Valoriza a equipe de trabalho
Quando a comunicação flui de dentro para fora, significa que existe um processo contínuo, realizado por pessoas bem gerenciadas. E, nesse sentido, todo profissional que é reconhecido pela diretoria se sente mais valorizado. A valorização, por sua vez, motiva mais o colaborador.

Reduz custos desnecessários e retrabalho
Para investir em comunicação estratégica, você não precisa gastar quantias absurdas com anúncios. Afinal de contas, o recurso está mais relacionado ao planejamento das ferramentas e a adoção de uma gestão inteligente, fatores que diminuem, também, o retrabalho.

Promove inovação na cultura organizacional
A cultura não é algo palpável, mas um sentimento que está presente nos quatro cantos da organização. Ao adotar sistemas mais eficientes de gerenciar os processos, você consegue trazer inovação para o ambiente corporativo.

Qualquer gestão que sabe ouvir os colaboradores, demonstra buscar entender e satisfazer suas necessidades, aprende a conhecê-los melhor e promove as melhores práticas para aumentar a qualidade no trabalho. Assim, todos os profissionais precisam estar envolvidos em programas de Comunicação Interna, desde a diretoria às áreas operacionais. O envolvimento geral é a melhor forma de garantir o sucesso da organização. E, por meio da utilização de canais estratégicos, é possível transmitir mensagens com informações verdadeiras que aproximam a empresa dos profissionais.

Como a P3K Comunicação pode ajudar você a desenvolver uma comunicação estratégica eficaz?
A P3K estuda os pontos fortes e os desafios da sua empresa para criar uma proposta personalizada, com regras de implementação. Esse diagnóstico resulta de um processo de investigação das percepções do público interno sobre a comunicação utilizada.

A agência identifica o que será trabalhado por meio de campanhas e faz a análise dos canais para encontrar oportunidades de melhorias.

Descobrir o que é estratégico no cenário de cada cliente, durante o processo de imersão, é fundamental. Dessa forma, é possível perceber se a empresa está com algum tipo de problema que precisa ser resolvido. Esse olhar de fora é extremamente importante para definir os pilares da própria organização dentro de uma comunicação com foco em resultados. Isso se dá porque o empreendedor pode ter uma superestrutura, mas não lidar bem com o volume de informações. Assim, o potencial dos colaboradores é desperdiçado, já que não é explorado.

Embora os desafios da implementação variem de acordo com o contexto do cliente, alguns quesitos são comuns a todos, como a comunicação objetiva e transparente, capaz de transmitir credibilidade para o receptor, que precisa se sentir incluído para perceber que é responsável pelo bom funcionamento do negócio.

Com essa dinâmica, a P3K consegue: identificar os gaps e o que pode ser utilizado como apoio para preenchê-los, fortalecer o que já está bom e otimizar o que dá para melhorar. Também é possível estabelecer melhorias e oportunidades nos canais como newsletter, intranet, revista, publicações periódicas etc.

Além disso, criamos apresentações corporativas e materiais de treinamento, desenvolvemos comitês de Comunicação Interna e multiplicadores, entre outras táticas para alcançar o engajamento das pessoas.

Como você viu, otimizar a produtividade da equipe requer o desenvolvimento de processos e fluxos de informação capazes de efetivar os canais que serão utilizados para a sua empresa interagir com o público. Por isso, o ideal é providenciar um bom planejamento para implantar as melhores práticas de comunicação estratégica, monitorar os indicadores e mensurar os resultados.

Ficou interessado em implementar canais internos com produção de conteúdo útil para formar, informar e promover a fluidez das informações na sua empresa? Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo!

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