ambientação de área de trabalho

Descubra os efeitos estratégicos da ambientação da área de trabalho

Ao se falar de produtividade e aproveitamento do potencial dos colaboradores, o ambiente de trabalho, com certeza, é um dos principais fatores que podem afetar diretamente o desempenho dos profissionais. Uma boa ambientação da área de trabalho é capaz de torná-los mais engajados e motivados.

Muito mais do que questão de estética, uma boa ambientação imprime uma identidade impactante, sendo essencial para reforçar os valores e a cultura da empresa, afinal, se é lá que os colaboradores passam boa parte de seus dias, é importante que se sintam estimulados e satisfeitos nesse espaço.

E você, deseja investir na renovação da decoração do seu negócio para reforçar alguma mensagem e ainda não sabe por onde começar? Entenda de vez como uma ambientação pode dar novo fôlego ao seu pessoal e o que fazer para criar uma estratégia de sucesso nesse sentido!

Qual é papel estratégico da ambientação de área de trabalho?

É notável que o ambiente de trabalho tem grande impacto no bem-estar do colaborador, na sua motivação e no sentimento de pertencimento à empresa em que se encontra. Um espaço mais atraente é capaz de melhorar a Comunicação Interna entre os colaboradores, diminuir seu estresse e tornar processos mais dinâmicos.

Pensando nisso, muitas empresas têm apostado em uma ambientação criativa, alinhada aos seus objetivos internos para reafirmar seus valores, propósito e mensagens-chave.

As ambientações podem ser realizadas nas mais diversas situações, como para auxiliar na motivação dos colaboradores (que podem estar até mesmo “enjoados” da decoração), na criação de campanhas específicas (direta ou indiretamente ligadas a valores e propósito) ou mesmo na celebração de datas comemorativas, por exemplo.

Uma vez que designs ultrapassados podem não fazer jus à nova roupagem ou missão do negócio, mudanças simples em elementos utilizados pelos profissionais em seu cotidiano com frequência, geralmente já são o suficiente para que possam comungar da cultura organizacional da empresa e tenham seus ânimos elevados.

Como a P3K Comunicação cria estratégias personalizadas para cada tipo de negócio?

Para clientes que não contam com um guia de utilização da marca (o chamado guide) ou da campanha, que podem ser utilizados como base para a redefinição da ambientação da área de trabalho, a P3K Comunicação propõe uma linha visual de acordo com a cultura da companhia e com o que é propício ao seu ambiente, sempre levando em consideração a mensagem que precisa ser trabalhada.

Imagine, por exemplo, que uma empresa procura reforçar seus pilares estratégicos, porém seu público interno tem se queixado bastante do ambiente de trabalho, legando que seja muito sério e que, em geral, a instituição é pouco humanizada.

Em um caso como esse, a P3K Comunicação estuda a fundo como pode agir para tornar a área mais agradável, analisando oportunidades, mesmo que por meio de cores, e qual a melhor maneira de transmitir mensagens-chave de forma leve e natural para aproximar os colaboradores ao DNA da companhia.

Os profissionais da P3K Comunicação buscam sempre estudar profundamente a essência do cliente — compreendendo o que o público interno já considera favorável no ambiente e os problemas que enfrentam no dia a dia — a fim de otimizar o espaço e criar nele um orgulho de pertencimento

Quais os efeitos da ambientação da área de trabalho?

A ambientação vai muito além de cores e frases na parede. É possível otimizar o local de trabalho de forma estratégica de outros modos mais sutis e, em alguns casos, de forma mais eficiente.

A P3K Comunicação, por exemplo, trabalha com alternativas para a área de trabalho,  com trocas de mousepad, móbile, woobler, mural de comunicação, adesivo de espelho e até mesmo papertoys, quando interessante. Tudo depende da forma que será explorado o material.

Alguns casos de ambientação, nesse sentido, podem demandar que mensagens de campanhas específicas sejam trabalhadas, mas não necessariamente que se reforce os pilares estratégicos da empresa de forma direta (a exemplo do que a P3K Comunicação fez em parceria com a Adidas).

Lamá personalizado com layout atrativo (e por vezes interativo) também pode ser um excelente recurso para alinhar todo o canal de comunicação, funcionando como um reforço visual da campanha e, ao mesmo tempo, como ferramenta capaz de ambientar espaços internos de forma diferenciada.

Além disso, a P3K Comunicação tem em desenvolvimento projetos que buscam utilizar a tecnologia do QR Code para disponibilizar um canal interativo para aproximar os colaboradores: eles podem acessar por meio de seus smartphones a um ambiente com mensagens, quiz e vídeos desenvolvidos estrategicamente, de acordo com o local e etapa da campanha.

Para a BRK, por exemplo, a P3K Comunicação seguiu como estratégia o desenvolvimento de artigos de ambientação para reforçar a comunicação sobre o uso de uma nova plataforma e suas facilidades, com o intuito não só de informar, mas também para engajar os colaboradores a participarem dessa mudança.

Recursos de ambientação, em diversas situações, possuem o poder de alinhar, reforçar e engajar os colaboradores, tendo como ponto de partida as mensagens que devem ser aprofundadas e inseridas, de maneira direta ou indireta, ao cotidiano dos profissionais de uma instituição.

Como as boas ambientações promovem maior engajamento entre o pessoal?

A criação de uma boa ambientação geralmente pode demandar que os profissionais conheçam a história da empresa — o que ocorre mais comumente por meio de uma linha do tempo, que pode ser representada em seu formato tradicional ou contar com ilustrações, imagens e até mesmo objetos.

Na parceria com a Iscar, por exemplo, a P3K Comunicação optou por seguir uma ideia mais convencional ao estudar as referências institucionais e criar uma linha do tempo capaz de transmitir aos profissionais e clientes sua história, missão e valores.

As estratégias e abordagens são inúmeras e dependem da mensagem que a empresa deseja passar. Uma boa ambientação da área de trabalho é capaz de alinhar sua história, valores e pilares estratégicos, explicando aos colaboradores de onde veio e aonde pretende ir com sua ajuda, o que acaba engajando as equipes.

Agora que você já conhece os benefícios da ambientação de área de trabalho, que tal entrar em contato conosco e contar com o auxílio de profissionais qualificados para aumentar o engajamento do seu pessoal e otimizar resultados?