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Compliance e o Endomarketing: como essas áreas podem beneficiar sua empresa?

O Compliance e o Endomarketing estão diretamente ligados e são muito importantes para a boa gestão das organizações. Entender o que ambos significam e de que maneira se relacionam é crucial para garantir que uma empresa tenha espaço, renome, relevância e sucesso no mercado.

Mas, afinal, o que é Compliance? A palavra é uma variação de “comply” que, em inglês, significa “agir de acordo com as normas”. Ampliada para conceito, implica na capacidade que uma empresa tem de cumprir todas as normas e regras determinadas pelos órgãos competentes, de acordo com os padrões estabelecidos.

Garante ainda a implementação de controles internos e externos, além de diretrizes necessárias para o bom andamento do trabalho em todas as esferas possíveis, como jurídica, financeira, tributária, fiscal, ambiental, contábil, ética, entre outras.

Já o Endomarketing nada mais é do que o marketing voltado para o público interno da empresa, ou seja, o conjunto de ações estratégicas desenvolvidas com foco único nos próprios colaboradores. Ele é fundamental para levar a todos os profissionais o conhecimento sobre as ações de Compliance.

Agora que você já conhece os conceitos de Compliance e Endomarketing, que tal entender melhor de que maneira essas duas áreas se influenciam e como podem beneficiar a empresa? Confira os tópicos que listamos abaixo!

Garantia da reputação

O Compliance e o Endomarketing atuam em conjunto para a garantia da reputação da empresa. Isso porque é por meio das ferramentas de Compliance que a empresa consegue crescer e atingir as metas de sucesso.

E o Endomarketing é fundamental nesse processo, já que dialoga diretamente com os colaboradores, que são as pessoas que executam o trabalho e são responsáveis não apenas pelo entendimento de que metas são essas, mas também pela realização do esforço para que elas sejam atingidas e superadas constantemente.

Para conquistar e garantir boa reputação no mercado, sendo reconhecida por seus clientes e seus concorrentes, uma empresa precisa necessariamente cumprir todas as normas em todas as esferas possíveis, além de ter colaboradores alinhados com esses valores e cientes do que é Compliance e da importância em alinhá-lo aos objetivos estratégicos da companhia.

Aumento da credibilidade interna e externa

O aumento da credibilidade interna e externa da empresa passa pelo Compliance e o Endomarketing. Isso porque atuar com consciência e segurança, dentro dos padrões estabelecidos por lei e agindo da maneira que os órgãos regulamentadores esperam, gera credibilidade.

Uma empresa que burla as regras, sonega impostos, não cumpre a legislação ambiental, erra na forma de contratar e remunerar seus colaboradores ou atua com outras irregularidades tem a credibilidade comprometida tanto com os próprios órgãos da esfera pública quanto no mercado em geral.

Além disso, perdem a credibilidade com os profissionais, que deixam de vestir a camisa e passam e enxergar toda a corporação com desconfiança.

Implementação da cultura organizacional

Ao passo que o Endomarketing deve atuar na propagação dos valores e missão da empresa promovendo uma comunicação clara, transparente e efetiva, que seja entendida por todos os colaboradores, o Compliance deve ser considerado para a definição desses valores, missão e para a implementação da cultura organizacional da empresa.

É necessário utilizar quadros de aviso, e-mails informativos, palestras, seminários ou mesmo conversas diretas para garantir o entendimento total de todos os profissionais sobre de que maneira devem desempenhar suas funções e o que a empresa espera deles.

Também é importante reconhecer as boas condutas e promover ações de recompensa, para motivar cada vez mais os colaboradores e reter talentos, além de aumentar a produtividade e estimular os demais profissionais.

Otimização dos processos

Trabalhando juntos, o Compliance e o Endomarketing garantem a otimização dos processos. Isso porque assegurar que todas as ações da empresa sejam desenvolvidas de acordo com as normas estabelecidas por lei minimiza a chance de erros e falhas que podem custar caro.

Além disso, elimina o retrabalho, propiciando mais eficiência e agilidade aos procedimentos realizados pelos profissionais. Também assegura que o diálogo seja objetivo dentro da empresa e faz com que todos tenham domínio da metodologia de trabalho. O resultado é, além da melhora do clima organizacional, a otimização dos processos, que são realizados com mais competência e agilidade.

Mais eficiência na gestão de riscos

O compliance permite que a empresa identifique todos os riscos inerentes à sua operação. Esse mapeamento é extremamente importante, pois é a partir dessa análise que são definidas as estratégias e que são estabelecidos os meios de controle interno para prevenir esses riscos, além de reduzir os impactos que podem provocar.

O Compliance garante mais eficiência na gestão de riscos, fornecendo informações cruciais para que os gestores possam tomar decisões estratégicas com plena consciência. Mensurar os impactos negativos que podem ocorrer é o primeiro passo para evitar que eles aconteçam e proteger de forma efetiva a empresa, seu patrimônio e colaboradores em todas as esferas de atuação.

Melhor nível de governança corporativa

A governança corporativa consiste no sistema que gere, monitora e incentiva a empresa. Envolve o relacionamento entre gestores, empresários, conselho administrativo e órgão fiscalizadores, ou seja, está diretamente ligada ao Compliance.

Garantir bons níveis de governança corporativa resulta em ética, transparência, abertura das informações, equilíbrio dos direitos dos acionistas e implica no estabelecimento de recomendações e diretrizes práticas que devem assegurar a obediência às regras do país, ou seja, no Compliance. Empresas que querem crescer e se firmar precisam valorizar a governança corporativa.

Conforme mostramos no texto, o Compliance e o Endomarketing estão diretamente ligados e são complementares. Uma empresa é feita não apenas de processos e tecnologias, mas também de pessoas.

Enquanto o Compliance garante que toda a metodologia corporativa esteja em dia com as obrigações fiscais, tributárias, contábeis, éticas, entre outras, o Endomarketing aumenta o engajamento e assegura que os colaboradores tenham conhecimento dessas normas e façam o que precisa ser feito para que elas sejam cumpridas.

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