• Blog
  • Apresentação Corporativa pode transformar informação em engajamento

Apresentação Corporativa pode transformar informação em engajamento

Apresentação Corporativa pode transformar informação em engajamento

Uma imagem, por mais simples que seja, deve transmitir informações diretas, traduzindo, por exemplo, relatórios gerenciais com centenas de páginas, procedimentos operacionais meramente descritivos, treinamentos formulados por meio de verdadeiras dissertações, ou ainda, complexos sistemas de informação para se obter um dado gerencial.

Esses exemplos são bastante usados em apresentações corporativas. Executadas em Power Point, PDF interativo ou Prezi, podem conter a informação que é importante para a estratégia de forma  a atrair a atenção dos ouvintes, destacando o que é mais importante e complementando informações por meio de imagens.

Muitas vezes, uma informação complexa pode ser transformada em imagem sem perder relevância, podendo apresentar de maneira mais simples e visual conceitos bem abrangentes.

Uma das atribuições da Comunicação Interna é fazer com que os interlocutores se entendam! Fazer com que as informações transitem entre as áreas e entre gestores e colaboradores de modo a produzir sentido e despertar ações, investimentos e compreensão é premissa para uma comunicação eficaz. Uma apresentação de resultados para a diretoria ou sobre o impacto de algum projeto, pode, e deve, passar pela Comunicação Interna para que haja verificação de que a mensagem está sendo transmitida à audiência. Apresentações em Power Point, que sejam bem feitas e atrativas, têm o poder de transformar informação em engajamento.

Para uma apresentação de sucesso é importante que a prioridade esteja no conteúdo. Um roteiro bem estruturado, que liga os assuntos e tenha sequência lógica, permite ao apresentador um desenvolvimento dinâmico do assunto, atraindo a atenção do público.

Outro ponto importante é a atitude do próprio apresentador, que, além de ter domínio do assunto, deve ter uma postura didática para manter a audiência atenta ao que está falando.

Apresentar números, tabelas e gráficos é importante, mas contextualizar essas informações dentro de um panorama é que vai dar sentido para os dados. Por exemplo, ao falar sobre um problema de diminuição na produtividade, além do uso dos indicadores que comprovam essa queda, é essencial que todo o slide diga que há um problema a ser resolvido.

Muitas empresas já integraram profissionais especializados em transformar dados em apresentações convincentes à Comunicação Interna. Cada dia mais a comunicação está ligada ao todo da empresa. Vender ideias internamente é tão importante quanto vendê-las para o consumidor!

Trackback do seu site.